CRATO NOTICIAS player

quarta-feira, 30 de abril de 2025

Rejeição a Lula cai e aprovação sobe para 46%, aponta pesquisa

 

A pesquisa Latam Pulse/Atlas Intel, divulgada nesta segunda-feira (28/04), revelou uma mudança na opinião pública sobre o presidente Lula (PT). A rejeição ao gestor caiu, com 50% dos brasileiros desaprovando seu desempenho e outros 46% aprovando. Essa diminuição no índice de rejeição não acontecia desde janeiro de 2024.

A avaliação positiva de Lula também se reflete na imagem do presidente como líder político. Em abril, 53% dos entrevistados passaram a vê-lo de maneira favorável, representando um crescimento de 6 pontos percentuais em comparação com a pesquisa anterior. Em contraponto, 47% ainda têm uma imagem negativa do presidente.


Foto: Ricardo Stuckert/PR

Em termos gerais, 48% de pessoas consideram o governo “ruim” ou “péssimo”, mas esse número diminuiu em dois pontos percentuais. Ao mesmo tempo, a porcentagem daqueles que avaliam o governo como “ótimo” ou “bom” aumentou para 40%, enquanto 9% mantêm uma visão “regular” da gestão.

A pesquisa também avaliou a popularidade do gestor em comparação com outras figuras políticas, como o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos); o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB); e o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). De acordo com o levantamento, Lula ficou com a melhor avaliação entre os líderes analisados.

A pesquisa foi realizada entre 20 e 24 de abril e ouviu 5.419 pessoas com mais de 16 anos. A margem de erro é de 1 ponto percentual para mais ou para menos.

CCJ da Câmara nega recurso contra cassação do mandato de Glauber Braga

 


A Comissão de Constituição e Justiça e Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados rejeitou, nesta terça-feira (29), o recurso apresentado pelo deputado Glauber Braga (PSOL-RJ) contra o parecer do Conselho de Ética que recomendou a cassação do mandato do parlamentar fluminense.

Por 44 votos favoráveis a 22 contrários, os parlamentares da CCJ aprovaram o parecer do deputado Alex Manente (Cidadania-SP), que não reconheceu os apelos da defesa de Glauber para nulidade da decisão do Conselho de Ética.

Agora, o processo deve ir ao plenário da Câmara em 60 dias, segundo acordo com o presidente da Câmara, deputado Hugo Motta (Republicanos-PB). O acordo foi firmado depois de nove dias de greve de fome de Glauber contra a cassação.

Glauber responde por ter agredido um provocador do Movimento Brasil Livre (MBL) nos corredores da Câmara, que ofendeu a mãe do deputado que estava em estágio avançado de Alzheimer e veio a falecer menos de um mês depois do incidente.

Apesar da representação contra o deputado ser por agressão, Glauber sustentou, em sua defesa, que está sendo cassado por outros motivos.

“De que eu estou sendo acusado? É a resposta a esse provocador? ‘Ah, Glauber, não cite mais o ex-presidente da Câmara’. Mas a minha pergunta é: a inicial tem especificamente as discussões com o ex-presidente da Câmara? Em relação ao que eu tenho que me defender?”, perguntou.

Glauber sustenta que está sendo cassado devido a uma articulação do ex-presidente da Câmara, deputado Arthur Lira (PP-AL), devido às denúncias que faz do chamado orçamento secreto. Lira nega as acusações.

O orçamento secreto é o nome dado ao mecanismo de execução de recursos públicos pelo Congresso que viria a ser suspenso pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por falta de transparência no uso de bilhões do orçamento da União.

Ainda em sua defesa, o deputado do PSOL questionou o que os deputados da CCJ fariam se a mãe deles estivesse em uma situação de Alzheimer avançado.

“Em um momento em que a comoção, o nervosismo, a tensão na sua família é plena, e um sujeito, pela quinta vez, vem ao seu encontro falando e exercendo todo tipo de ataque à sua mãe, se você, deputado ou deputada, teria uma atitude diferente da que eu tive naquele dia?”, questionou novamente.

 

Brasília (DF), 29/04/2025  - Reunião da comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara para apreciar e votar o recurso do deputado Glauber Braga contra decisão do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Casa.. Foto: Lula Marques/Agência Brasil
REUNIÃO DA CCJ DA CÂMARA PARA APRECIAR E VOTAR O RECURSO DO DEPUTADO GLAUBER BRAGA CONTRA DECISÃO DO CONSELHO DE ÉTICA E DECORO PARLAMENTAR DA CASA. FOTO: LULA MARQUES/AGÊNCIA BRASIL

Debate

Foram quase oito horas de debate com 18 inscritos para defender o deputado Glauber e outros seis para falar contra o parlamentar fluminense.

O primeiro a justificar a rejeição do recurso foi o deputado federal Kim Kataguiri (União-SP), que é oriundo do MBL.

“Não bastasse essa atitude de agredir um cidadão a pontapés e expulsá-lo da Câmara dos Deputados, depois o deputado Glauber Braga parte para cima de mim, e eu nem sequer tinha dirigido a palavra a ele”, criticou, pedindo para o recurso ser negado.

A deputada federal Bia Kicis (PL-DF) defendeu o parecer do relator da CCJ, alegando que não há vício para anular decisão do Conselho de Ética.

“Cabe a esta CCJ anular vícios, nulidades do processo no Conselho de Ética, e isso não foi verificado. O restante vai ser verificado no plenário, quando, sim, todos nós teremos a oportunidade de analisar o mérito e veremos qual será, então, a pena que nós achamos mais adequada”, destacou.

Por outro lado, a deputada federal Laura Carneiro (PSD-RJ) justificou que a pena imposta pelo Conselho de Ética é desproporcional. “Glauber é oposição a mim no Rio de Janeiro, mas estou aqui hoje para pedir para repensarmos a cassação do deputado Glauber”, disse a parlamentar.

Carneiro ainda completou que a mãe de Glauber era uma idosa com Alzheimer.

“E, naquele momento, utilizaram a vulnerabilidade do deputado Glauber para provocá-lo. Se fosse minha mãe, não era uma porrada, era um porradaço! Porque ninguém tem o direito de esquecer que nós parlamentares também somos gente. Ele não pode ser cassado porque defendeu a sua mãe”, finalizou.

O líder do PT na Câmara, deputado Lindbergh Farias (PT-RJ), apelou para o discurso da oposição da desproporcionalidade das penas, como alegam no caso dos condenados por tentativa de golpe de Estado.

“Quero apelar para o discurso da dosimetria. Não é o discurso do país hoje que vocês falam? Da proporcionalidade? De que há exageros? É com ele que vamos cassar? Tantos casos que existiram. Ninguém foi cassado. O próprio Chiquinho Brazão [acusado de mandar matar vereadora Marielle Franco] foi cassado por faltas. E vamos fazer isso com esse jovem?”, apelou o líder petista.

Por Agência Brasil

Câmara do Crato aprova um dos maiores reajustes salariais para servidores municipais no Ceará em 2025


A Câmara Municipal do Crato aprovou, nesta terça-feira (29), o Projeto de Lei nº 013/2025, que concede reajuste salarial de 5% aos servidores públicos municipais. Encaminhada pelo Poder Executivo, a proposta foi aprovada por unanimidade pelos vereadores presentes e segue agora para sanção do prefeito André Barreto.

O reajuste tem efeito retroativo a 1º de fevereiro de 2025 e será aplicado a servidores efetivos, comissionados, temporários, aposentados e pensionistas. Ficam excluídos profissionais do magistério, agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias, além de outras categorias cujos vencimentos são vinculados ao salário-mínimo.

O percentual aprovado coloca o Crato entre os municípios cearenses que aplicam as melhores condições de reajuste salarial em 2025. A folha de pagamento para os servidores contemplados terá um incremento mensal de R$ 269.340,95.

Os vereadores também aprovaram outras dez matérias. Foram cinco projetos de lei – sendo três do Executivo –, um projeto de lei indicativo, três projetos de decreto legislativo e três projetos de resolução. Entre eles o PL nº 011/2025, que amplia o número de representantes no Conselho Municipal de Turismo, buscando fortalecer a representatividade e a funcionalidade do colegiado.

O plenário deliberou ainda dezenas de requerimentos de providências e informações, direcionados a diversas secretarias municipais, especialmente às pastas de Serviços Públicos e Infraestrutura.

Justiça condena Nikolas por discurso transfóbico na Câmara


Justiça do Distrito Federal condenou nesta terça-feira (29) o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) ao pagamento de R$ 200 mil em danos morais coletivos em função das acusações de transfobia durante discurso proferido da tribuna da Câmara dos Deputados no Dia Internacional da Mulher, em 2023.

ação foi movida por associações representativas da comunidade LGBTQIA+, que acusaram o parlamentar de promover discurso de ódio ao vestir uma peruca amarela e disse que “se sentia uma mulher” e que “as mulheres estão perdendo seu espaço para homens que se sentem mulheres”.

Na sentença, a juíza Priscila Faria da Silva, da 12ª Vara Cível de Brasília, entendeu que o discurso do deputado não se enquadra na liberdade de expressão.

“A conclusão a que se chega é a de que os dizeres proferidos pelo réu no púlpito da tribuna da Câmara dos Deputados na data de 8/3/2023 desbordam dos limites do direito à livre manifestação do pensamento e constituem verdadeiro discurso de ódio, na medida em que descredibilizam a identidade de gênero assumida pela população transexual e insuflam a sociedade a fazer o mesmo”, disse a magistrada.

Cabe recurso contra a decisão, que foi proferida na esfera cível.

No ano passado, na esfera criminal, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) André Mendonça arquivou notícias-crime protocoladas contra o deputado pela mesma acusação.

Ao analisar o caso, Mendonça entendeu que as falas de Nikolas estão cobertas pela imunidade parlamentar, prevista na Constituição,  e que cabe à Câmara dos Deputados avaliar eventual quebra de decoro pelo parlamentar.

Agência Brasil entrou em contato com a assessoria do deputado e aguarda retorno. O espaço está aberto para manifestação.

Por Agência Brasil

Confira o que abre e o que fecha neste feriado do Dia do Trabalhador no Crajubar

 

Agências bancárias e correios estarão fechados, enquanto serviços essenciais como farmácias permanecerão abertos.
Aysha Quezado e Nathalie Fernandes     site miséria
*

A semana será marcada pelo feriado nacional do Dia do Trabalhador, celebrado na quarta-feira, 1º de maio, o que deve alterar o funcionamento de diversos serviços na região do Crajubar. Enquanto os shoppings da cidade funcionarão em horários diferenciados, o comércio permanecerá fechado. Já os serviços essenciais, como farmácias, supermercados e hospitais, seguirão com atendimento normal.

Confira com antecedência o que abre e o que fecha para se programar e evitar imprevistos:

Comércio

De acordo com o Sindicato dos Empregados no Comércio de Juazeiro do Norte, as lojas de rua estarão fechadas nesta quinta-feira (1), em razão ao feriado.

Cariri Garden Shopping

  • Lojas e Quiosques: fechados 
  • Praça de Alimentação: 11h às 22h 
  • Farmácia Pague Menos: 12h às 21h
  • Laboratório Dra Telma Menezes: 06h30 às 19h
  • Cinema: conforme programação no site

La Plaza Shopping

  • Lojas e Quiosques: fechados
  • Praça de Alimentação: 11h às 22h 
  • Graveto: 11h às 23h
  • 50 Sabores: 11h às 22h
  • Parque Pakaraka: 12h às 22h
  • Pizza Hut: 16h30 às 22h

Bares e restaurantes

De acordo com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), os bares e restaurantes funcionarão normalmente nesta quinta-feira (1).

VLT Cariri 

De acordo com a Metrofor, empresa responsável pelo Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), o equipamento da região do Cariri não irá funcionar devido ao feriado do Dia do Trabalhador. 

Bancos

As agências bancárias permanecerão fechadas para atendimento presencial ao público no feriado. Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febrabran), o PIX funcionará normalmente, mas as compensações bancárias não estarão funcionando, como o TED. 

Os boletos de cobrança e contas de consumo (água, energia, telefone e outros) com vencimento em 1º de maio poderão ser pagos, sem acréscimo, no dia seguinte, sexta-feira (2), nas localidades que não tiverem feriado.

Correios

As agências dos Correios estarão fechadas durante o feriado. No entanto, segundo a empresa, as entregas de cartas e encomendas serão retomadas normalmente na sexta-feira (2).

INSS

As agências do INSS também estarão fechadas no feriado de 1º de maio. O atendimento presencial será retomado normalmente na sexta-feira (2). Segundo o órgão, os serviços digitais pelo portal e aplicativo Meu INSS, assim como o telefone 135, seguirão disponíveis.

Complexo Ambiental Caminhos do Horto

O Teleférico do Horto funcionará normalmente nesta quinta-feira, 1º de maio, das 9h às 16h40. O Horto do Padre Cícero também estará aberto para visitação ao longo do feriado.

Complexo Mirante Do Caldas

Funcionamento normal, das 9h30 às 17h30 nesta quinta-feira (1).

Centro Cultural do Cariri Sérvulo Esmeraldo

O equipamento estará fechado.

Centro Cultural Banco do Nordeste

Não haverá atendimento nesta quinta-feira (1º), devido ao feriado. O funcionamento será retomado normalmente na sexta-feira (2).

Dos 281 homicídios ano passado no Cariri 35% foram em Juazeiro. Eis números de cada cidade

 

Um levantamento feito pelo Site Miséria aponta que 98 foram em Juazeiro o que representa 35% ou um pouco Menos que os 39,5% do comparativo (2022/2023).
Demontier Tenório. (Foto: Reprodução)  site miséria

Bruno foi a primeira vítima de homicídio em 2024 no Cariri mais precisamente no Crato, enquanto "Baleado" foi a única em Farias Brito e Maria da Penha dentre os 21 registrados ano passado em Barbalha

De um total de 281 homicídios registrados ano passado na região do Cariri, um levantamento feito pelo Site Miséria aponta que 98 foram em Juazeiro o que representa 35% ou um pouco Menos que os 39,5% do comparativo (2022/2023). Já numa comparação com o estado, onde 3.272 pessoas foram assassinadas, Juazeiro respondeu por 3% da matança em nível de Ceará, enquanto a região do Cariri participou com 8,58% dos homicídios cearenses.

Em se tratando especificamente do Cariri, foram mortos 255 homens e 26 mulheres ou 10% de pessoas do sexo feminino em meio à matança global em nossa região. A média mensal de assassinatos foi de 272 em nível de Ceará; 23,4 no Cariri e 8,1 a cada mês em Juazeiro. Só o bairro João Cabral – com 13 homicídios – representou mais que os onze assassinatos registrados no decorrer de todo o ano passado no município de Caririaçu, por exemplo.

Dos 29 municípios contabilizados pelo Site Miséria no Cariri, só não houve o registro de homicídios ano passado em Jati, Santana do Cariri e Granjeiro. Já os meses mais violentos de 2024 no Cariri foram março (34), dezembro (32), maio (29), abril e junho (26 cada), agosto e setembro (22 cada), outubro (21), novembro (20) e fevereiro com 17 assassinatos. Já os meses de janeiro e julho foram os menos violento com apenas 16 homicídios cada.

Em 20 municípios do Cariri, o número de homicídios aumentou entre 2023/2024 quais sejam: Juazeiro (81/98), Crato (38/58), Barbalha (15/21), Assaré (6/8), Campos Sales (5/8), Nova Olinda (5/10), Salitre (4/7), Milagres (3/7), Penaforte (3/4), Altaneira (2/3), Várzea Alegre (2/5), Abaiara (1/2), Barro (1/3), Jardim (1/2), Potengi (1/2), Antonina do Norte (0/4), Araripe (0/4), Lavras da Mangabeira (0/1) e Porteiras (0/2). Enquanto isso, Caririaçu ficou na pior situação com crescimento de 450% ao subir de dois para onze homicídios entre os últimos dois anos.

Já três municípios mantiveram patamares no mesmo período no caso Brejo Santo (9/9), Tarrafas (1/1) e Granjeiro que se manteve zero nos últimos dois anos. Por outro lado, o número de homicídios caiu em seis municípios do Cariri na comparação entre 2023 e 2024. Senão vejamos: Mauriti (9/7), Missão Velha (6/2), Aurora (3/1), Jati (1/0), Santana do Cariri (1/0), além de Frias Brito que registrou uma queda de 400% ao cair de cinco para apenas um homicídio ano passado.

Eis a relação pelo número de homicídios registrados em 2024 em cada município caririense:

Juazeiro do Norte – 98
Crato – 58
Barbalha – 21
Caririaçu – 11
Nova Olinda – 10
Brejo Santo – 09
Assaré e Campos Sales – 08
Mauriti, Milagres e Salitre – 07
Várzea Alegre – 05
Antonina do Norte, Araripe e Penaforte – 04
Barro – 03
Abaiara, Jardim, Missão Velha e Potengi – 02
Aurora, Farias Brito e Lavras da Mangabeira – 01
Jati, Santana do Cariri e Granjeiro – zero

Homem é preso após arrancar pedaço de queixo da esposa com mordida no interior do Ceará

O homem foi preso em flagrante e autuado pelos crimes de violência doméstica e familiar e tentativa de feminicídio

Mulher agredida pelo marido teve parte do queixo arrancada por uma mordida e foi levado ao hospital municipal de Viçosa do Ceará

Um homem foi preso por violência doméstica após agredir a esposa e arrancar um pedaço do queixo dela com uma mordida. O caso aconteceu no último domingo (27) no município de Viçosa do Ceará.
A equipe da Polícia Militar foi acionada pelo hospital municipal após a mulher dar entrada na unidade de saúde com diversas lesões. O marido estava acompanhando ela e disse que a vítima havia sido mordida por um cachorro.
A vítima relata que o marido havia dado um "mata-leão" nela, e para se desvencilhar, ela mordeu o braço dele. Após soltá-la, no entanto, ele teria mordido o rosto dela.
Após a chegada dos policiais, o homem foi preso em flagrante e levado à delegacia, onde foi autuado pelos crimes de violência doméstica e familiar e tentativa de feminicídio.
O homem permaneceu preso, à disposição da Justiça. Não há informações sobre o atual estado de saúde da vítima.

Jovem de 23 anos é morto a golpes de faca em Mombaça

 

Foto Blog do wilrismar 
O rabecão da Perícia Forense de Tauá foi acionado na manhã desta terça-feira (29), para a cidade de Mombaça, onde ocorreu um homicídio.

O jovem Vicente dos Reis da Silva Neto, 23 anos, residente no Bairro São Domingos, foi encontrado morto com várias perfurações a faca, no bairro conhecido como “Casinhas Populares”.

A Polícia foi acionada e após a confirmação da norte, o rabecão do Núcleo de Perícia Forense dos Inhamuns, foi contactado e recolheu o corpo para o IML de Tauá.

Até o momento não há informações sobre a motivação e autoria do crime. A investigação está a cargo da Polícia Civil.

Com informações do Repórter Lindon Jonhson.

Açude Orós, que sangrou após 14 anos, também envia água ao Castanhão

Foto Ismael Soares
O maior e mais importante rio do Ceará, o Rio Jaguaribe, tem em seu caminho dois reservatórios gigantes: o Castanhão e o Orós. Este último, segundo maior do Estado, voltou a sangrar após 14 anos no dia 26 de abril e contribui diretamente para o abastecimento do maior.

A água do Orós é levada ao Jaguaribe por meio de um sistema construído e, a partir dele, também chega ao maior açude do Estado, o Castanhão. Os dois reservatórios também são o primeiro e terceiro maiores do Brasil, respectivamente. Essa transferência de água ocorre constantemente, desde que o Orós não chegue ao volume morto, mas quando ele está com alto volume, transbordando, há um incremento na quantidade desse envio.

Atualmente, o Orós envia 793 litros por segundo para perenizar o rio (tornar permanente), de acordo com o Portal Hidrológico da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh).

O Jaguaribe é um rio temporário e costuma secar em períodos de estiagem. Portanto, depende de obras hidráulicas para permanecer correndo ao longo de todo o ano. O curso d’água nasce numa região entre os municípios de Tauá e Parambu e recebe recarga de diversos afluentes, como o Trici, o Jucás, o Bastiões e o Trussu.

“Alguns deles têm açudes, que quando sangram desaguam para o Jaguaribe até chegar ao Orós. Eles vão se unindo”, explica Welliton de Souza Ferreira, gerente regional da Bacia do Alto Jaguaribe da Cogerh.

No entanto, a água não fica represada no Orós (cuja capacidade é de 1,9 bilhão de metros cúbicos). Durante o ano todo, desde a década de 1980, uma válvula dispersora direciona a água do reservatório para o leito do Jaguaribe.

“Soltamos a água pela válvula até para perenizar a cidade de Jaguaribe, que depende do abastecimento do Orós pelo fluxo natural do rio. Ele passa por lá para então chegar ao Castanhão, em Jaguaribara”, diz Welliton.

Assim, a válvula do Orós pereniza o rio Jaguaribe em mais de 100 quilômetros, até chegar ao gigante cearense, o Açude Castanhão, capaz de armazenar 6,7 bilhões de metros cúbicos de água. Atualmente, ele está com 30% do volume total (cerca de 2 bilhões de m³).

Segundo Welliton, o Orós foi o sexto açude da bacia do Alto Jaguaribe a verter em 2025, comprovando boas chuvas na região. “É bem gratificante ter todo esse volume para garantir o abastecimento não só para o pessoal que mora em torno do açude, mas também para a perenização natural do rio, que serve para o açude Castanhão”, destaca.

70 mil pessoas são beneficiadas pela sangria do Orós, conforme a Cogerh.

Com informações do Diário do Nordeste .

WhatsApp deixará de funcionar em vários celulares no Brasil em maio

Foto Shutterstock 
A partir de 1º de maio, o WhatsApp deixa de funcionar em diversos modelos de celulares com sistemas operacionais desatualizados. A decisão da Meta, empresa responsável pelo aplicativo, faz parte de uma atualização de segurança e desempenho que visa manter o funcionamento adequado da plataforma em dispositivos compatíveis com as tecnologias mais recentes. 

De acordo com a empresa, a medida é necessária porque os sistemas antigos não suportam os protocolos de segurança exigidos atualmente, o que pode comprometer tanto o desempenho do app quanto a proteção dos dados dos usuários. Além disso, esses dispositivos não são compatíveis com diversas funcionalidades novas oferecidas pelo WhatsApp.

O aplicativo está notificando usuários com aparelhos desatualizados, recomendando que atualizem seus sistemas ou considerem a troca do dispositivo. Caso não seja possível atualizar, o ideal é realizar um backup das conversas para não perder informações importantes ao migrar para um novo

Entre os aparelhos que perderão o acesso ao WhatsApp estão os iPhones com sistema abaixo do iOS 15.1 e celulares Android com versões anteriores à 5.0. Modelos como iPhone 5, iPhone 5C, iPhone 6, Galaxy Note 3, Galaxy Ace Plus, LG Optimus G, Motorola Moto G e Huawei Ascend P6 S estão na lista dos afetados.

A Meta reforça que essa é uma medida anual, comum entre desenvolvedores de grandes aplicativos, especialmente os que lidam com dados sensíveis, como o WhatsApp. A recomendação é que os usuários confiram a versão de seus sistemas operacionais nas configurações do aparelho e tomem as providências necessárias para continuar utilizando o app sem interrupções.

Com informações do Portal GC Mais.

Duas apostas do Ceará acertam quina da Mega-Sena e faturam R$ 48,3 mil cada

Foto Joa Souza/Shutterstock
Duas apostas do Ceará acertaram a quina da Mega-Sena concurso 2857, na noite dessa terça-feira (29), e faturaram R$ 48.309,97 cada. Já o prêmio principal, estimado em R$ 8 milhões, acumulou e deverá pagar R$ 11 milhões no próximo jogo, previsto para acontecer no sábado (3).

Os sortudos realizaram os jogos presencialmente em Fortaleza e em Russas. Segundo os dados da Caixa Econômica Federal, cada um investiu R$ 5 no jogo simples, que permite indicar seis números, e acertou cinco deles, tendo um lucro superior a 9.661%.

Além deles, 35 apostadores também acertaram a quina da Mega-Sena e receberam o mesmo valor.

Os números sorteados no concurso 2857 foram: 02 - 18 - 28 - 38 - 41- 50.

Tradicionalmente, a Mega-Sena tem três sorteios semanais (às terças, quintas e sábados), mas, nesta semana, não haverá sorteio na quinta-feira (1º) , devido ao feriado pelo Dia do Trabalho.

Com informações do Diário do Nordeste.

terça-feira, 29 de abril de 2025

Três homicídios no Cariri e duas mortes em acidentes no fim de semana


Foram três homicídios e duas mortes em acidentes de trânsitos com três corpos de Barbalha e os demais de Salitre e Porteiras.
Demontier Tenório (Foto: Reprodução)   site miséria

Lucas foi morto a tiros em Barbalha, onde Cláudio morreu num acidente o mesmo motivo da morte de Emerson em Porteiras.

Se manteve em cinco o número de mortes violentas na comparação entre os dois últimos finais de semana no Cariri, lembrando que o anterior foi o Feriadão da Semana Santo e Tiradentes. Foram três homicídios e duas mortes em acidentes de trânsitos com três corpos de Barbalha e os demais de Salitre e Porteiras. Segundo levantamento feito pelo Site Miséria, uma morte aconteceu na noite de sexta-feira, duas no sábado e mais duas no domingo.

Por volta das 22 horas de sexta-feira João Lucas da Silva, de 22 anos, que residia no bairro Cirolandia em Barbalha, foi morto a tiros. O crime aconteceu na Rua João Saraiva da Cruz no Conjunto Nossa Senhora de Fátima e ele respondia por tráfico de drogas após ser preso em setembro de 2022. Estava em casa vendendo maconha segundo denúncias populares e averiguadas pela polícia.

Às 10 horas de sábado o corpo de Janaildo Zaquel de Franca, de 38 anos, o “Nego Geno”, que residia no Sítio Roncador em Salitre, foi encontrado crivado de bala e ao lado de sua moto na estrada vicinal do Sítio Baixa Grande. Ele costumava se envolver em confusões, respondia por tráfico de drogas, homicídio e já tinha sido vítima de atentado à bala ano passado. Era acusado de ter matado Dauvan Jose dos Santos no dia 17 de novembro de 2013 no Sitio Roncador.

Cerca de oito horas depois, ainda no sábado, na Avenida Salustiano Canuto de Souza no centro de Barbalha, foi morto a tiros o agricultor João Paulo da Silva, de 41 anos, o “Mião” que residia no Sítio São Joaquim no Distrito do Caldas. Ele estava na sua moto Honda de cor azul quando foi surpreendido por homens num Corola de cor preta. A vítima respondia por violência doméstica e o motorista do carro foi preso assumindo ter sido o autor intelectual do crime.

Aos 30 minutos da madrugada de domingo, perto do Trevo da CE-397 no centro de Porteiras, morreu o eletricista Francisco Emerson Gonçalves, de 37 anos, que residia no Sítio Besouro naquele município. O trecho é, também, denominado Avenida Maria Gonçalves Dantas por onde a vítima trafegava no seu veículo GM Corsa Sedan Premium de cor prata quando perdeu o controle de direção e bateu violentamente numa árvore. Ainda foi socorrido por populares ao hospital, mas não resistiu.

Já às 08h30min, ainda no domingo na CE-293 em Barbalha, morreu José Cláudio Rodrigues da Silva, de 46 anos, e sua companheira Miriam Gomes de Souza, de 36 anos, saiu ferida. Ele pilotava moto colhida por uma caminhonete Hilux de cor prata que trefegava no sentido Missão Velha/Barbalha. O motorista derivou para a pista contrária invadindo a contramão e causando o acidente, sendo preso.

Garoto morre afogado num barreiro em Salitre quando tomava banho com um amigo


Ele morava na Serra dos Caboclos no município de Caldeirão Grande (PI) e tomava banho com um amigo quando mergulhou e não mais retornou à superfície, sendo o corpo retirado por populares.
Demontier Tenório (Foto: Reprodução)  site miséria

Yslandio morreu afogado em Salitre.

Quatro dias depois e mais uma pessoa morreu em consequência de afogamento na região do Cariri. Por volta das 13h30min o agricultor Antonio Islanio de Barros Lima, de 17 anos, morreu afogado no chamado Barreiro do Déo perto de uma Casa de Farinha no bairro Alto Alegre em Salitre. Ele morava no Sítio Serra Batinga no município de Caldeirão Grande (PI) e tomava banho com um amigo quando mergulhou e não mais retornou à superfície, sendo o corpo retirado por populares.

A última morte por afogamento no Cariri tinha ocorrido quinta-feira (24) quando o vaqueiro José Marcelino dos Santos, de 22 anos, que residia no Sítio Umbuzeiro em Brejo Santo, morreu no açude da localidade e o corpo encontrado uma hora depois. Ele foi ao reservatório com um amigo para tomar banho quando mergulhou e desapareceu nas águas. Ao notar a ausência de Marcelino, o amigo mobilizou moradores do sítio que passaram a procurar o mesmo já encontrando sem vida.

JOVEM DE 18 É EXECUTADA COM VÁRIOS TIROS EM SÃO BENEDITO/CE


Na manhã desta segunda-feira, 28, a jovem Ana Célia de Matos Vieira, de 18 anos, foi brutalmente assassinada no bairro Cruzeiro, em São Benedito. Segundo informações de uma fonte, ela estava sendo monitorada por atiradores.

Ana Célia havia saído de casa para comprar pão por volta das 7h, e, ao retornar, foi perseguida por indivíduos armados que efetuaram vários disparos. A vítima foi atingida principalmente na cabeça e também sofreu um tiro na costela.

Ainda conforme a fonte, indivíduos que provavelmente não seriam da cidade já teriam realizado o monitoramento da jovem em um sábado pela manhã, dias antes do crime. A suspeita é de que o assassinato tenha relação com organizações criminosas que atuam na região.

A Polícia Civil investiga o caso e trabalha para identificar e prender os responsáveis pelo homicídio.

Com informações do portal Ibiapaba Online / Sobral Online

Barroso rejeita anistia: “O que aconteceu é imperdoável”

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso (foto), afirmou que é contra a anistia aos envolvidos nos ataques de 8 de janeiro. Em entrevista ao jornal O Globo, o ministro disse que anistia significa perdão, e que “o que aconteceu é imperdoável”. A informação é do O antagonista.

Afirmou que o STF apenas aplicou a legislação aprovada pelo Congresso ao julgar os réus do 8/1. Segundo ele, quem considera as penas excessivas deve propor mudanças na lei.

“A solução para quem acha que as penas foram excessivas é uma mudança na lei. Não acho que seja o caso de anistia, porque anistia significa perdão. E o que aconteceu é imperdoável. Mas redimensionar a extensão das penas, se o Congresso entender por bem, está dentro da sua competência.”

O ministro também disse que, até o momento, o STF não discute a revisão de penas dos envolvidos nos ataques. “Do ponto de vista do Direito vigente hoje, penso que não”, afirmou.


Julgamento de Bolsonaro

Barroso defendeu que o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro, acusado de envolvimento na tentativa de golpe, seja concluído ainda este ano, desde que respeitado o devido processo legal.


Para ele, é melhor que decisões judiciais não coincidam com o período eleitoral.

“Seria desejável, desde que compatível com o processo legal. Ainda é preciso ouvir as testemunhas, produzir provas e saber se é possível julgar este ano. Embora a aplicação do Direito e o processo eleitoral sejam coisas distintas, se pudermos evitar que ocorram simultaneamente, é desejável.”

(Diário do Brasil Notícias)

Novas evidências indicam que a Covid foi criada em um laboratório chinês

O neuropsiquiatra argentino Gabriel de Erausquin afirmou que o vírus SARS-CoV-2 foi criado em laboratório na China. Segundo ele, o coronavírus seria um vírus “sintético” ou “semissintético”, cuja natureza artificial foi inicialmente divulgada pela virologista chinesa Li Meng Yan, em Xangai. Após as revelações, a cientista teria se refugiado na Califórnia, nos Estados Unidos, devido a ameaças do governo de Pequim.

Erausquin afirmou ao site argentino Infobae que a hipótese da origem artificial foi confirmada em 2020 por equipes de pesquisa independentes na Holanda e no Reino Unido. Ambas concluíram que a proteína do vírus apresentava sinais de manipulação. Ele explicou que o SARS-CoV-2 teria sido desenvolvido como parte de um projeto para criar uma vacina, mas acabou escapando do laboratório de Wuhan devido a condições de biossegurança inadequadas.

“O SARS-CoV-2 é um vírus sintético. Assim que a pandemia começou, um grupo de Xangai já havia mostrado que a proteína do vírus era semissintética, ou seja, criada em laboratório,” disse o especialista. De acordo com Erausquin, informações sobre o financiamento e os pesquisadores envolvidos estão disponíveis no site oficial da Casa Branca, mas a maneira como o vírus começou a circular entre a população permanece sem explicação.
COVID Longa e Risco de Alzheimer

Além das origens do vírus, Erausquin abordou os efeitos de longo prazo da COVID-19, destacando uma possível relação genética entre a COVID longa e o Alzheimer. Ele explicou que indivíduos geneticamente suscetíveis poderiam apresentar maior risco tanto de sintomas persistentes do vírus quanto de manifestações precoces da doença de Alzheimer.

A investigação revelou que entre 10% e 35% dos sobreviventes da COVID-19 enfrentam sintomas persistentes, conhecidos como COVID longa, incluindo fadiga extrema, alterações sensoriais e problemas de memória. Em idosos, esses sintomas podem levar a um declínio cerebral mais severo, duplicando o risco de desenvolver quadros semelhantes à demência em relação a adultos mais jovens.
Implicações e Futuro

Os pesquisadores sugerem que o vírus acessa o cérebro pelo sistema olfativo, desencadeando inflamações que afetam o sistema nervoso central. Essa conexão entre COVID longa e doenças neurodegenerativas ressalta a importância de priorizar pesquisas sobre a saúde cerebral para mitigar os efeitos a longo prazo e avançar na prevenção e tratamento de condições como Alzheimer.

Fonte: Gazeta Brasil

Uso de tornozeleira em acusados de agredir mulheres vira lei


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou, na última quinta-feira (24), uma lei que permite o monitoramento de agressores de mulheres por meio de tornozeleiras eletrônicas, de autoria do deputado federal Gutemberg Reis (MDB-RJ).

A Lei 15125/2025 busca garantir que o agressor não se aproxime da vítima. Além disso, tanto a mulher quanto a polícia podem ser alertadas caso ele se aproxime.

– Nem sempre a violência contra a mulher é aquela que aparece na carne. Muitas vezes, a questão psicológica é muito mais profunda. E o que está se fazendo aqui, nesses três projetos de lei, não vamos consertar a humanidade, mas é um passo muito importante para que o Brasil prove ao seu próprio povo e para que o Brasil sirva de exemplo a outros países, a outros povos, de que a gente, se tiver capacidade, coragem, determinação, a gente vai conseguir construir uma sociedade em que a gente aprenda a respeitar os outros – disse o petista em evento no Palácio do Planalto.

O texto da Lei Maria da Penha foi alterado, acrescentando ao tópico de medidas protetivas de urgência a possibilidade de “monitoramento eletrônico”.

A mulher ainda poderá ficar com um dispositivo de segurança para alertar caso o agressor se aproxime. Irá funcionar como um aplicativo de celular, chamado “botão do pânico”, que vai emitir um alerta à polícia com a aproximação do agressor.

O filho mais novo de Lula, Luis Claudio Lula da Silva, foi acusado de violência doméstica no ano passado pela ex-companheira, a médica Natália Schincariol. No entanto, a nova lei não se aplica a ele, uma vez que a Polícia Civil de São Paulo decidiu não indiciá-lo, por ter entendido que “não existiriam provas contundentes para o indiciamento”.

(PLENO NEWS)
FOTO SEAP

Reeleição de Lula é dada como certa e aliados já discutem o quarto mandato

Apesar dos colapsos enfrentados pelo governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), como a crise econômica, a inflação persistente, o rombo nas contas públicas, a disparada do dólar e a crescente insatisfação popular, o núcleo do presidente mantém uma confiança firme em sua reeleição em 2026.

O cenário atual, com a queda da popularidade de Lula, não parece desanimar a ala governista, que segue convicta de que o presidente conquistará um segundo mandato.

O PT e outras alas de esquerda tentam suavizar o tom e minimizar os impactos negativos da gestão. No entanto, nos bastidores, a sensação predominante é de vitória política nas urnas. O partido acredita que Lula continuará a manter seus apoios políticos, conseguindo realizar as costuras necessárias para garantir um eleitorado fiel capaz de lhe assegurar a reeleição.

o otimismo traduz-se, principalmente, na avaliação de que, apesar dos problemas econômicos, o presidente ainda conta com um grande poder de articulação política.

O foco da estratégia do PT é claro: apresentar novamente a candidatura de Lula e buscar, de forma estratégica, aumentar a bancada de deputados estaduais, federais e, especialmente, conquistar o maior número possível de cadeiras no Senado. A reeleição de Lula, dentro desse plano, não está apenas atrelada à conquista de votos, mas também ao fortalecimento de sua base política no Congresso, essencial para garantir a governabilidade no segundo mandato.

Mesmo com os índices negativos, a ala governista está convicta de que Lula será reeleito, sustentando que sua habilidade em negociar e sua base política ainda são fortes o suficiente para garantir sua permanência no poder por mais quatro anos.

Via portal Conexão Política

POPULARIDADE AUMENTA - Aprovação de Lula sobe em abril, aponta pesquisa Atlas Intel

Imagem pessoal do presidente também registra recuperação e volta a ser majoritariamente positiva.


A desaprovação ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) apresentou queda em abril, de acordo com a nova rodada da pesquisa AtlasIntel em parceria com a Bloomberg, divulgada nesta segunda-feira (28). Segundo o levantamento, 50,1% dos brasileiros desaprovam a atuação do petista, número inferior aos 53,6% registrados em março. Já a aprovação subiu de 44,9% para 46,1%.
A melhora também se refletiu na avaliação do governo federal. Para 47,7% dos entrevistados, a gestão Lula é considerada ruim ou péssima - uma leve queda em relação aos 49,6% do mês anterior. Em contrapartida, o grupo que avalia o governo como bom ou ótimo subiu de 37,4% para 40,2%. A percepção de governo regular teve queda de 12,5% para 9,6%.
Outro destaque da pesquisa é a imagem pessoal do presidente. Após meses em baixa, Lula voltou a ter avaliação majoritariamente positiva: 53% dos entrevistados afirmaram ter uma imagem positiva do petista, contra 47% que têm uma visão negativa. É a primeira vez, desde dezembro de 2023, que esse índice se inverte a favor do presidente.

Dono de pizzaria é morto e entregador é baleado em ataque na porta do estabelecimento no Ceará

 Moradores da região afirmaram que André era considerado um “cidadão de bem” e demonstraram perplexidade diante do crime.

O dono de uma pizzaria foi morto a tiros no município de Maranguape, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), em um ataque que também atingiu um entregador do estabelecimento comercial. Os dois foram levados a uma unidade hospitalar, com o proprietário - identificado apenas como André - tendo morrido em seguida, enquanto o entregador - não identificado até o momento - ficou em estado grave.
O ataque aconteceu na frente da pizzaria, na noite desta última segunda-feira (28), na localidade de Outra Banda. Segundo relatos de testemunhas, André e o funcionário conversavam em frente ao local, quando foram surpreendidos por dois homens armados, que chegaram em uma motocicleta pela rodovia CE-065. O homem que estava na garupa desceu do veículo, se aproximou das vítimas e efetuou diversos disparos. André foi atingido e caiu no local, enquanto o entregador tentou fugir, mas também foi baleado a poucos metros de distância.
Após a ação, o atirador ainda teria retornado para disparar mais vezes contra as vítimas, antes de fugir com o comparsa, tomando a rodovia. Os dois homens baleados foram socorridos e levados a uma unidade hospitalar do município, mas André não resistiu aos ferimentos e morreu ao dar entrada no hospital. O entregador permanece internado em estado grave e deve passar por cirurgia.
Moradores da região afirmaram que André era considerado um “cidadão de bem” e demonstraram perplexidade diante do crime. A motivação do ataque ainda é desconhecida e será investigada pelas autoridades policiais.