CRATO NOTICIAS player

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2025

Terminais da Transnordestina devem ser financiados por banco internacional

 

A construção de terminais na ferrovia Transnordestina pode ser financiada pelo banco dos Brics (grupo composto por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), o Novo Banco de Desenvolvimento (NDB). A intenção do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) é de que haja liberação de recursos ainda neste ano.Foto Kid Júnior

A informação é do secretário Nacional de Fundos e Instrumentos Financeiros do MIDR, Eduardo Tavares, em entrevista ao Diário do Nordeste. Ele explica que o ministério tem buscado há algum tempo fazer captações internacionais para os fundos de desenvolvimento, com a intenção de aumentar os recursos para concessionários, como no caso da Transnordestina Logística S.A. (TLSA).

No final de 2023, uma carta consulta na Comissão de Financiamentos Externo (Cofiex) para captação de US$ 500 milhões junto ao banco dos Brics, o NDB, foi aprovada para capitalização dos fundos regionais do Nordeste (FDNE), da Amazônia (FDA) e do Centro-Oeste (FDCO).

"Tivemos agora, nessa semana, a confirmação do banco (sobre aquele pedido). Então, o NDB aprovou esse empréstimo e a gente, agora, segue para a contratação, com previsão de ingresso de recursos ainda esse ano. Esse empréstimo, além de várias oportunidades que vão ser geradas na região, também vai poder financiar esses terminais (intermodais) da ferrovia Transnordestina e outras ferrovias do Nordeste", comentou.

Com informações do Diário do Nordeste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário