José Wilson Siqueira Campos. NASCEU NO CRATO-CE
Morreu o ex-governador e o criador do estado do Tocantins, José Wilson Siqueira Campos. Ele tinha 94 anos e sofria de câncer nos ossos. Desde a semana passada, estava internado com uma infecção respiratória.José Wilson Siqueira Campos nasceu em Crato, no interior do Ceará. Aos 13 anos perdeu a mãe. Chegou a viver na rua e ser seringueiro no Amazonas, até virar agricultor em Colinas, no então norte de Goiás. Foi lá que iniciou a carreira política.
Em 1965 se elegeu vereador pela extinta Arena, que apoiava o governo militar. Em 1971 foi eleito deputado federal - cargo que ocupou por cinco mandatos.
Ex-governador foi enterrado em Palmas, cidade que ele idealizou e ajudou a construir.
Ex-governador morreu na terça-feira (4), após ficar cinco dias internado em Palmas;
Velório aconteceu na ala norte do Palácio Araguaia a partir das 7h desta quarta-feira (5);
Diversas autoridades políticas se despediram do homem considerado o criador do Tocantins;
Às 15h30, foi celebrada uma missa de corpo presente em frente ao palácio.
Depois das 16h30 começou os preparativos para o cortejo fúnebre, que chegou ao cemitério Jardim das Acácias às 18h10; Siqueira foi enterrado às 18h30.
Corpo de Siqueira Campos saiu em cortejo do Palácio Araguaia em direção ao cemitério.
Ex-governador foi enterrado em Palmas, cidade que ele idealizou e ajudou a construir.
Tocantinenses se despedem do criador do estado no enterro marcado por emoção e boas lembranças.
Caminhão dos Bombeiros com o corpo de Siqueira Campos chegou ao cemitério às 18h10. Eduardo Siqueira Campos e um irmão estavam no veículo, junto com o pai.
Familiares e amigos mais próximos estão aguardando a chegada do ex-governador Siqueira Campos no cemitério Jardim das Acácias, em Palmas. Um espaço com cadeiras e tendas foi montado para a última despedida.
Missa de corpo presente termina e caixão do ex-governador Siqueira Campos segue para cortejo em direção ao cemitério Jardim das Acácias, em Palmas.
Políticos de todo o país lamentam a morte de Siqueira Campos. O vice-presidente da república, Geraldo Alckmin, destacou o protagonismo do ex-governador 'na defesa dos estados brasileiros durante Assembleia Constituinte'.
Eduardo Siqueira Campos, filho do ex-governador, comenta sobre o momento de luto da família. Ex-deputado mostra foto histórica da família em 1963 e recorda o carinho e a gratidão pelo pai: 'ele não partiu, deixou muito em mim'.
https://g1.globo.com/to/tocantins/ao-vivo/siqueira-campos-morre-aos-94-anos.ghtml
Nenhum comentário:
Postar um comentário