O Departamento Municipal de Proteção e Defesa dos Direitos do Consumidor (Procon Fortaleza) registrou um aumento de 93% na quantidade de reclamações e pedidos de informações sobre postos de combustíveis em Fortaleza. O balanço foi divulgado nesta sexta-feira (26/05) e mostra que entre 1° de janeiro e 18 de maio desse ano cerca de 47 denúncias foram realizadas.
O principal relato diz respeito à redução dos preços dos combustíveis, que não está sendo repassada para os consumidores. Segundo a presidente do Procon Fortaleza, Eneylândia Rabelo, o órgão tem acompanhado as reclamações e investigado as denúncias.
“Identificar abusividade nos preços não é uma tarefa fácil, pois precisamos reunir uma vasta documentação, como notas fiscais de compra e de venda para analisar cada denúncia. Por isso, o Procon mobilizou técnicos para, no mais breve tempo possível, dar um retorno à sociedade sobre os casos”, explicou.
De modo a prevenir prejuízos, é recomendado que os consumidores guardem as notas fiscais e os recibos de pagamento para formalizar possíveis denúncias. O Procon lembra também que o consumidor possui o direito de pedir o teste de qualidade e ser informado se o combustível é comum ou aditivado, além de ser orientado sobre qual a forma mais vantajosa de abastecimento.
Para realizar denúncias e reclamações, o consumidor pode entrar em contato pelo telefone 151, das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira. O processo também pode ser feito de forma virtual, em qualquer dia e horário da semana, no site da Prefeitura de Fortaleza, além do aplicativo Procon Fortaleza.
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