quinta-feira, 27 de abril de 2023

Em 40 anos, Brasil queimou mais de 21% de seu território

                                     Foto:Christian Braga/Greenpeace

Entre os anos de 1985 e 2022, o Brasil queimou mais de 185 milhões de hectares, taxa que representa 21,8% de todo o território nacional. Além disso, tal extensão corresponde a soma de toda a área da Colômbia e do Chile.


Em média, por ano, é como se o Brasil queimasse cerca de 16 milhões de hectares, 1,9% do território, o que equivale ainda, ao tamanho do Suriname. Os dados são MapBiomas e foram obtidos a partir de imagens de satélite.

É importante ressaltar, contudo, que o consórcio formado por ONGs, universidades e empresas de tecnologia, não contabiliza a quantidade de focos de calor, mas sim o tamanho das áreas consumidas pelo fogo.

Nesse sentido, a média anual, por exemplo, considera diferentes áreas que queimaram no mesmo lugar durante o período avaliado. O levantamento afirma que as zonas afetadas variaram entre os seis biomas encontrados em território nacional, sendo o Pantanal e o Cerrado os mais afetados no percentual de área atingida pelas chamas.

No quesito que avalia o total de área queimada, a Amazônia e o Cerrado aparecem no início do ranking, com 80,95 e 79,2 milhões de hectares queimados durante as quatro décadas pesquisadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário