quinta-feira, 28 de fevereiro de 2019

Homem mata mulher e comete suicidio em frente a prefeitura do Crato



No final da tarde de hoje, Geane Tavares Sousa, quando estava indo para casa apos um dia de trabalho, foi surpreendida pelo homem identificado por Paulo Roberto, que sacou uma arma e disparou contra Jeane, e logo em seguida cometeu suicidio com um tiro na cabeça.

O fato ocorreu nas proximidades da prefeitura da cidade do Crato 

A policia tomou conhecimento do ocorrido e compareceu ao local, ao constatar o sinistro, isolou a área.

CaririComoEuVejo

ACIDENTE COM VITIMA FATAL NO CENTRO DA CIDADE DO CRATO


Segundo informações o acidente aconteceu nas proximidades da Ladeira do Joquinha no Centro da Cidade. A vítima fatal foi identificada pelo nome de (Alváro Santos), conhecido pelo o apelido de (Negão), morava na travessa Lavras da Mangabeira no Bairro Seminário, ele trabalhava em uma Loja de Móveis no Bairro Seminário em Crato. O jovem chegou a ser socorrido ao hospital mais não resistiu aos ferimentos e veio a óbito, na tarde desta Quinta-Feira. Blog do Gesso

HOMEM MATA SUA EX -COMPANHEIRA NO CENTRO DA CIDADE DO CRATO



Uma mulher foi morta a tiros enquanto voltava do trabalho no Crato, na região do Cariri cearense, na noite desta quinta-feira (28). O suspeito do feminicídio é o ex-companheiro da vítima, identificado como Paulo Roberto Carlos Ramalho. 

Geanne Tavares Souza tinha 28 anos e trabalhava como caixa em uma farmácia. Testemunhas afirmam que os dois se separaram há três meses e o acusado não aceitava o fim do relacionamento. Uma amiga da vítima relatou ainda que Geanne tinha uma medida protetiva contra Paulo Roberto.

O caso aconteceu no Centro da cidade, próximo ao prédio da Prefeitura, por volta de 18h. Segundo agentes que atenderam a ocorrência, o crime foi premeditado, já que o suspeito aguardou a vítima sair do trabalho em seu caminho habitual. 

Depois do assassinato, Paulo Roberto atirou contra si mesmo. Ele foi levado em estado grave ao hospital. A arma foi recolhida pela polícia. Com informações do Diário do Nordeste.

Tentativa de assalto deixa um morto e dois feridos em Iguatu

David Martins que morreu na ação

Na tarde desta quinta-feira (28) por volta das 13h20m. foi registrado em Iguatu, uma tentativa de assalto a um estabelecimento comercial localizado no Bairro Sete de Setembro, precisamente na Rua 7 de setembro em Iguatu.
Onde uma dupla armada foi ao local e no momento da ação criminosa, David Martins, 23 anos, ao lado de um menor de 14 anos, foram surpreendidos pelo agilidade do vigilante Milton Lourenço, uma intensa troca de tiros teve início, onde terminou com um morto e dois feridos.
David que é natural de Barbalha morreu no local, o menor de idade, 14 anos, que é natural de Juazeiro do Norte , foi alvejado com um tiro e foi socorrido para o Hospital Regional de Iguatu e passa bem. Já o vigilante foi alvejado com vários tiros e também foi socorrido para o HRI, onde passa por um procedimento cirúrgico e sua situação merece uma atenção da equipe médica.
O Rabecão do IML foi acionado para fazer a remoção do corpo.

VEJA AS IMAGENS

MUDANÇAS - Cinquenta e três oficiais da PM são “dispensados” e perdem cargos na Casa Militar

A dispensa dos oficiais acontece após a reforma administrativa no estado

Cinquenta e três oficiais da Polícia Militar, incluindo quatro coronéis, 14 tenentes-coronéis, 20 majores, sete capitães e oito tenentes, foram exonerados de suas funções na Casa  Militar do Governo do Estado do Ceará. A maioria estava lotada há anos naquele órgão responsável pela segurança do governador e de outras autoridades. O ato coletivo de “dispensa do exercício funcional” foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) na edição desta quarta-feira (27).
A “dispensa” coletiva do oficialato foi assinada pelo novo chefe da Casa Militar e ex-porta-voz do Comando Geral da Polícia Militar, coronel Jesus Andrade Mendonça. A instituição, que antes tinha o status de secretaria do estado foi incorporada aos quadros da Casa Civil com a reforma administrativa determinada pelo governador Camilo Santana (PT) no início do seu segundo mandato no Palácio da Abolição.
O destino dos 53 oficiais que ocupavam cargos comissionados deverá ser o retorno à tropa da PM. Muitos estavam há anos em funções fora dos quartéis e das ruas, atuando não apenas na Casa Militar, mas em outros órgãos como a Assembleia Legislativa, a Vice-Governadoria do Estado  e o Tribunal de Justiça do Ceará.
O remanejamento dos oficiais e a perda das funções gratificadas já haviam sido cogitadas com a nova gestão e, no mês passado, teria gerado uma reunião na Casa Militar que acabou de forma trágica, quando um dos oficiais que perderam o cargo praticou o suicídio dentro do Palácio da Abolição, disparando um tiro de pistola na cabeça em frente ao pavilhão nacional. Tratava-se do capitão PM José Henrique Monteiro Brito (Capitão Brito).
Alguns dos oficiais já retornaram para os serviços operacional e administrativo da PM. Um deles, porém foi para a Reserva Remunerada, após ocupar o cargo de assessor de operações de segurança da Casa Militar, responsável diretamente pela segurança pessoal do governador do estado.
A lista completa dos “dispensados” foi publicada ontem nas páginas 9 e 10 do Diário Oficial do Estado (DOE), número 042, Série 3, de 27 de fevereiro de 2019.

Veja o documento de dispensa dos oficiais publicado no Diário Oficial


‘Doença do beijo’: riscos de contaminação podem aumentar no Carnaval

A mononucleose, também conhecida popularmente como “doença do beijo”, é uma patologia infecciosa que pode ser transmitida por secreções orais, relações sexuais ou transfusões de sangue. Não existe um período de incidência definido, o que faz com que algumas pessoas a confundam com gripe, febre, dor de gargantaou problemas respiratórios, principalmente em períodos chuvosos. Durante os festejos de Carnaval, porém, a frequência com a qual os contatos íntimos são mantidos aumentam a possibilidade de contágio.

De acordo com o infectologista Robério Leite, ela pode ser muito grave em pessoas com deficiência na imunidade, como as que fizeram algum tipo de transplantes de órgãos. O especialista afirma que o vírus da mononucleose pertence à família dos herpesvírus, entretanto não quer dizer o mesmo que herpes labial, uma infecção nos lábios e dentro da boca. 

Em países desenvolvidos, a “doença do beijo”, explica o médico, tem uma maior incidência em adolescentes. No Brasil, acontece mais nos quatro primeiros anos de vida de uma criança, geralmente na fase da pré-escola, quando ela fica muito tempo exposta ao contato com pessoas da mesma idade, compartilhando copos e colocando brinquedos na boca, por exemplo. 

Transmissão

Robério Leite atesta que tanto a incubação quanto a transmissão da patologia são variáveis. Os sintomas também são diversos, podendo durar em torno de uma semana ou mais. “O mais comum é febre moderada, mas pode ser elevada. Além disso, a pessoa pode ter dores na garganta e aparecer placas de pus, gânglios no corpo, principalmente no pescoço; erupções e manchas na pele. Pode haver, ainda, aumento no baço e inflamação no fígado, que só pode ser constatado por um especialista”, completa o infectologista. 

Ele atesta que não há antiviral para a doença, mas podem ser usados antitérmicos para controlar a febre. O paciente deve se manter sempre hidratado. Dependendo do caso, os médicos podem indicar o uso de corticóide, quando, por exemplo, há aumento nos gânglios, que pode que atrapalhar a respiração. 

Quando sentir os sintomas, é indicado que a pessoa procure um médico, que vai fazer o diagnóstico por meio de exames de sangue. Não há um tratamento específico para a doença, mas é recomendável que a pessoa infectada pelo vírus tenha repouso intenso e que faça ingestão de líquidos constantemente. Como medida de prevenção, é sugerido manter a higiene bucal e evitar o compartilhamento de objetos que se aproximem da boca, como pratos, copos e talheres. Com informações do Diário do Nordeste.

No Ceará, Operação Carnaval vai mobilizar 6,4 mil agentes e drones vão fiscalizar praias

Com um efetivo estimado em 6.400 agentes, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) inicia, nesta sexta-feira (1º), a “Operação Carnaval 2019”, com o objetivo de garantir a tranquilidade para todos os foliões cearenses e turistas até a Quarta-Feira de Cinzas (6). A “novidade” para a operação da festa deste ano será a utilização de drones nas praias e outros locais de grande concentração de foliões.

De acordo com o planejamento da Pasta, houve um aumento de efetivo da ordem de 4,7 por cento em relação ao Carnaval do ano passado. Serão empregados 5.500 homens da Polícia Militar, 247 da Polícia Civil, 530 do Corpo de Bombeiros Militar, 63 da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) e mais 58 servidores da própria SSPDS em funções administrativas. A mobilização deste contingente começa às 18 horas de amanhã e só termina às 6 horas da quarta-feira próxima.

As autoridades ressaltaram a grande preocupação com os casos de afogamentos, que são comuns nesta época do ano, não apenas pelo Carnaval, mas pelo período de chuvas que leva muita gente aos rios, lagoas e açudes, principalmente no Interior. Nas praias também haverá aumento de homens do Corpo de Bombeiros em ações preventivas. A Corporação foi usar no litoral veículos com tração 4×4 (para rodarem na areia da praia) e equipamentos médicos como desfibriladores (utilizados em casos de parada cardíaca).

Estradas e praias

Já nas rodovias estaduais que cortam o Ceará, O Batalhão de Policiamento Rodoviário estadual (BPRE) contará com um efetivo estimado de 573 policiais militares que atuarão em conjunto com 180 servidores do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) em 75 postos avançados de fiscalização nas CEs. A tropa contará com 46 viaturas, 48 motocicletas e 20 guinchos.

A Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) vai disponibilizar de cinco helicópteros para as operações de patrulhamento aéreo, resgate de feridos em acidentes e pessoas afogadas, além do videomonitoramento das áreas de concentração de foliões, como em praias e locais de festas e desfiles.

Várias delegacias de Polícia Civil vão receber reforço de efetivo (delegados, inspetores e escrivães), pois irão funcionar em regime de plantão 24 horas em cidades como: Aracati, Camocim, Jijoca de Jericoacoara, Acopiara, Beberibe, Guaramiranga, Icapuí, Jaguaruana, Paracuru, São Benedito e Várzea Alegre. Em Fortaleza, haverá reforço de efetivo em duas delegacias plantonistas: o 2º DP (Aldeota) e o 34º (Centro).

A Perícia Forense do Ceará vai reforçar seu efetivo de médicos legistas, peritos e auxiliares em seus núcleos regionais das cidades de Fortaleza, Sobral, Juazeiro do Norte, Canindé, Quixeramobim, Iguatu, Tauá e Russas. Peritos também serão deslocados para as delegacias de Aracati e Guaramiranga, cidades onde está previsto um grande fluxo de foliões cearenses e muitos turistas.

Força Nacional deixa o Ceará após fim dos ataques nesta sexta-feira

Os agentes da Força Nacional, que chegaram ao Ceará, para reforçar o combate as facções criminosas, deixará o Estado nesta sexta-feira, após o fim dos ataques criminosos que sacudiu a capital e cidades do interior no mês de janeiro e parte do mês de fevereiro.

O anuncio foi feito nesta quinta-feira pelo secretário da Segurança Pública e Defesa Social, André Costa. Segundo o secretário o Estado conta ainda com 200 agentes remanescentes dos 406 que vieram em socorro do Estado. O destino dos mesmos não foi esclarecida por ele.

Originalmente a permanência dos agentes deveria ser de 30 dias, mas devido o temor do retorno dos ataques, o Governador Camilo Santana pediu uma prorrogação por mais 30 dias. O prazo termina em 3 de março, domingo de carnaval.

Bolsonaro admite mudar idade mínima para mulheres na reforma da Previdência

O presidente Jair Bolsonaro admitiu, nesta quinta-feira, alterar pontos da proposta que o Governo enviou, no último dia 20, ao Congresso Nacional para a reforma da Previdência Social. Entre as alterações possíveis, está a regra da idade mínima para mulheres. Em café da manhã com jornalistas, o chefe do Executivo federal sinalizou que a idade mínima pode ser reduzida, na proposta, de 62 para 60 anos.

A flexibilização da reforma da Previdência para tentar diminuir os focos de resistência à proposta apresentada na semana passada começou a ser discutida entre os aliados do Palácio do Planalto. O primeiro recuo em debate com a oposição trata da aposentadoria do trabalhador rural.

O ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, evitou, ontem, comentar mudanças em pontos da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Nova Previdência, principalmente o Benefício de Prestação Continuada (BPC) pago a idosos e a aposentadoria rural. "Calma, está sendo negociado, acertado", afirmou.

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, defendeu, nesta semana, que as mudanças no BPC e na aposentadoria rural sejam retiradas da pauta da Previdência e avaliadas separadamente. Onyx afirmou que Bolsonaro vai participar ativamente na discussão sobre a reforma da Previdência na sociedade depois do Carnaval. "É muito importante a presença do presidente nesse debate da Previdência", disse o ministro.
Com informações do Diário do Nordeste.

Sobe para 182 o número de mortos identificados em Brumadinho

O número de mortos identificados da tragédia da Vale em Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, subiu para 182, segundo a Defesa Civil. Até a noite desta última quarta-feira (27), as autoridades não haviam informado o nome de três vítimas que tiveram as mortes confirmadas.

De acordo com balanço divulgado nesta quarta-feira, 126 pessoas estavam desaparecidas nos rejeitos espalhados da barragem 1, da Mina Córrego do Feijão.

A barragem 1 da Minas Córrego do Feijão, da Vale, se rompeu há um mês. A avalanche de lama ainda deixou cerca de 80 pessoas desabrigadas. O Rio Paraopeba foi contaminado e produtores rurais da região perderam tudo.

COBRA VAI FUMAR - Guilherme Theophilo manda 2 delegados da PF apurarem atentado a radialista em Itapajé

General Guilherme Theophilo

O secretário Nacional de Segurança Pública, general Guilherme Theophilo, encaminhou dois delegados da Polícia Federal para investigarem o atentado sofrido pelo radialista Clésio Marques em Itapajé.
O carro do diretor da rádio Atitude pegou fogo depois de uma explosão, que tudo indica ter sido criminosa. Clésio, horas antes da tentativa de intimidação, entrevistou a conselheira tutelar Nagylia Bastos sobre as denúncias de pedofilia em Itapajé, com suspeitas recaindo sobre políticos e religiosos.

Em tempo - Uma das linhas de investigação é a de que a explosão tenha sido arquitetada para intimidar Clésio.

Em tempo II - Ainda na mesma linha, o serviço teria sido feito por facção criminosa que, supostamente, teria envolvimento com o prefeito de Itapajé, Dimas Cruz.

Em tempo III - As denúncias de pedofilia atingem em cheio figurões de Itapajé.

FONTE - cn7.com.br

Acusados de torturar e matar três mulheres no Ceará são condenados a mais de 335 anos de prisão

Os cinco acusados de torturar e matar três mulheres numa área de mangue do Bairro Vila Velha, há cerca de um ano, foram condenados a penas que somam 335 anos e 6 meses de prisão, a swerem cumpridos em regime fechado. A decisão foi proferida na madrugada desta quinta-feira (28), por volta de 1h30min, pelo juiz Victor Nunes Barroso, titular da 3ª Vara do Júri, no Fórum Clóvis Beviláqua, em Fortaleza. O julgamento teve início na manhã de quarta-feira (27). As informações foram confirmadas pela assessoria do Tribunal de Justiça do Ceará . 

O réu Francisco Robson de Souza Gomes, que está preso na Penitenciária Federal de Campo Grande, em Mato Grosso do Sul, foi condenado a 85 anos e 6 meses de prisão. O acusado foi julgado por videoconferência. Já Bruno Araújo de Oliveira, Jeilson Lopes Pires, Rogério Araújo de Freitas e Júlio César Clemente da Silva foram sentenciados respectivamente a 78 anos e 6 meses; 85 anos; 78 anos; e 8 anos e 6 meses, todos inicialmente em regime fechado. O julgamento teve a defesa de Sulamita Teixeira e a acusação da promotora Joseana França.

Pesquisa no Ceará desenvolve placas solares com corante que geram economia de 80% na produção de energia

Um projeto piloto desenvolvido na Universidade Federal do Ceará (UFC) utiliza corantes para produzir energia solar a baixo custo. Caso fosse comercializado, a economia na produção desse tipo de fonte seria de pelo menos 80% em comparação com as placas fotovoltaicas, que são feitas de silício.

“A economia poderia ser muito grande, dependendo do material que fosse utilizado. Em alguns casos usamos corantes orgânicos de plantas ou até inorgânicos. Em termos de comercialização e produção, estima-se que seria uma economia de pelo menos 80%", afirma a professora Ana Fabíola Almeida, coordenadora do Laboratório de Filmes Finos e Energias Renováveis (LAFFER) da UFC.

O Laboratório desenvolveu uma pesquisa usando corantes na elaboração de células para criar placas de energias com custo menor e mais eficiência, já que os corantes naturais aumentam a absorção de luz solar. Daí chegou-se à conclusão de que a célula sensibilizada por corantes (DSSC ‒ do inglês dye sensitized solar cell), também chamada célula de Grätzel, tem menor custo de produção, mas não possui eficiência (14%) equiparada às placas de silício (25%), que são as convencionais, mas que demandam mais recursos para serem elaboradas. Ou seja, são mais caras.

Eficiência na geração

Para compensar essa diferença crucial para a escolha do equipamento usado na geração de energia, a coordenadora aponta maior esforços em estudos. “Essa alternativa pode substituir a energia convencional utilizada pelo comércio, mas tem a questão da utilização dessa energia à noite, porque precisa de radiação solar. Uma alternativa é o uso de baterias para acumular e usar à noite”, afirma a Ana Fabíola.

A proposta do estudo desenvolvido pela professora é que essas células sejam produzidas com materiais de baixo custo, mas mantendo a eficiência. Substâncias como as que formam o fotoanodo no qual incide a luz solar e onde os corantes são depositados; o eletrólito, que é uma solução que reduz quimicamente os corantes oxidados; e ainda o contraeletrodo, vidro condutor que mantém os elétrons circulando dentro da célula; podem ser modificadas para servirem de componentes.

Aperfeiçoamento para o mercado

A intenção da pesquisa é que essas células sejam comercializadas no mercado, pois são feitas através de materiais menos poluentes que os tradicionais. “Elas produzem energia limpa, mas precisam ser descartadas depois de sua vida útil, que vai até 25 anos. Em seu processo de produção ainda podem ser poluidoras”, enfatiza.

No entanto, a professora reconhece que é necessário mais investimentos para que a eficiência dos componentes seja aperfeiçoada e possa competir com os elementos já comercializados. "A intenção é usar materiais cada vez menos poluentes, reduzir o preço e aumentar a produtividade, para diminuir a área necessária (dos módulos). Se não houver eficiência significativa, precisa-se de áreas maiores e de mais células (para a formação do painel solar)”, diz.

A falta de recursos para desenvolver mais o projeto é um dos principais desafios da pesquisa e, de acordo com a coordenadora, uma das dificuldades do projeto é a falta de incentivo da iniciativa privada para que o projeto se desenvolva com mais rapidez. Com informações do G1 Ceará.

Faturamento da Enel-Ceará supera R$ 7,5 bilhões, mas lucro cai

Em 2018, a Enel-Ceará (antiga Coelce), distribuidora de energia elétrica em toda a geografia deste Estado, registrou um faturamento de R$ 7,5 bilhões, ou seja, 9,5% a mais do que no exercício do ano anterior de 2017.

Esse aumento, segundo a empresa, é justificado pelo “reajuste tarifário médio aprovado pela agência reguladora ANEEL em abril de 2018 (+4,96%), contra um reajuste tarifário médio de 0,15% aprovado em abril de 2017, ao maior volume de energia distribuída a clientes do mercado livre e ao aumento de 2% na venda de energia no mercado regulado”. Traduzindo: o mercado livre (onde os grandes consumidores contra energia de quem lhe fornece mais barato) está tirando receita da Enel-Ceará.

Mas o lucro líquido da Enel-Ceará, no ano passado, sofreu redução de 16,4%, passando de R$ 435,7 milhões em 2017 para R$ 364,5 milhões em 2018.

Sua dívida líquida – de acordo com o balanço divulgado terça-feira, 26 – subiu, saindo de R$ 1,05 bilhão em 2017 para R$ 1,72 bilhão. O relatório da empresa informa que isso se deveu à menor geração de caixa, “devido a maiores investimentos e custos operacionais, sendo parcialmente compensado por menor taxa de juros”.

Com autorização da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a tarifa de energia elétrica no Ceará será aumentada em mais de 11% a partir de março. Com informações do Diário do Nordeste.

Presidente Jair Bolsonaro passa por avaliação médica e está em “excelentes condições”

O presidente Jair Bolsonaro voltou ao Hospital Albert Einstein, em São Paulo, na manhã desta quarta-feira (27), para fazer uma avaliação médica. De acordo com o boletim médico divulgado pelo hospital, Bolsonaro se encontra em “excelentes condições”.

Ele se submeteu a uma cirurgia para retirada da bolsa de colostomia no final de janeiro, após um ataque a faca que foi vítima no ano passado, durante um ato de campanha, em Juiz de Fora (MG). Bolsonaro ficou 18 dias internado.

“O presidente encontra-se há duas semanas da alta hospitalar em excelentes condições clínico/cirúrgicas, tendo sido liberado para dieta geral e programada reavaliação em 30 dias”, informa o boletim.

Médico suspeito de jogar pedra em criança de um ano é preso em academia do Crato

O médico suspeito de ter atirado uma pedra num bebê de um ano foi preso, na manhã desta quinta-feira (28), enquanto praticava atividade física em uma academia na cidade do Crato, na Região do Cariri, onde também ocorreu a agressão. Ele foi detido em cumprimento a um mandado expedido pela justiça. O caso ocorreu no último dia 19, após uma briga entre o médico e o pai da criança.

O bebê foi internado em estado grave, com traumatismo craniano na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Maternidade São Vicente, em Barbalha. Ela passou por um novo procedimento cirúrgico na noite desta última quarta-feira (27), e está em coma induzido.

De acordo com o delegado Diogo Galindo, da Delegacia Regional do Crato, o médico Alcides Muniz Gomes de Matos Filho não resistiu à prisão. Ele foi conduzido até o departamento de políca para, em seguida, passar por exames de corpo e delito e prestar depoimento.

“Não esboçou nenhuma reação. Era uma academia bem frequentada da nossa região. Havia muitos populares, de modo que não houve nenhum tipo de reação. Ele foi conduzido com tranquilidade”, disse o delegado. Ainda segundo Galindo, o médico deve responder por lesão corporal grave (contra a criança) e tentativa de homicídio (contra o pai). Com informações do Diário do Nordeste.

Bolsonaro elogia tratamento de queimaduras com pele de tilápia, pesquisa pioneira do Ceará

As pesquisas avançam cada vez mais no Ceará. O tecido animal tem se mostrado também eficaz na reconstrução de parte do canal vaginal.
O tratamento de queimaduras com pele de tilápia é uma pesquisa pioneira no Ceará. Em 2017, o estado recebeu, pela primeira vez na história, um banco de pele animal. O presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL), elogiou o tratamento em suas redes sociais na manhã desta terça-feira (26).

Ele informou que relatos têm chegado ao secretário da Pesca, Jorge Seid, e, se confirmado a eficiência científica, ele proporá os estudos. “Levará à analise do Ministério da Saúde para adoção como terapia de cura alternativa e possivelmente mais barata que as existentes”.

As pesquisas avançam cada vez mais no Ceará. O tecido animal tem se mostrado também eficaz na reconstrução de parte do canal vaginal. Uma paciente que sofreu complicações de uma radioterapia pélvica recebeu o tratamento em fevereiro deste ano.

Em 2017, a pele de tilápia foi disponibilizada para vítimas da tragédia na creche de Janaúba, em Minas Gerais. O Banco de Pele da UFC vai enviar para Minas Gerais três médicos e uma enfermeira.

Outros estudos estão sendo realizados em âmbito veterinário, em úlcera varicosa e na odontologia. De acordo com o presidente da ONG Instituto de Apoio ao Queimado (IAQ), o cirurgião plástico Edmar Maciel, pesquisadores também conseguiram extrair o colágeno da pele de tilápia para usos cosmético e nutracêutico.

“Outros produtos estão sendo desenvolvidos em várias áreas da Medicina, como cirurgia cardíaca, neurocirurgia, endoscopia, otorrino e urologia”.

A ideia de utilizar pele de tilápia como curativa surgiu em 2011, e em 2014 o cirurgião responsável, Marcelo José Borges Miranda, foi convidado a desenvolver o estudo no Ceará, sob a coordenação do médico Edmar Maciel, junto ao Núcleo de Pesquisas e Desenvolvimento de Medicamentos (NPDM), da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Os pesquisadores da área se animaram com o reconhecimento do tratamento pelo presidente. Atualmente, empresas nacionais e internacionais já se encontram em tratativas, buscando o registro do produto na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Comunidade Europeia e outros países, para posterior comercialização.

(Tribuna do Ceará)

EXCELENTE: TRATAMENTO PRATICAMENTE ZERA CÂNCER EM TESTES E PODE SER ALTERNATIVA RÁPIDA E BARATA

Uma das doenças mais mortais da atualidade pode estar com os seus dias contados. Segundo uma pesquisa da Universidade de Standford, uma vacina conseguiu resultados incríveis em relação a cura do câncer. Dessa forma, seres humanos poderão em breve conseguir comprar e ter acesso ao medicamento.

A vacina não será utilizada para prevenir ou impedir o aparecimento do câncer. Nesse caso, o medicamento deverá agir diretamente no tumor em pessoas em que a doença já foi diagnosticada. Sendo assim, os pesquisadores conseguiram atacar diretamente a zona afetada pelo câncer, impedindo até a proliferação da enfermidade.

Após ser testada em camundongos, a vacina contra o câncer chega em mais uma nova fase. Segundo os pesquisadores da universidade norte-americana, alguns seres humanos serão selecionados para testar o novo medicamento que promete combater o câncer.

Com um resultado bastante otimista, os pesquisadores esperam encontrar resultados expressivos em seres humanos. No caso dos camundongos, a pesquisa conseguiu curar 87 animais. Esse número é completamente satisfatório, já que apenas 3 animais entre 90 não conseguiram se curar do câncer após testar a nova vacina. Caso esse número se repita em testes em seres humanos, o medicamento poderá ser considerado um dos mais eficazes já criados até então.

Fonte: Maetips

Colombiano é preso no Aeroporto de Brasília com cocaína preta

Os cerca de 4kg da droga estava camuflada, envolta em uma mala. Passageiro preso vinha de Manaus e tentava embarcar para Lisboa.

Um passageiro colambiano de 40 anos foi preso, nesta quarta-feira (27/1), no Aeroporto de Brasília, com cerca de 4kg de cocaína preta. Com o homem, a Polícia Federal também apreendeu 485 euros e 903 mil pesos colombianos em espécie.

Natural de Urrao, na Colômbia, o passageiro desembarcou em Brasília de um voo que vinha de Manaus e tentava embarcar para Lisboa. 

No entanto, em fiscalização de rotina, policiais federais verificaram, nas imagens do aparelho de raios X, a presença de "substância orgânica suspeita" na mala do colombiano.

A droga estava envolta na mala, para dificultar a identificação. O suspeito foi preso em flaagrante depois que testes preliminares deram positivo para cocaína.

Trata-se de uma mistura da pasta-base do entorpecente com outras resinas e substâncias que disfarçam o odor e a aparência, daí a coloração mais escura que dá o nome pelo qual a droga é conhecida.

O homem foi encaminhado à Superintendência da Polícia Federal em Brasília e responderá pelo crime de tráfico internacional de drogas.

Fonte: Correio Brazilienses

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2019

EX-MARIDO DIZ QUE STEFHANY ABSOLUTA NÃO QUERIA SEXO E A REBATE: 'CASEI COM O SATANÁS'


Ex-marido detona Stefhany Absoluta: 'Casei com o satanás'
Ex-marido detona Stefhany Absoluta: 'Casei com o satanás' Foto: ReproduçãoYoutube
Extra///extra.globo.com
Roberto Cardoso, o fazendeiro que foi casado com Stefhany Absoluta (famosa com o hit 'Crossfox'), voltou a usar o seu canal no Youtube para rebater a cantora piauiense após a mesma afirmar, em entrevista ao programa de Luciana Gimenez na última segunda-feira, que foi mantida em cárcere privado pelo então marido e que tinha medo de morrer. No vídeo publicado nesta quarta-feira, Cardoso volta a acusar a ex-mulher de roubo e abandono de lar, a chama de "Satanás" e revela que a cantora não queria fazer sexo com com ele durante o casamento.
"Logo após o casamento, fomos para casa e, na cama, ela disse que não queria assunto de homem com mulher. Respeitei. Eu tinha mulher e não tinha. O homem necessita de uma mulher. Ela pensou que eu estava casando de brincadeira", afirmou o fazendeiro.
Visivelmente nervoso, Roberto afirmou que o casamento dele com com Stefhany foi forjado pela cantora e a mãe dela para retirar dinheiro dele.
"Quero dizer que eu casei com o satanás, com o diabo e não sabia. Ela e mãe são satanás. A Stefhany abandonou a casa e fica dando uma santa. É uma quadrilha de bandido crente, que uso o nome de Jesus Cristo em vão. Você e sua mãe tramaram tudo para destruírem a minha vida".
Roberto também negou que tenha sido um mal pai para a filha de 2 anos que teve com a cantora. "Mentirosa, satânica, maldita e amaldiçoada. Está provado que eu casei com o Satanás. Tu é filha de Satanás, de demônio. Respeita a palavra de Deus. Tu e tua mãe vão se arrepender".
Stefhany, de 27 anos, e Roberto, de 53, terminaram o casamento de três anos em outubro do ano passado em pé de guerra, com o empresário acusando a cantora de roubo e abandono de lar. Stefhany, por sua vez, disse que Cardoso a manteve em cárcere privado e pediu uma medida protetiva pela Lei Maria da Penha para que ele não se aproxima dela. A cantora também processo o ex-marido por calúnia e difamação.
"Ela abandonou o lar e levou o que Deus me deu. Vou provar na Justiça. Acha que eu ia falar uma coisa dela se eu não tivesse como provar. Ela passou três anos e meio casada comigo e me acusa de ser um monstro, um cara ruim, não dá para entender", rebateu Cardoso no novo vídeo.
Stefhany Absoluta se casou com empresário em 2015

Exames revelam que acusado de espancar paisagista não tem problemas psiquiátricos


O estudante de Direito Vinícius Batista Serra Foto: Instagram / Reprodução
Célia Costa///extra.globo.com
O estudante de Direito Vinícius Serra, de 27 anos, que estava preso preventivamente no Hospital Penal Psiquiátrico Roberto Medeiros, será transferido para uma unidade prisional normal. Em nota, a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) informa que o interno recebeu alta no início da tarde desta quarta-feira. Após última avaliação psiquiátrica, foi constatado estabilidade no quadro médico. Além disso, após resultados dos exames feitos durante a internação, não houve alteração do quadro clínico psicopatológico. Vinicius é acusado de espancar brutalmente a paisagista Elaine Caparroz, de 55 anos.
Depois de 11 dias do crime, que aconteceu no apartamento da vítima, na Barra da Tijuca, a paisagista foi ao Instituto Médico-Legal (IML), no Centro do Rio, na tarde desta quarta-feira para ser submetida a exame de corpo de delito. O objetivo é formalizar as provas técnicas das lesões causadas pelo aagressor, que vai responder por tentativa de feminicídio. Elaine chegou acompanhada do advogado Evandro Bianor, que comentou a decisão:
— Não acredito em surto. Quem surta não troca nome. Quem surta não tenta se evadir do local. Quem surta não diz que so fala em juízo. Quem surta não deleta a conta no Instagram. Só se for um surto moral — argumenta o advogado de Elaine Caparroz, no IML.
Em seu depoimento prestado na 16ª DP (Barra da Tijuca) por mais duas horas, Elaine relata uma fixação de Vinícius em seu filho, o lutador Rayron Gracie. No dia em que a vítima foi espancada durante quatro horas, enquanto os dois bebiam vinho, ela recebeu uma chamada de vídeo do filho, que mora nos Estados Unidos. Vinícius passou fazer várias perguntas para saber se os dois se falavam todos os dias e a elogiu como mãe. Com base nisso, a polícia não descarta a possibilidade de o crime ter sido cometido por vingança.
A paisagista acredita ter sido dopada por Vinícius. Com 60 pontos na boca, um dente quebrado, e com marcas por todo corpo causadas pela tentativa de feminicídio que sofreu, a paisagista informou que começou a perder os sentidos após fazer um brinde com ele. Ao acordar, já começou a ser esmurrada de forma bastante violenta por seu agressor.
Elaine Caparroz, paisagista, foi espancada por quatro horas por lutador de jiu-jitsu Vinicius Batista Serra. Foto Custodio Coimbra
Elaine Caparroz, paisagista, foi espancada por quatro horas por lutador de jiu-jitsu Vinicius Batista Serra. Foto Custodio Coimbra Foto: Custódio Coimbra / Agência O Globo
No depoimento, Elaine disse ter conhecido Vinícius no dia 27 de julho do ano passado, quando ele a adicionou no Instagram, após Rayron Gracie, publicar uma foto ao lado dela na rede social. A paisagista disse que não tem o histórico das conversas em seu perfil, porque Vinícius deletou a sua conta após espancar Elaine em sua residência.
As agressões ocorreram na madrugada do dia 16. Elas começaram por volta de 1h e se estenderam até quase 5h30. Foram socos e mordidas, entre outros golpes. Os dois se conheceram pela internet, conversaram durante oito meses e marcaram o encontro.
Elaine com o rosto desfigurado
Elaine com o rosto desfigurado Foto: Reprodução

Em reunião com deputados, equipe de Bolsonaro oferece cargos e emendas


Em reunião com o presidente Jair Bolsonaro e com líderes da Câmara, o ministro-chefe da Casa Civil Onyx Lorenzoni falou sobre cargos e emendas, meios mais tradicionais de negociação política. Onyx prometeu espaços nos Estados para indicações dos políticos e garantiu que não haverá contingenciamento das emendas parlamentares individuais.

Líderes presentes na reunião contaram ao "O Globo" que os cargos serão distribuídos após acordo com as bancadas estaduais, sendo que os partidos deverão fazer os seus acertos nesses colegiados.

Sobre as emendas, o governo poderia fazer o corte proporcional em despesas do Executivo, mas, para facilitar as negociações, optou por poupar os recursos direcionados pelos deputados e senadores desse contingenciamento.

No encontro, Bolsonaro e sua equipe foram alvos de críticas sobre a forma como estão conduzindo a articulação política. Líderes reclamaram que deputados e prefeitos indicados não têm sido atendidos por ministros. Também houve reclamação em relação à Caixa Econômica Federal, que faz convênios de prefeituras com o governo federal e acompanha a execução das emendas.

Em sua fala, Bolsonaro focou na reforma da Previdência, frisando a importância do Parlamento para o sucesso do governo. O presidente também confirmou a deputada Joice Hasselmann como líder do governo no Congresso, além da revogação do decreto que alterou regras da Lei de Acesso à Informação.

Com informações Notícias ao Minuto

CAIA NA FOLIA: Confira uma receita de suco 'cura ressaca' com ingredientes naturais


Quem cai na folia durante os quatro dias de carnaval – seja em bloco, trio elétrico ou escola de samba – precisa dar atenção especial à recuperação do organismo para curar a ressaca. Além de beber bastante água e garantir boas horas de sono, é preciso manter a alimentação balanceada. Uma dica prática, econômica e eficiente para ajudar na hidratação e energização do corpo é preparar um ‘Suco Cura Ressaca’ à base de água de coco, suco de uva tinto integral, beterraba e gengibre.

O poder da mistura se deve às propriedades nutricionais dos ingredientes: o suco de uva tinto integral combate a acidez sanguínea, estimula as funções hepáticas e ajuda no bom funcionamento digestivo, sendo excelente aliado dos foliões que exageram na ingestão de álcool durante o carnaval. O melhor é optar por sucos que preservem melhor os benefícios da fruta e não tenham adição de água nem açúcar, como o da Vinícola Garibaldi.

A água de coco apresenta alto poder hidratante, capaz de reabastecer o organismo para as próximas horas de agito. O gengibre, com sua ação antiemética, pode auxiliar na redução de náuseas e azia. O suco se completa com beterraba, excelente fonte de ácido fólico, fibras, manganês e potássio – propriedades benéficas para a saúde do trato intestinal.

Bata todos os ingredientes no liquidificador até estarem bem misturados e beba gelado.


Com informações Notícias ao Minuto

Primeiro desafio da reforma da Previdência é enfrentado fora do Congresso Nacional

Foto: Luis Macedo/ Câmara dos Deputados

A reforma da Previdência, entregue pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL) à Câmara dos Deputados na última quarta-feira (20), terá o seu grande primeiro desafio fora do Congresso Nacional. O alerta veio do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM), que tornou público o início claudicante da batalha de comunicação em torno do projeto. Até agora, o governo perdeu a disputa, na avaliação de Maia. E ele está certo. A ideia de “nova Previdência” ainda não colou e vai demorar para que engrene.

Em essência, tratar previdência e benefícios de prestação continuada como a mesma coisa confunde mais do que ajuda. Porém, na organização legal brasileira, ambos caminham juntos, atrelados ao Instituto Nacional do Seguro Social. Enquanto a previdência trata de aposentadorias, os BPCs são assistências sociais, necessárias para fazer justiça social. Tratar todos no mesmo “balaio de gato” promove, no mínimo, um debate retórico, cuja tendência é evitar que a assistência social sofra retrações. Então a coexistência das duas discussões vai dificultar o desempenho de qualquer grupo que tente mudar as regras atualmente existentes.

A previdência é um problema mundial, vide as crises recentes em países da Europa. Então reformar o sistema brasileiro é primordial para que o colapso não deixe o Estado completamente inoperante. Ainda assim, é comum ver o debate raso sobre a existência ou não de “rombo” do regime geral de previdência social. Se no regime regular, dos trabalhadores do setor privado, existe déficit, o modelo para servidores públicos consegue ser ainda mais complexo. E isso pode ser visto não apenas no plano federal, mas também nos estados.

A Bahia, por exemplo, mantém contas equilibradas, porém os últimos moradores do Palácio de Ondina nunca esconderam a preocupação com a previdência estadual. O último registro de perspectiva otimista de déficit era de R$ 8 bilhões até 2022, algo que inviabilizaria qualquer governo. Por isso, ainda que tenha restrições ao governo de Bolsonaro, o governador Rui Costa sinalizou que apoia a reforma da previdência – mesmo que não integralmente. É sinal de que o problema não só existe, mas é capaz de unir até mesmo adversários políticos.

O Palácio do Planalto iniciou timidamente a “ofensiva” para tentar angariar apoios para que o projeto siga a tramitação regular no Congresso Nacional. O todo poderoso ministro da Economia, Paulo Guedes, disse aguardar que a Câmara aprecie o projeto antes do recesso parlamentar do meio do ano. No entanto, até o momento, não há uma base consolidada que permita a votação facilitada das mudanças legais. O otimismo de Guedes pode esbarrar numa eventual inabilidade política do governo, que precisa ser superada em breve. Ainda que, para isso, seja necessário ceder aos parlamentares e também aos governadores, que possuem ascendência sobre bancadas.

Bolsonaro e sua equipe ainda estão aprendendo a lidar com o poder. Apesar da ideia de comunicação direta ter bastante força, pode não funcionar para debater um tema tão complexo quanto a reforma da previdência. Ainda mais quando a estratégia apresentada passa pela adição do adjetivo “nova” para justificar que o velho ficou para trás. Nada é tão simples assim.

Este texto integra o comentário desta terça-feira (26) para a RBN Digital, veiculado às 7h e às 12h30, e para as rádios Excelsior, Irecê Líder FM, Clube FM e RB FM.


por Fernando Duarte

Moro apresenta a Bolsonaro investigação da PF sobre facada

Foto: Reprodução / Michel Jesus / Câmara dos Deputados

O ministro da Justiça e da Segurança Pública, Sergio Moro, vai apresentar ao presidente Jair Bolsonaro (PSL), nesta segunda-feira (25), os resultados parciais da investigação da Polícia Federal sobre a facada desferida em setembro passado contra o então candidato durante um ato de campanha em Juiz de Fora (MG).

Moro e Bolsonaro reúnem-se no Planalto para tratar do assunto. Segundo o ministro, o inquérito da PF continua em andamento.

"O presidente é a vítima, ele é interessado na investigação, então vai ser apresentado a ele o resultado da investigação até o momento", disse Moro a jornalistas após participar do seminário Políticas Judiciárias e Segurança Pública, promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em Brasília.

Responsável pela PF, o ministro da Justiça não revelou qual rumo a investigação tomou. O inquérito foi aberto no ano passado para investigar se houve participação de terceiros no crime cometido por Adélio Bispo de Oliveira, que está preso.

No último dia 10, internado em São Paulo após passar por uma cirurgia em decorrência da facada, Bolsonaro divulgou um vídeo em que pediu uma solução para a investigação. "Espero [que] a nossa querida Polícia Federal, a polícia que nos orgulha a todos, tenha uma solução para o nosso caso nas próximas semanas", disse na ocasião. No vídeo, o presidente disse que o caso "não pode ficar impune".

Um outro inquérito, concluído pela PF em Minas Gerais, chegou à conclusão de que Adélio agiu sozinho no dia do crime. Pessoas que estavam próximas fisicamente dele no momento da facada foram interrogadas e tiveram celulares e computadores apreendidos e periciados.

Em conjunto com imagens do momento do atentado, a Polícia Federal concluiu que essas pessoas não tinham relação com o atentado nem com Adélio.

No evento do CNJ desta segunda, Moro anunciou que o Ministério da Justiça planeja trazer para o Brasil um projeto, exitoso na Europa, que visa estabelecer "contratos locais de gestão de segurança pública" em municípios com altos índices de criminalidade.

Sem dar muitos detalhes, Moro afirmou que a ideia é firmar uma espécie de contrato entre União, Estados e municípios para definir responsabilidades e ações conjuntas para o combate à criminalidade nesses locais.

O ministro também aproveitou o evento, repleto de juízes, membros do Ministério Público e advogados, para defender seu pacote anticrime enviado ao Congresso com o objetivo de alterar 14 leis e endurecer as normas para criminosos perigosos e acusados de corrupção.

"Não há condições de um endurecimento geral, nossos presídios não comportam um aumento acentuado da população carcerária. Não obstante, é possível, sim, defender o endurecimento do sistema em relação à criminalidade mais grave", disse Moro em sua palestra.

O ministro afirmou que seu pacote tem três alvos: a criminalidade organizada, os crimes contra a vida e os crimes contra a administração pública, como corrupção. "Corrupção, criminalidade violenta e criminalidade organizada estão vinculadas", afirmou.

Moro anunciou ainda que o Ministério da Justiça vai criar dois novos bancos nacionais: um de Perfil Balístico e um Multibiométrico. O ministro não deu detalhes dessas iniciativas.



por Reynaldo Turollo Jr. | Folhapress