quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

Ceará é o terceiro estado que mais recebeu profissionais do Mais Médicos em 2013








O estado que conta com o maior número de médicos do programa é a Bahia (Foto: Diário do Nordeste)
O Ceará encerrou o ano de 2013 com 572 profissionais do programa Mais Médicos atuando no Estado. De acordo com dados do Ministério da Saúde, o Ceará é o terceiro que mais recebeu profissionais através do programa, beneficiando quase 2 milhões de cearenses em 155 municípios. A grande maioria dos profissionais, 468 médicos, veio do exterior, enquanto o índice aponta para apenas 104 médicos formados no Brasil. 

Segundo o órgão, no início de 2014, o programa contará com mais profissionais, participantes do terceiro ciclo de adesão, cuja fase seleção ainda está em curso. Esses médicos devem iniciar suas atividades já em janeiro, se formados no Brasil, e em fevereiro, no caso de diplomados no exterior. 

Nesta etapa, conforme o Ministério da Saúde, serão contemplados municípios que ainda não receberam nenhum profissional do Programa Mais Médicos.

Até o momento, o estado que conta com o maior número de médicos do programa é a Bahia, que recebeu 787 profissionais. Em segundo lugar, vem o estado de São Paulo, que conta com 588 médicos, seguido pelo Ceará (572), e pelo Maranhão, com 445 – sendo este último o estado com menor índice de médicos por mil habitantes do país (0,5).

País conta com mais de  6,6 mil profissionais

Em todo o país, 6,6 mil profissionais estão atuando e a meta é chegar a 13 mil em março de 2014, expandindo a assistência para 45,5 milhões de brasileiros.

De acordo com dados, foram contemplados com profissionais do programa 25 capitais (861 médicos), 363 regiões metropolitanas (1.292 médicos) e 92 municípios com mais 80 mil habitantes e menor renda per capita do país (809 médicos). Outros 124 profissionais estão trabalhando em 28 distritos indígenas e 656 em localidades que não se enquadram nos perfis anteriores.

Fonte: Diário do Nordeste

Juazeiro do Norte-CE: Dezembro terminou com 12 homicídios ou 33% a mais em relação a novembro

Demontier Tenório/// (Foto: Arquivo/Agência Miséria)
Silvany foi a primeira pessoa assassinada no mês de dezembro em Juazeiro do Norte (Foto: Arquivo/Agência Miséria)
O número de homicídios em Juazeiro do Norte aumentou de 12 para oito ou 33,33% a mais na comparação dos meses de dezembro e novembro. Já na comparação entre novembro e outubro tinha sido registrada uma queda de 27% após outra queda de 15% entre outubro e setembro, crescimento de 27% em agosto. Todavia, uma comparação entre os meses de dezembro do ano passado e de 2012 revela uma queda de 14 para 12 ou 14,28% a menos.

Um levantamento feito pelo Site Miséria aponta que a matança em 2013 ficou equiparada entre os dois últimos anos com 133 homicídios. Há oito meses essa diferença era de 21%, caiu para 7,7% em junho, subiu para 10,52% em julho, para 11,23% em agosto, caiu para 3,93% em setembro, subiu para 7,97% em outubro, caiu para 1,65% em novembro e empatou em dezembro.

No mês passado as áreas onde mais ocorreram homicídios foram nos bairros João Cabral, Triângulo e Santa Tereza com dois cada. Os demais foram nos bairros Três Marias, Frei Damião, Salesianos, Limoeiro, Jardim Gonzaga e Pio XII. Eis a relação dos homicídios registrados no decorrer de Dezembro em Juazeiro do Norte:

03 – Francisca Silvany da Silva Lima, de 21 anos, que residia na Rua Osana Pereira, 1730 (João Cabral), foi morta com um tiro na nuca dentro de casa por um desconhecido que chegou pedindo água e para ir ao banheiro. Era irmã de Maria Sueli da Silva morta com 23 tiros em abril de 2011 e casada com “Rafael” que cumpre pena na PIRC.

06 – Hélio Martins Leite, de 30 anos, pedreiro, que residia na Rua José Arnaldo Bezerra Filho no bairro do Horto, foi morto com cinco facadas quando bebia na Rua Antônio Cândido de Araújo da Vila Três Marias com F. A da S., de 57 anos, morador do bairro Frei Damião e chegou o gari  J. A da S., de 37 anos, o Nildo, residente na Rua Padre Silvino, que reside na Vila Três Marias, aplicando os golpes. O crime teria motivação passional.

14 - Romero Bernardo dos Santos, de 26 anos, ex-agente do Pró Cidadania e foragido da justiça de Penaforte, foi morto a tiros em confronto com a PM após roubar uma moto em Brejo Santo e passar a extorquir a vítima, cujo montante pedido seria pago em rua no bairro Frei Damião. No dia 13 de outubro de 2011 ele havia tentando matar sua ex-mulher, Camila Matias Lima, de 19 anos, e lesionou o namorado desta, Fernando Luciano Félix, de 24 anos, além de acusado de um homicídio em Salgueiro (PE)

17 - OTÁVIO, de 25 anos, foi morto com três tiros no antigo prédio da Crajubar que funcionava na Avenida Padre Cícero (Triângulo). A vítima teria dado três celulares para um homem identificado por “Júnior” trocar por maconha e, depois, discutiram quando Otávio considerou a quantidade de substâncias entorpecentes pouca.

21 – José Cláudio Xavier, de 35 anos, foi morto com um tiro no cruzamento das ruas Delmiro Gouveia e São Damião (Salesianos) por um homem a pé. A vítima era usuária de drogas e teria recebido R$ 10,00 de uma pessoa para comprar drogas não mais retornando.

21 - Manuel Carlos de Figueiredo, de 47 anos, o “Decinho” ou “Macarrão”, foi morto com quatro tiros no cruzamento das ruas Vereador Antonio Braz e Antonio Dias Sobreira (Limoeiro). O suspeito foi identificado apenas pelo apelido de “Louco” e a vítima respondia por uma tentativa de homicídio.

23 - Jamil Alves Freitas, de 18 anos, o Gasparzinho, que residia no bairro Vila Alta em Crato, foi morto com quatro tiros na Rua do Pau (Jardim Gonzaga). Era ex-presidiário, respondia por assalto, tentativa de homicídio e porte ilegal de arma e foi raptado em um Fiat Uno vermelho das imediações da delegacia, cujo veículo foi abandonado depois.

23 – Luciano Calu da Silva, de 18 anos, o Luciano Zoião, que residia na Rua Delmiro Gouveia (Salesianos) teve o seu corpo encontrado nas imediações de uma fábrica desativada ao lado do Hospital de Fraturas (Triângulo). Ele apresentava perfurações no peito e na face.à faca.

24 - Cícero Joverlanio de Sousa Silva, de 27 anos, o Cicinho, que residia na Rua Cônego Climério, 368 (Pio XII), foi morto com cinco tiros de pistola no cruzamento da Avenida José Bezerra com a Rua Maria Arlete Ribeiro Cruz daquele bairro por onde trafegava em sua moto. Dois homens em uma Honda Fan de cor preta se aproximaram atirando na vítima que era vendedor e respondia crime de porte ilegal de arma de fogo.

25 - Demontier Batista da Silva, de 30 anos, foi morto a tiros na Rua Dom Bosco, 45 (Santa Tereza), quando trafegava em uma moto Honda Fan preta e dele se aproximou um homem apelidado por “H” noutra moto atirando com uma pistola. A vítima respondia por crimes de ameaça, violência doméstica e já tinha sido lesionada a tiros em dezembro de 2012 na Rua João Manoel da Silva (Frei Damião), por Gleyton Ferreira de Araújo, de 20, o Juju, que terminou assassinado momentos depois no mesmo bairro.

28 – Adalberto Laurindo de Oliveira, de 28 anos, o Baby, que residia na Rua das Flores (João Cabral), morreu no HRC dois dias após ser baleado com cinco tiros na Rua Odílio Figueiredo daquele bairro. Ele respondia um homicídio, duas lesões corporais, furto, receptação e tentativa de roubo e saiu lesionado em uma troca de tiros com dois homens que trafegavam em uma moto preta.

31 - Alisson Tiago de Oliveira, de 16 anos, o Zinha que morava na Rua das Flores, 481 (Santa Tereza) foi morto a tiros no cruzamento das ruas São Cosme e São Pedro daquele bairro por dois homens que trafegavam em uma moto Honda Bros. A vítima respondia por roubo e lesão corporal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário