sábado, 2 de novembro de 2013

DETONARAM O PEIXE A TIROS APÓS SAIR DO PRESÍDIO DE CARUARU.

Por volta das 20:50h desta quinta-feira (31), um homem foi executado com vários tiros em Caruaru. José Edson Bezerra, vulgo “Peixe”, tinha 29 anos e morava na Rua da Verdade, no Loteamento Novo Mundo, próximo á Funase.
Ele tinha acabado de deixar a Penitenciária Juiz Plácido de Souza (PJPS), onde estava cumprindo pena por assalto e ao deixar a unidade prisional no início da noite de ontem, ligou para o irmão ir buscá-lo, como o irmão estava ocupado, ele pegou um ônibus e ao desembarcar do coletivo na Rua da Bondade, a poucos metros de casa, foi atingido com vários tiros de pistola calibre 380 e tombou sem vida no local.
Fábio Bezerra, que é irmão da vítima, informou que o falecido aprontava bastante. Ele disse que o mesmo tinha sido preso três vezes, duas por tentativa de homicídio e uma por assalto e que pelo seu comportamento já esperava por isso. O corpo da vítima foi encaminhado para o IML de Caruaru. Com este o mês de outubro fechou com 24 homicídios em Caruaru e já somam 121 assassinatos na cidade, no ano de 2013.



Fonte;InforBlogCupira

Reservatórios em colapso no Interior








Moradores da zona rural precisam caminhar distâncias cada vez maiores em busca de água. Os pequenos barreiros estão secando e a qualidade dos recursos é duvidosa para o consumo humano (Foto: Waleska Santiago)
 O quatro atual dos reservatórios e dos sistemas de abastecimento de águas de cidades e localidades do Interior do Ceará é considerado muito crítico e exige dos moradores uso racional do recurso hídrico. "Em 32 anos de trabalho na Companhia não me lembro de uma crise tão grande como essa que estamos atravessando", revela o diretor de Operações da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), Josineto Araújo.

Todas as semanas, técnicos da Secretaria de Recursos Hídricos (SRH), da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), da Superitendência de Obras Hidráulicas (Sohidra), da Cagece e da Defesa Civil fazem reunião de monitoramento dos dados de volume de açudes e poços, e definem obras a serem executadas para minorar os efeitos da estiagem. "Estamos administrando o quadro e reduzimos os efeitos da seca", diz Araújo.

Em 1993, o Ceará enfrentou escassez de água e foi o Açude Orós, por meio do Canal do Trabalhador, que salvou a Região Metropolitana de Fortaleza de um colapso. Vinte anos depois, a seca voltou com força. Nesse período do ano, o quadro agrava-se, mas a situação dos sistemas de abastecimento já foi pior, na avaliação de Araújo. Em muitas áreas urbanas as torneiras são fechadas em dias alternativos ou é feito o remanejamento de liberação de água entre bairros.

Gerenciamento

A Cagece administra sistemas de abastecimento em 151 cidades cearenses. "Não há como negar que a situação é grave. O nível dos reservatórios está baixando. Neste ano praticamente não houve recarga, mas muitas ações foram concluídas ou estão em conclusão para reduzir os efeitos da seca", observa o diretor de Operações da Cagece.

Em dez cidades, o governo do Estado implanta adutoras emergenciais de engate rápido: nos municípios de Crateús, Tauá, Antonina do Norte, Beberibe, Paracuru, Pecém, Coreaú, Moraújo, Acopiara e Caridade.

Colapso

A cidade de Acopiara, localizada na região Centro-Sul do Estado do Ceará, corre risco de colapso de água. A barragem Quincoê, principal sistema local de abastecimento, secou. A saída foi transferir água de um açude particular, o Raimundo Morais. Operários trabalham para a implantação de uma adutora emergencial que deve ficar pronta em janeiro do próximo ano.

Na cidade de Antonina do Norte, a Cagece e a SRH encontraram uma nova fonte de captação de água, e, assim, o sistema entrou em equilíbrio. Já Beberibe, no Litoral Leste, saiu da situação crítica após a instalação de uma adutora de engate rápido.

Crateús, município situado nos Inhamuns, está com o seu principal açude seco e a alternativa foi transferir água do Açude Flor do Campo, em Novo Oriente, por meio do leito seco do Rio Poty, até o Açude Carnaubal.

A operação foi realizada pela Cogerh e gerou polêmica. O reservatório Flor do Campo só acumula 5% da capacidade. Em Mucambo o açude também secou. Duas adutoras foram implantadas para transferir água do Açude Jaburu, na cidade de Ubajara, que está com volume de quase 50% para os municípios de Graça, Pacujá e Mucambo. Em Caridade, a Cagece mudou a captação para o Açude São Domingos.

Alternativa

Nas cidades de Granja, Pacoti e Palmácia os poços estão secando e os técnicos tentam perfurar outros. No município de Irauçuba, carros-pipas abastecem diariamente a Estação de Tratamento de Água (ETA).

Na cidade de Quiterianópolis, o sistema secou e cinco poços estão sendo perfurados com previsão de conclusão para o próximo dia 10.

Na cidade de Tauá, localizada na região dos Inhamuns, os açudes Trici e Várzea do Boi estão com menos de 2% de volume e a situação é preocupante. Uma adutora do Açude Favelas que acumula 15%, vai amenizar a crise de desabastecimento.

Segundo o diretor de Operações da Cagece, outros municípios cearenses enfrentam quadro crítico considerado médio. São elas: Trairi, Paracuru, Alcântara, Salitre, Lavras da Mangabeira e Ipaumirim.

Neste último, uma adutora em implantação pela Secretaria de Recursos Hídricos deve ser concluída neste mês a partir do Açude Jenipapeiro que vai abastecer além de Ipaumirim, Baixio e Umari. Por enquanto, a saída é perfurar novos poços em busca de água no subsolo. (HB) 

Mais informações

Cagece, endereço: Av. Dr. Lauro Vieira Chaves, 1.030
Telefones: 0800 275 0195/ (85) 3101. 1826 

Fonte: Diário do Nordeste

Servidores do Detran permanecem em greve








Muitas pessoas foram até a sede do órgão, na Maraponga, por acreditar que o movimento tinha acabado, mas apenas os serviços de agendamento, realização de exames médicos e provas de legislação estavam funcionando (Foto: Helosa Araújo)
Mesmo com a decisão da Justiça que declarou, na última quinta-feira, a ilegalidade da greve dos servidores do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-CE), membros do Sindicato de Trabalhadores da Área de Trânsito (Sindetran-CE) decidiram, em assembleia ontem, permanecer na paralisação. O sindicato informa que aproximadamente 300 funcionários estão sem trabalhar desde o dia 17 do mês passado, enquanto o Detran diz que são cerca de 50. Com o posicionamento, o grupo estará sujeito ao pagamento de multa diária no valor de R$ 300 para cada servidor e R$ 50 mil para o sindicato.

Para a presidente do sindicato, Eliene Uchoa, uma das justificativas utilizadas pela Procuradoria Geral do Estado (PGE) e pela Procuradoria Jurídica do Detran para exigir a suspensão da greve não tem procedência. O argumento é que os funcionários teriam deflagrado a greve durante processo de negociação, o que a tornaria irregular. "Esse é o quinto movimento que realizamos com a mesma pauta. Já houveram sete acordos que não foram cumpridos", afirma.

As principais reivindicações da categoria são a favor da implantação de um Plano de Cargos e Carreiras específico, da reestruturação da tabela salarial e da reposição do quadro de profissionais, o qual, segundo a diretora do sindicato, seria pequeno demais para atender à demanda de todo o Estado. Ainda na manhã de ontem, os trabalhadores paralisados voltaram a ocupar o setor de Registros do departamento, levando tambores e vestindo camisetas com os dizeres "Estamos em Greve".

Sobre a multa que o sindicato e os servidores terão de pagar e o descumprimento da liminar que obriga a retomada das atividades de imediato, Eliene alegou que a insatisfação da categoria é mais forte que a determinação da Justiça. "Para os trabalhadores estarem desacatando essa decisão, é porque a indignação está acima disso. Agora, vamos nos organizar para saber como encaminhar esse novo momento da mobilização", destacou.

Ainda na manhã de ontem, muitos usuários do Detran foram à sede do órgão, no bairro Maraponga, acreditando que a paralisação havia sido encerrada, mas acabaram perdendo a viagem. Os setores de Registros, Vistorias, Fiscalização e os exames práticos para retirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) estavam parados. Funcionavam apenas os serviços de agendamento e realização de exames médicos e provas de legislação também destinados à emissão da CNH, onde atuam profissionais terceirizados.

Portas fechadasO comerciante José Aurineto de Barros foi, ontem, ao departamento para fazer o registro de um caminhão, mas encontrou as portas fechadas. Ele, que nas últimas semanas se dirigiu três vezes ao lugar na esperança de conseguir obter o documento, teve de voltar para casa sem perspectiva de quando terá o papel em mãos. "A minha vistoria vence hoje, então se não valer mais depois da greve, vou ter que fazer outra, pagar de novo e passar pela mesma burocracia", conta.

No setor de Vistorias, o comerciante Alex do Zumbi estava esperando do lado de fora para saber se haveria atendimento. Há 15 dias, ele tenta regularizar a situação de um carro e duas motos. "Minhas motos precisam ser emplacadas, mas venho todo dia ver se o serviço voltou e nada. Estou correndo o risco de levar uma multa", afirma.

De acordo com a assessoria de comunicação do Detran-CE, cerca de 2 mil atendimentos deixaram de ser executados por dia devido à greve. Destes, aproximadamente 420 são provas práticas de direção, 320 são de vistoria e 300 são registros. Diariamente, a paralisação impede, ainda, que seja feito o reboque de 30 carros que estacionam em locais proibidos. O órgão informou que irá descontar do salário dos servidores os dias parados e solicitar à Justiça que aplique a multa estabelecida.

FIQUE POR DENTROPostos atendem para renovação e registros
Embora parte dos funcionários esteja em greve, alguns postos na Capital continuam realizando atendimentos para renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e registro de veículos normalmente.

Nas unidades dos bairros Conjunto Ceará e São Gerardo, do Shopping José Bastos e do Shopping Ouro Verde, os serviços funcionam de forma regular nos próximos dias. Já no Interior, todos os 136 postos também permanecem atendendo.

Os endereços e horários de funcionamento das unidades podem ser encontrados no site do Detran-CE (www.detran.ce.gov.br/).

Fonte: miseria

Nenhum comentário:

Postar um comentário