domingo, 3 de novembro de 2024

Novas regras do Pix já estão valendo no Brasil

Foto Shutterstock
As novas regras do Pix entraram em vigor nesta última sexta-feira (1º), em todo o Brasil. As mudanças possuem o objetivo de dar mais segurança aos cliente e trazem novidades para o cadastramento de novos dispositivos. A partir de agora, se o usuário trocar de celular ou computador, ele terá um limite de R$ 200 por operação e de R$ 1 mil por dia, quando somadas as transferências.

Para elevar esses limites, conforme explica a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), é necessário que o consumidor cadastre o novo aparelho nas suas instituições financeiras. Cabe ao banco enviar uma mensagem diretamente ao cliente, por meio de seu aplicativo, indicando os dados necessários e onde deve ser feito esse cadastro.

É importante destacar que as novas regras não afetam os usuários que estão com suas contas ativas e com dispositivo já cadastrado em suas instituições.

O objetivo do Banco Central com as mudanças é reduzir a probabilidade de fraudadores usarem dispositivos diferentes daqueles utilizados pelo cliente para gerenciar chaves e iniciar transações Pix. Por exemplo, caso o usuário caia em um golpe de engenharia social, e passe seus dados inadvertidamente para um criminoso, como informações de conta e senha, o suspeito tentará acessar seu banco de outro dispositivo. Então, a instituição irá detectar que se trata de um novo local, ainda não cadastrado e que o cliente não utiliza normalmente em suas operações. A transação, nesses casos, será limitada automaticamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário