Foto Divulgação/Abrasel |
Com a aproximação de datas comemorativas como Natal e Ano Novo, o Ceará deve ofertar cerca de 3,4 mil empregos temporários, de acordo com o Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT), órgão vinculado à Secretaria do Trabalho.
Em todo o Brasil, devem ser mais de 450 mil, de acordo com a Associação Brasileira do Trabalho Temporário. A maior parte dessas vagas são voltadas para setores como comércio e serviços, em bares, hotéis e restaurantes.
Ao g1, o presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes do Ceará (Abrasel-CE), Taiene Righetto, disse que 42% dos estabelecimentos associados afirmaram que pretendem contratar funcionários temporários neste período, o que deve resultar em cerca de mil novas vagas.
Especialistas apontam que esse tipo de vaga pode ser uma porta de entrada para o mercado de trabalho, além de oferecer uma oportunidade para continuar na empresa mesmo após o período das festas de fim de ano. "Sem obrigação de ser permanente, ela pode ver mais o trabalho dele e assim contratá-lo se quiser", avalia a advogada trabalhista Vivânia Sampaio.
Taiene Righetto destacou que, de fato, muitas empresas aproveitam o período para captar novos membros para suas equipes permanentes. "A gente chama de temporário, mas com a escassez de mão de obra desse setor, muito provavelmente esse temporário vire até permanente", explicou.
Com informações do G1 Ceará.
Nenhum comentário:
Postar um comentário