quarta-feira, 24 de julho de 2024

Mortes por meningite crescem no Ceará em 2024

 Vacinação contra meningite busca menores de 11 anos com dose em atrasoEspecialista aponta que cobertura vacinal abaixo da média pode estar por trás de aumento

Cícero Dantas   (Foto: Geovana Albuquerque/Agência Saúde DF)

Vacinação contra meningite 

O Ceará registrou um aumento no número de mortes por meningite nos primeiros meses de 2024. De acordo com dados da Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa), até o dia 6 de julho foram identificados 17 óbitos em decorrência da patologia no Estado, mais do que o dobro registrado no mesmo período de 2023, quando foram observados sete casos do tipo.

Conforme Ministério da Saúde, a doença pode ser dividida em quatro grupos: as bacterianas, provocadas por bactérias, as virais, transmitidas por vírus, as fúngicas, adquiridas por meio de fungos, e aquela causadas por parasitas.

De acordo com o infectologista José Cândido a mais preocupante é a infecção por bactérias, que pode provocar a chamada meningite por pneumococos, a meningite H por Haemophilus e a meningite meningocócica. Elas variam entre si em decorrência do agente infeccioso.

Ainda segundo o especialista, entre as patologias desse tipo há uma que necessita de uma maior atenção é a meningocócia. “O grande temor da meningite meningocócica é sua característica invasiva e uma alta de evolução para uma forma mais grave, uma doença não apenas restrita ao cérebro, mas que pode se espalhar pelo corpo e causar um quadro de infecção generalizada“, diz.

No geral, o profissional destaca que pacientes com meningite podem apresentar sinais como incapacidade de encostar o queixo no peito, febre alta, dor de cabeça, sonolência e desmaios.

Vale ressaltar que a vacina Meningocócica C integra o calendário nacional de vacinação desde 2010, sendo ofertada gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) nas salas de vacinas das unidades básicas de saúde.

O Programa Nacional de Imunização também disponibiliza outras vacinas que protegem contra meningite, como BCG, Pentavalente, Pneumocócica 10v para crianças menores de 5 anos de idade e Meningocócica Acwy para crianças e adolescentes de 11 a 14 anos de idade.

Distribuição de óbitos por cidades cearenses (até 6/7/2024)

Fortaleza: 6
Caucaia: 2
Crato: 2
Aracati: 1
Quixadá: 1
Quixeramobim: 1
Viçosa do Ceará: 1
Camocim: 1
Canindé: 1
Meruoca: 1

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário