sexta-feira, 1 de março de 2024

PIB brasileiro cresce 2,9% em 2023, confirma IBGE

Sem auxílio emergencial no começo do ano, economia do Ceará cai 0,7% no 1º trimestre

O resultado foi considerado surpreendente até mesmo pelo governo. O setor agropecuário foi um dos destaques.
Paulo Junior  https://www.miseria.com.br/Foto: CNI/José Paulo Lacerda
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou na manhã desta sexta-feira (1) o resultado do Produto Interno Bruto do país ao longo de 2023. De acordo com o IBGE, o PIB nacional cresceu 2,9%, o que surpreendeu positivamente setores do governo e do mercado financeiro, que esperavam uma ampliação mais tímida, em face das projeções feitas no início de 2023, quando o crescimento era estimado em cerca de 1%.

Com este resultado o PIB brasileiro passa a equivaler a cerca de R$10,9 trilhões, firmando-se como a nona economia mundial. Destaca-se que entre os quatro trimestres avaliados em 2023, o quarto foi o que apresentou resultado mais tímido, já em comparação ao trimestre anterior não houve crescimento, mas, quando a comparação é o quarto trimestre de 2022 a variação é positiva em 2,1%.

Segundo o IBGE, alguns setores foram essenciais para o resultado observado, entre eles cabe focalizar o setor agropecuário, que cresceu 15,1% em relação ao ano anterior. A exportação de bens e serviços também teve bastante impacto, já que cresceu 9,1%. Apenas o setor de setor teve um deslanchar mais leve, de 2,4%. Entre aqueles que recuaram está o setor da Construção Civil, que encolheu 0,5%

Nenhum comentário:

Postar um comentário