sábado, 20 de janeiro de 2024

Funceme - Ceará tem 45% de chances de chuvas abaixo da média

 A tendência é de uma estação chuvosa mais curta para o Ceará

Ceará tem 45% de chances de chuvas abaixo da média em 2024

O Ceará tem 45% de probabilidade de chuvas abaixo da média em 2024, entre fevereiro e abril, conforme anunciado pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) nesta sexta-feira (19). As chances de precipitações dentro da normal e acima do normal são de 40% e de 15%, respectivamente, nos referidos meses, os quais compõem a maior parte da quadra chuvosa, de fevereiro a maio. As informações foram divulgadas nesta sexta-feira, por meio do Sistema de Recursos Hídricos do Governo do Estado do Ceará, no auditório da Casa Civil, no Palácio da Abolição, em Fortaleza.
Com a atuação do El Niño no Nordeste, meteorologistas e gestores já alertavam, em novembro passado, que este ano poderia abrir um novo período de estiagem severa no Ceará, sem reposição nos açudes devido à falta de chuva.
De acordo com a Funceme, o oceano Atlântico está aquecido, mantendo a configuração de aquecimento do Pacífico, o que estabelece a condição do El Niño. A tendência é de uma estação chuvosa mais curta para o Ceará. Ou seja, os resultados indicam concentração dos principais acumulados de chuva entre os meses de fevereiro e março, sendo mais irregulares em abril e, principalmente, em maio.

Lula chega ao Ceará para lançar primeiro campus do ITA do Nordeste

 Foto Thiago Gadelha/Sistema Verdes Mares
O presidente Luís Inácio Lula da Silva chegou a Fortaleza na tarde desta sexta-feira (19) para assinar o decreto que cria oficialmente o campus do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) em Fortaleza. O vestibular do ITA é um dos mais difíceis do país, e os alunos cearenses são destaque na escola de ensino superior, com cerca de 30% dos aprovados.

"É uma forma de reconhecer que, historicamente, 30% dos aprovados no vestibular do ITA ou são cearenses, ou fizeram curso aqui no Ceará", afirmou o ministro da Educação, Camilo Santana.

Conforme Camilo Santana, o ITA em Fortaleza vai ofertar dois cursos: engenharia de energias e energia de sistema. "São cursos diferentes dos ofertados em São Paulo para não haver concorrência", explicou o ministro.


Serão 50 vagas, 25 em cada curso, e o primeiro vestibular ocorre ainda neste ano. As aulas ocorrerão na Base Aérea de Fortaleza, que terá investimento de R$ 50 milhões em infraestrutura, para abrigar novas salas. A unidade terá o mesmo padrão do campus de São Paulo, conforme Camilo Santana.

Com informações do G1 Ceará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário