quinta-feira, 21 de dezembro de 2023

Projeto com Inteligência Artificial pode identificar uso irregular de água nos reservatórios do Ceará


Foto Cássio Sales/Cogerh
Um projeto criado em parceria entre a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) e Universidade Estadual do Ceará (Uece), que usa Inteligência Artificial, pode evitar o uso irregular de água bruta no Ceará – retirada diretamente dos reservatórios – extraída sobretudo para irrigação, carcinicultura (criação de camarões) e de forma industrial. Para isso, a tecnologia precisa de dados que ainda estão sendo coletados com o cadastro e a atualização dos usuários de água.

A solução tecnológica deve ser usada no “Sistema de Alerta para Detecção Diária de Uso Irregular de Recursos Hídricos” que, na prática, pode identificar o uso da água por pessoas sem cadastro por meio de imagens de satélite. A Gerência de Outorga e Fiscalização da Cogerh informou, em nota, que a tecnologia é aplicada em uma área prioritária nas regiões do Médio e do Baixo Jaguaribe, onde há uso intenso de irrigação e carcinicultura.

Isso deve abranger os reservatórios monitorados pela Cogerh, além de poços, rios e riachos e outros reservatórios com o desenvolvimento pleno do sistema e de seus ajustes e aprendizado pelo algoritimo. A proposta foi apresentada no painel "Impactos das Mudanças Climáticas no Ceará" da Superintendência Estadual da Agência Brasileira de Inteligência (Sece/Abin), na última semana.

"O que estamos trabalhando agora é na sua efetivação de modo automatizado e sistematizado com a utilização de IA – inteligência artificial. A metodologia de identificação dos alertas foi gerada e desenvolvida dentro da Cogerh, agora aproveitando a expertise dos nossos técnicos e uma pesquisa de ‘pos-doctor’, em parceria com a UFC/DEHA - Departamento de Engenharia Hidráulica e do Programa 'Cientista Chefe' do Governo do Estado do Ceará", detalhou a gerência.

Com informações do Diário do Nordeste. via https://elberfeitosa.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário