Desde quando o INSS passou a utilizar o sistema Atestmed em larga escala, permitindo que os trabalhadores solicitem o auxílio-doença pela internet, sem a necessidade de perícia médica, 452.028 pessoas fizeram o requerimento pelo site ou pelo aplicativo Meu INSS. Neste novo sistema, o segurado envia laudos e atestados digitalizados, e um médico perito analisa a documentação à distância. Se a documentação for considerada insuficiente ou irregular para a concessão do benefício, o profissional pode requerer o exame presencial.
Nesta semana, o INSS também começou a permitir a solicitação pelo sistema nas agências da Previdência Social. Os trabalhadores que não têm acesso à internet podem procurar uma unidade e contar com a ajuda de um servidor para fazer o requerimento. Somente no primeiro dia de atendimento, segundo o instituto, 375 pessoas procuraram este serviço em todo o país.
Essa facilidade foi implantada agora porque o governo retirou a exigência de conta nível ouro ou prata no portal Gov.br para fazer a solicitação. Agora, o requerimento podem ser feito com conta nível bronze.
De qualquer forma, o trabalhador continua podendo requerer o auxílio-doença por conta própria, via Atestmed. Segundo o INSS, somando os atendimentos presenciais e os realizados pelo Meu INSS, o número de requerimentos na segunda-feira chegou a 5.767 pedidos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário