segunda-feira, 14 de agosto de 2023

Águas da transposição do Rio São Francisco chegam novamente ao Ceará

Foto Divulgação Ascom SRH
Neste mês de agosto, as águas do Eixo Norte da transposição do Rio São Francisco chegaram ao Ceará, em Jati, menos de 15 dias após após a entrega do novo sistema para a Estação de Bombeamento 3 (EBI-03), localizada em Salgueiro (PE). 

Conforme Ramon Rodrigues, secretário executivo dos Recursos Hídricos do Ceará, a água chega em “volume da ordem de 11 metros cúbicos por segundo entregue lá na barragem de Jati e ‘anda’ 53 quilômetros no CAC (Cinturão das Águas)”.

Ele detalha o percurso: na altura do Riacho Seco, que é um afluente do Salgado, a água segue até o rio Jaguaribe, que desemboca no Castanhão. "Quando chega no Castanhão, é transferida através do Eixão das Águas até a Região Metropolitana de Fortaleza (RMF)", explica.

Conforme Ramon, o recurso foi inicialmente pensado para abastecimento humano da RMF. "Esse volume aí que é disponibilizado ao Estado do Ceará representa exatamente o consumo de Fortaleza com a Região Metropolitana", afirma.

Contudo, "quando os nossos reservatórios da RMF estão cheios, como agora, essa água pode ser disponibilizada para outros usos, também pode ser disponibilizada para utilização de outros municípios que estejam necessitando ao longo desse trajeto", acrescenta o secretário.

Com informações do O Povo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário