O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) conversou por videochamada, nesta quinta-feira, 2, com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky. Durante a conversa, Lula reafirmou o desejo de criar um grupo de países para tentar intermediar um acordo de paz para pôr fim à guerra na Ucrânia. O anúncio da conversa foi divulgada pelo presidente brasileiro em suas redes sociais.
A Ucrânia, país do Leste Europeu, vem sofrendo com a guerra provocada pela Rússia há pouco mais de um ano. A invasão militar russa deixou um rastro de milhares de mortos e milhões de refugiados. É o pior confronto do continente europeu desde a 2ª Guerra Mundial.
O tema da conversa com Zelensky também havia feito parte da conversa de Lula com o presidente americano, Joe Biden, em visita aos EUA em fevereiro, além de também constar na pauta do encontro bilateral que Lula terá este mês com o presidente da China, Xi Xi Jinping, em Pequim.
Nesta quarta-feira, 1º, o presidente Lula conversou ainda com o presidente do México, Andrés Manuel Lopez Obrador. O tema da conversa foi a cooperação entre os dois países, além do presidente brasileiro ter sido convidado a visitar o México, ainda sem data definida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário