quinta-feira, 2 de junho de 2022

Covid-19: 20 estados, inclusive o Ceará, mantêm tendência de aumento de casos

Boletim divulgado pela Fiocruz nesta quarta indica que o Ceará com sinal moderado de crescimento nos casos de Covid-19 durante as últimas seis semanas

Das 27 unidades federativas do Brasil, 20 apresentam sinal de crescimento nos casos de Covid-19. É o que aponta o boletim Infogripe divulgado nesta quarta-feira, 1º, pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). No Ceará, o cenário é de um "sinal moderado" de alta. O informativo mostra que a Covid-19 responde por 59,6% dos casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG) que tiveram identificação viral nas últimas quatro semanas.
Desde o início de maio, a Fundação vem alertando semanalmente para os sinais de aumentos nos casos de Covid-19. Os resultados positivos para o coronavírus saíram de 36,6%, no boletim de 5 de maio, para 37%, 41,8% e 48,1% nas semanas seguintes.
Os casos monitorados são aqueles que apresentaram febre, tosse ou dor de garganta e dificuldade respiratória e que tenham necessitado hospitalização ou que vieram a óbito.

Cenário nos estados - Conforme o boletim, 20 das 27 unidades federativas apresentam sinal de crescimento nas últimas seis semanas: Acre, Alagoas, Amazonas, Amapá, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Rondônia, Roraima, Santa Catarina e São Paulo. Entre elas, apenas Amapá, Ceará e Pará apresentam sinal moderado (probabilidade entre 75% e 95%) de crescimento, enquanto nas demais observa-se sinal forte (probabilidade acima de 95%) de crescimento.

Síndrome respiratória nas faixas etárias - Os dados referentes aos resultados laboratoriais por faixa etária seguem apontando amplo predomínio do coronavírus, especialmente na população adulta. Nas crianças de até 4 anos, o aumento nos casos de SRAG foi marcado por aumento nos casos positivos para vírus sincicial respiratório (VSR) e leve aumento nos casos de rinovírus e metapneumovírus. Já os caso de Covid-19 "vem aumentando nas semanas recentes acompanhando a tendência da população adulta".
No grupo de 5 a 11 anos de idade, "observa-se sinal de interrupção de queda nos resultados positivos para SARS-CoV-2, na segunda quinzena de fevereiro, e aumento na detecção de outros vírus respiratórios no mês de março, com predomínio de positivos para rinovírus".

Nenhum comentário:

Postar um comentário