No fim da tarde da última quinta-feira (23/09) o município de Milagres (a 490 km de Fortaleza), na região do Cariri, registrou chuva de granizo, um evento inédito no estado. Devido a forte ventania, algumas casas foram atingidas e árvores foram derrubadas. Uma das árvores atingiu um carro, mas ninguém ficou ferido.
De acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), chuvas em Milagres e Região Cariri estavam previstas. A constatação veio através de imagens de radar que identificaram precipitação nas macrorregiões do Cariri e no extremo-sul do Sertão Central e Inhamuns.
Sobre o granizo, imagens de satélite da noite de quinta-feira (23/09) indicaram a formação de nuvens bem desenvolvidas verticalmente e topos bem frios, com cerca de -60°C, sobre a região. O granizo costuma formar-se no interior de nuvens como as que foram observadas no sul do Ceará.
A Funceme reforça que a formação do granizo não está obrigatoriamente ligada à presença de chuvas intensas. Em regiões mais altas, a distância entre as nuvens e a superfície do solo é menor, o que torna possível a percepção do fenômeno natural.
Como consequências da chuva de granizo pode-se citar o enfraquecimento da estrutura das árvores, danos em telhados e carros, o risco às redes de energia e alteração no fluxo do trânsito. Além de prejudicar as plantações, o que impacta diretamente os municípios que pautam sua economia na agricultura.
A orientação é para que as pessoas não fiquem debaixo de árvores, torres de transmissão ou qualquer estrutura que possa cair durante as chuvas de granizo e procurar abrigo até que a chuva passe.
Nenhum comentário:
Postar um comentário