segunda-feira, 30 de novembro de 2020

Bruno Covas é reeleito prefeito de São Paulo

Foto Rovena Rosa / Agência Brasil
Bruno Covas (PSDB) foi eleito hoje, domingo, 29 de novembro (29/11), prefeito de São Paulo (SP), capital paulista, após conquistar 3.110.117 votos. O resultado da apuração equivale a 59,34% dos votos válidos. Covas disputou o segundo turno das eleições municipais de 2020 com Guilherme Boulos (PSOL).

Cerca de 2.130.870 votos foram recebidos por Boulos, que acumulou 40,66% das indicações para assumir a prefeitura da capital paulista, São Paulo. A colocação dos candidatos foi um reflexo do cenário do primeiro turno, onde Bruno Covas também despontava como candidato mais votado para assumir a prefeitura da cidade.

A contagem dos votos é divulgada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Votos brancos corresponderam a 4,40% dos registrados, com 268.513 casos. Votos nulos pontuaram 9,77% dos registros, com um total de 596.601 casos.

Com informações do O Povo.

POLÍCIA INVESTIGA MORTE DE MARADONA COMO HOMICÍDIO CULPOSO

Leopoldo Luque e Maradona Foto: reprodução/instagram

Diante de possíveis irregularidades na internação domiciliar de Diego Maradona, morto na última quarta-feira, a Justiça argentina ordenou uma busca na casa e no consultório de Leopoldo Luque. Neste domingo, o médico pessoal do craque falecido se tornou o principal alvo da investigação que tramita como homicídio culposo.

Maradona: Tudo que perdemos com a morte do gênio argentino

— Pelas provas recolhidas, considerou-se necessário solicitar buscas no domicílio e no consultório do médico Luque. Se forem constatadas as irregularidades na internação domiciliária de Maradona, pode ser crime de homicídio culposo — eplicaram fontes do jornal "La Nacion".

Especial maradona: Vizinhos de infância tentam explicar como Diego virou um mito

Luque terá de testemunhar perante o Ministério Público por suspeita de negligência médica nos últimos dias de vida do ex-jogador. A busca na casa e no consultório foi ordenada após a polícia ouvir o testemunho das filhas de Maraona na noite de sábado, que apontaram para o médico como principal responsável pelo descuido com o pai.

Martín Fernandez: O penúltimo milagre de Maradona

De acordo com a publicação, o médico ficou supreso com a chegada dos policiais, que realizaram na madrigada deste domingo a vistoria autorizada pelo juiz Orlando Díaz. A vistoria tem como objetivo visam encontrar elementos para determinar se o médico foi o responsável por cuidar de Maradona após sua alta da clínica onde foi operado de um "hematoma subdural".

Os investigadores querem saber se Luque foi o responsável por cuidar de Maradona e quantas vezes ele foi verificar seu paciente. A polícia também investiga por que não havia um médico especialista e uma ambulância 24 horas na casa, e se o ex-joagdor recebeu a medicação adequada. Outro questionamento é por que não havia desfibrilador no local, já que Maradona tem um histórico de problemas cardíacos.

F: PORTAL EXTRA

Casal de namorados morto em acidente na Grande Natal planejava noivado

 Gabriella Nascimento de Góis, de 19 anos, e João Vitor Lima da Silva, de 21, namoravam há 1 ano - Os dois morreram em um acidente em Macaíba, na tarde de sábado

Gabriella Nascimento de Góis, de 19 anos, e João Vitor Lima da Silva, de 21, morreram em acidente em Macaíba

O casal de namorados que morreu em um acidente na BR-226, em Macaíba, na Grande Natal, no fim da tarde deste sábado (28), já planejava o noivado. Gabriella Nascimento de Góis, de 19 anos, e João Vitor Lima da Silva, de 21, namoravam há 1 ano, de acordo com a família.

O acidente - Gabriella Nascimento de Góis, de 19 anos, e João Vitor Lima da Silva, de 21, trafegavam em uma moto na BR-226, no sentido Natal, quando bateram na lateral de uma caminhonete que iria cruzar a via.
Com o impacto, o casal foi arremessado e entrou pela janela do carro. Os dois morreram no local. O motorista da caminhonete abandonou o veículo e fugiu do local.
Quando a equipe do CPRE chegou ao local para atender a ocorrência um dos policiais percebeu que uma das vítimas do acidente era a filha dele. Muito abalado, o policial não quis falar com a imprensa.

Moto em que casal trafegava ficou destruída após o acidente em Macaíba

LAVRAS DA MANGABEIRA - Cotar apreende pistola, munições e comprimidos psicotrópicos

 Um suspeito estava a bordo de um veículo HB20 de cor branca

Cotar apreende pistola, munições e comprimidos psicotrópicos

Cotar apreende pistola, munições e comprimidos psicotrópicos em Lavras da Mangabeira. A apreensão aconteceu na noite do último sábado (28), quando equipes do Cotar receberam uma denúncia que na localidade de Ouro Branco disparos de arma de fogo foram percebidos.
Um suspeito estava a bordo de um veículo HB20 de cor branca. Os policiais realizaram diligências e se depararam com o carro guiado por Welinton Carlos Alves Silva, 34 anos.
Na abordagem, no interior do veículo, foram apreendidos um estojo de calibre 380 e algumas cartelas de Nobesio, comprimidos psicotrópicos. O condutor do carro, ao ser questionado, disse que a arma estava com seu amigo em uma pousada onde estavam hospedados.
Chegando em um quarto da pousada, Fabrício Gratão Canales, 34 anos, foi encontrado com uma pistola calibre 380 com 8 munições intactas. A dupla recebeu voz de prisão e foi autuada em flagrante na Delegacia Regional de Polícia Civil de Icó, pelo delegado titular, Glauber Ferreira, na lei de entorpecentes e no estatuto do desarmamento.

Caminhonete para em cima de residência após acidente em SC

 O carro ficou sustentado pelo madeiramento no telhado da casa

Uma caminhonete acabou sobre o telhado de uma residência após o motorista perder o controle do carro em uma rodovia em Orleans, no Sul de Santa Catarina, na tarde do último sábado (28). O motorista foi para o hospital e a Defesa Civil foi acionada por riscos na casa após o acidente.
O motorista, de 66 anos, perdeu o controle do veículo, saiu da pista, desceu por um barranco e acabou no telhado da casa.
Segundo os bombeiros, o carro ficou sustentado pelo madeiramento no telhado da casa. O motorista foi retirado pelos bombeiros e encaminhado a fundação hospitalar da cidade. Ele sofreu escoriações e estava desorientado.
Com o peso do carro e com o acidente, havia risco de desabamento do telhado. Por isso, os moradores foram orientados a não ficar no local e a Defesa Civil foi acionada para avaliar o local.

Motoristas com a CNH vencida neste ano terão até o final de 2021 para renovar o documento

 A atual resolução, que entra em vigor a partir de 1º de dezembro de 2020 em todo o território nacional

O Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran-CE) estabeleceu novos prazos para renovação da Carteira Nacional de Habilitação. de acordo com a nova resolução, o prazo para renovação da CNH, para os condutores que tiveram habilitação vencida no período de 2020, ocorrerá a partir de 1º de janeiro de 2021, seguindo os meses de validade.
Ou seja, os documentos com data de validade de janeiro de 2020 poderão renovar até 31 de janeiro de 2021; para as vencidas em fevereiro de 2020, a renovação poderá ocorrer até 28 de fevereiro de 2021; e assim sucessivamente, até 31 de dezembro de 2021 para as habilitações com validade em dezembro de 2020.
A atual resolução, que entra em vigor a partir de 1º de dezembro de 2020 em todo o território nacional, revoga outra determinação que interrompia os prazos de renovação de CNH por tempo indeterminado por conta da pandemia de Covid-19.
O Detran informa ainda que os condutores que desejarem efetuar a renovação do seu documento antes do novo prazo estabelecido pelo Contran, poderão fazê-lo, bastando apenas buscar o agendamento do serviço através do site do Detran.

Confira os novos prazos

Sarto é eleito prefeito de Fortaleza

Confira o resultado dos votos de hoje, domingo, 29 de novembro (29/11), do segundo turno das eleições municipais de 2020 que elegeram Sarto Nogueira (PDT) para prefeitura de Fortaleza.

José Sarto Nogueira (PDT) foi eleito hoje, domingo, 29 de novembro (29/11), prefeito de Fortaleza, Capital cearense. Sarto disputou o segundo turno das eleições municipais de 2020 com Capitão Wagner (Pros). Atualização do TSE das 19 horas mostra o pedetista com 51,69% dos votos e Wagner com 48,31%, com 98,03% das seções totalizadas.

Sarto recebeu, até o momento, 655.538 votos, contra 612.769 de Capitão Wagner. A colocação dos candidatos foi um reflexo do cenário do primeiro turno, quando Sarto também despontava como candidato mais votado para assumir a prefeitura da cidade.

SEGUNDO TURNO DAS ELEIÇÕES 2020

No Brasil, 18 capitais definiram seus respectivos futuros gestores municipais neste domingo, 29. Além delas, outras 39 cidades brasileiras também vivenciaram um segundo turno de votação. A região Nordeste é a que tem a maior quantidade de capitais que com segundo turno das eleições municipais de 2020, sendo sete cidades.

Em sequência, aparecem a região Norte com cinco capitais, região sudeste serão três capitais. Duas capitais presentem no Centro-Oeste terão segundo turno, enquanto na região sul, apenas Porto Alegre deverá definir os ocupantes da prefeitura neste domingo.

Os eleitores que por algum motivo não votaram no primeiro turno, já tendo justificado a ausência ou não, puderam votar normalmente. Aqueles que não compareceram às urnas devem justificar a ausência dentro do prazo estimado pela Justiça eleitoral, caso contrário ficarão impossibilitados de emitir passaporte e carteira de identidade entre outras coisas. Se o eleitor também não compareceu no primeiro turno, será necessário realizar duas justificações de ausência, uma para cada dia de votação.

Diante da pandemia do novo coronavírus, o processo eleitoral no Ceará passou por algumas mudanças, como a expansão do horário de votação, além do acréscimo de uma série de normas e protocolos de segurança, obrigatórios na ida às urnas. Além disso, em virtude do novo vírus, o candidato eleitoral de 2020 precisou ser alterado ainda em julho, por conta da crise gerada pela Covid-19.

Apesar das alterações, todo cidadão brasileiro alfabetizado, maior de 18 anos e legalmente capaz é obrigado a votar. O voto é facultativo para os eleitores analfabetos, os maiores de 70 anos, e os que têm entre 16 e 18 anos.

(O Povo)

Pedi força a Deus, diz PM que atendeu ocorrência de acidente que matou a própria filha

O sargento da Polícia Militar Severino Góis, de 54 anos de idade, passou no sábado (28) pelo que ele chamou de “pior experiência da vida”. O policial foi chamado para atender a uma ocorrência de acidente de trânsito na BR-226, em Macaíba, na Grande Natal. Ao chegar ao local, ele descobriu que uma das vítimas era sua filha Gabriela Nascimento de Góis, de 19 anos, que morreu no acidente. “Eu pedi muita força a Deus quando vi que era ela”, disse.

A jovem estava acompanhada do namorado João Vitor Lima da Silva, de 21 anos, que também morreu. Os dois vinham em uma moto na BR-226, no sentido Natal, quando bateram na lateral de uma caminhonete que iria cruzar a via. Com o impacto, o casal foi arremessado e entrou pela janela do carro. Os dois morreram no local.

“Quando eu cheguei no local eu vi que tinha uma guarnição da PRF. Aí eu pensei: ‘esse acidente não foi na estrada de barro, foi aqui na BR. Isso é com a PRF. Mas vamos encostar aqui ao lado’. Aí eu encostei a viatura com a minha equipe. Ao chegar no local, eu vi a moto toda destruída. A pancada foi violenta. Aí eu olhei, por trás da moto, e vi um capacete rosa. O capacete que era da minha filha. Eu olhei e disse ‘esse capacete eu conheço, é da minha filha’. Aí o rapaz veio para perto de mim e disse ‘calma, sargento Góis. Foi Gabi’”, contou, emocionado.

“Nessa hora Jesus me deu força, me deu coragem, e eu me desloquei até o carro. Chegando no lado do passageiro eu visualizei o meu genro. De costas, já dentro das ferragens. E eu vi os pés dela. Então eu corri, arrodeei pelo lado do carro e abri a porta. Quando eu abri a porta, minha filha estava deitada como se estivesse dormindo. Naquele momento eu abri minha mente para Deus e disse ‘Senhor, me dá forças. Porque eu sei que minha filha não está mais comigo, nem meu genro. Mas o Senhor vai me dar forças”, disse.

O sargento permaneceu no local do acidente até a chegada do Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep). Em entrevista à Inter TV Cabugi ele contou que Gabriella queria ser policial rodoviária federal e que estava estudando para realizar esse sonho. “Ela era uma menina estudiosa. Semana passada mesmo ela me disse que ia me dar muito orgulho, que ia ser policial rodoviária federal. Mas não deu tempo”, lamentou.

Gabriella Nascimento de Góis, de 19 anos, e João Vitor Lima da Silva, de 21, morreram em acidente na BR-226, na tarde deste sábado (28), em Macaíba.

Gabriella e João Vitor namoravam há um ano e, segundo a família, já estavam planejando o noivado.

O corpo de João Vitor é velado na Igreja Adventista, em Macaíba. O corpo de Gabriella é velado na casa da família dela, que fica na marginal da BR-226, onde o acidente aconteceu.

(G1)

Em fuga, assaltante é atropelado, vai preso e descobre que está com Covid-19

 

Na madrugada de sexta-feira (27), dois homens foram presos após assaltarem um pedestre e provocarem um acidente ao tentarem fugir, em Santa Maria, a 30 km de Brasília . As informações são do portal UOL.

De acordo com a publicação, a dupla chegou de moto e abordou uma pessoa que aguardava em uma parada de ônibus da cidade, por volta das 5h. Eles roubaram o celular e a mochila da vítima. No entanto, ao acelerar a moto para fugir, acabaram batendo em um carro que estava passando na hora.

O assaltante que conduzia a moto foi atingido e parou embaixo do automóvel. Segundo o portal, ele ficou inconsciente e sofreu várias lesões. Após ser levado ao hospital pelo Corpo de Bombeiros, o homem passou por exames e descobriu estar infectado pela Covid-19.

Ainda segundo a publicação, ele foi levado para a área de isolamento da unidade e está sob escolta da Polícia Civil do Distrito Federal. Assim que receber alta, será preso.

Já o outro assaltante foi capturado no local do acidente. Ele foi preso em flagrante e reconhecido pela vítima do assalto. O motorista do carro prestou depoimento na delegacia como testemunha e registrou ocorrência pelo acidente.

domingo, 29 de novembro de 2020

Três mortos e um ferido em Mauriti num grave acidente entre moto e carro

 


Um acidente de trânsito na tarde deste sábado deixou o saldo de três jovens mortos e outro gravemente ferido no município de Mauriti. Foi por volta das 16 horas, na CE-384 que liga os estados do Ceará e Paraíba, por conta da colisão entre uma motocicleta e um veículo Astra de cor vermelha. No local do acidente morreram os três ocupantes da moto, enquanto o motorista do carro foi socorrido ao hospital local e terminou transferido ao Hospital Regional do Cariri (HRC) em Juazeiro.

O piloto da moto Natanael da Silva Nunes, de 26, levava na garupa o irmão Willian José Nunes da Silva, de 19, e o amigo Gilverton Oliveira Feitosa, de 23 anos. Todos residiam na Vila Nossa Senhora Santana em Mauriti e morreram no local, alguns com fraturas múltiplas. O acidente foi no Distrito de Umburanas, onde mora o motorista Cícero da Silva Furtado, de 30 anos, no Sítio Mororó. Os dois veículos caíram na ribanceira às margens da rodovia estadual e ficaram bastante destruídos.


blog dogesso

Anvisa fará análise parcial de dados de vacina da Janssen contra Covid-19

               


A Anvisa informou na noite desta sexta-feira (27) que começará a analisar dados de uma vacina em desenvolvimento pela Janssen, braço farmacêutico da Johnson & Johnson, contra a Covid-19. 

A medida ocorre após a empresa entrar em um processo chamado de "submissão contínua", criado para permitir o compartilhamento prévio de documentos por empresas à frente de estudos de vacinas. O objetivo é agilizar a análise de um futuro registro dos imunizantes no país.

Bolsa Família: beneficiário do programa receberá por poupança digital

                


A Caixa Econômica Federal inicia, a partir de dezembro, o pagamento aos beneficiários do Programa Bolsa Família por meio da Conta Poupança Social Digital. Mais de 9 milhões de pessoas que ainda não possuem nenhuma conta bancária poderão receber o benefício por meio de crédito na conta digital, sacar com o cartão Bolsa Família e movimentar os valores pelo aplicativo CAIXA Tem. 

A modalidade permitirá que o beneficiário tenha conta bancária sem obrigatoriedade de saque integral das parcelas. A abertura das contas será feita de forma automática e escalonada pela Caixa sem a necessidade de apresentação de documentos ou comparecimento às agências. 

Além de movimentar o benefício pelo aplicativo, os beneficiários poderão continuar sacando os recursos por meio do Cartão Bolsa Família ou Cartão Cidadão.

VIOLÊNCIA - Garota de 13 anos é vítima de feminicídio ao ser morta a tiros pelo ex-namorado

 Gabriele foi assassinada com um tiro na cabeça no bairro Planalto Ayrton Senna

Gabriele terminou o namoro com o assassino e acabou morta por ele

Uma adolescente de apenas 13 anos de idade se tornou a mais recente vítima de feminicídio no Ceará e, com o crime, o estado já acumula 305 mulheres assassinadas em 2010. O caso aconteceu na tarde da última sexta-feira (27) em Fortaleza. O suspeito de matar a garota é o ex-namorado dela, que está foragido e sendo procurado pela Polícia.
A menina morta foi identificada como Gabriele Alves de Oliveira, que morava com os pais no  Planalto Ayrton Senna, conhecido como Pantanal, na zona Sul da Capital. Ela foi a segunda mulher morta, neste mês, no mesmo bairro. De acordo com os registros das autoridades, o casal de namorados havia se separado há algumas semanas, mas o rapaz não aceitava o fim do relacionamento.
Era por volta de 16 horas, quando o suspeito invadiu a casa da ex-namorada. Gabriele percebeu o perigo e tentou correr, mas foi atingida com um tiro na cabeça e caiu morta junto à porta, enquanto o assassino iniciava a fuga.
Uma equipe de policiais civis do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) foi acionada pela Polícia Militar para dar início às investigações.

Balanço - Esta foi a quinta mulher assassinada no Ceará em apenas uma semana. No domingo (22), a jovem Dayra Lorrane Matias Cardoso, 22 anos, foi assassinada, a facadas em casa, na cidade de Itapipoca pelo companheiro, que suicidou-se.
Na terça-feira (24), Francisca Tayná Bandeira de Lima, 24 anos, foi assassinada a tiros na Praça do Sítio São João, bairro pertencente ao Grande Jangurussu, na zona Sul de Fortaleza. De acordo com a Polícia, a morte de Tayná está ligada à guerra de facções no lugar.
Na quinta-feira (26), duas mulheres acabaram mortas. A primeira, identificada como Luana Melo da Costa, 19 anos, foi uma das sete pessoas mortas numa chacina ocorrida durante a madrugada na localidade de Pedra e Cal, na zona rural do Município de Ibaretama, na Região do sertão Central do Ceará.
À noite, ainda na quinta-feira (26), uma mulher, identificada apenas por Adriana, foi assassinada a tiros, enquanto dormia na sala de sua casa, localizada no Distrito de Telha-Camará, no Município de Aquiraz, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF).
Ontem, a adolescente Gabriele foi morta, a tiros, no Planalto Ayrton Senna, na Capital.

Subtenente Romão tirou a sua própria vida, com um tiro na cabeça

 Subtenente Romão, como era mais conhecido já se preparava para a aposentadoria

O Subtenente da Polícia Militar do Ceará Cícero Romão de Oliveira, 57 anos, morreu na manhã deste sábado (28), em sua residência no Bairro Alto Brilhante, em Tauá, na região dos inhamuns.
Segundo as primeiras informações, o PM estava sozinho em casa após familiares saírem para fazerem uma compra a pedido do dele. Romão usou a própria arma de trabalho (pistola) para tirar a vida.
Subtenente Romão, como era mais conhecido, estava a 34 anos na Polícia Militar e já se preparava para a aposentadoria.
Ao tomarem conhecimento da morte do PM, policiais militares, civis e das demais forças de segurança de Tauá se dirigiram para o local onde ocorreu o óbito. Todos lamentaram a morte do Subtenente.
O SAMU foi acionado mas a vítima já estava em óbito. A Perícia Forense foi acionada para os procedimentos.
O Delegado de Polícia Civil  Danilo Távora também esteve no local e confirmou a morte por suicídio.

Ministério da Saúde não prevê vacinar toda a população contra a Covid-19 em 2021



 O Ministério da Saúde informou nesta sexta-feira, 27, que não prevê vacinar toda a população brasileira contra a covid-19 em 2021. A pasta cita a dificuldade mundial de produção dos imunizantes e o fato de os testes não incluírem todos os públicos, como crianças e gestantes, o que impossibilitaria uma parte da aplicação. Para a pasta, a limitação não representará riscos para os brasileiros.

"O fato de determinados grupos da população não serem imunizados não significa que não estarão seguros porque outros grupos que convivem com aqueles estarão imunizados e dessa forma não vão ter a possibilidade de se contaminar com a doença. É por esse motivo que não vacinamos toda a população, por exemplo, contra a influenza", explicou Elcio Franco, secretário-executivo do Ministério da Saúde.


Ele citou ainda as limitações mundiais de produção. "Quando a gente fala em imunização, o mundo não entende que terá que ter vacina para todos. A própria Covax Facility, iniciativa que junta uma série de laboratórios, ela almeja acesso a 2 bilhões de doses para a vacinar todo o mundo, e por aí verificamos que é uma meta bastante ambiciosa porque não se imagina que haverá vacina para vacinar todos os cidadãos do planeta Terra."

A coordenadora do Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde, Francieli Fontana, disse que "não temos uma vacina para vacinar toda a população brasileira". E ressaltou os públicos ainda não testados pelos estudos vigentes. "Não podemos priorizar determinados públicos tendo em vista que essa vacina não está sendo utilizada durante os testes nessa população, a exemplo de crianças e gestantes", destacou.

O País possui um acordo com o laboratório AstraZeneca, que desenvolve uma vacina em parceria com a Universidade de Oxford. Em 2021, o imunizante será produzido em parceria com a Fiocruz para distribuição em território brasileiro. A fundação prevê vacinar 130 milhões de brasileiros ao longo do próximo ano, sendo 65 milhões no primeiro semestre e outros 65 milhões no segundo semestre.

Além dessa vacina, outra iniciativa em estudo é a coronavac, do laboratório chinês Sinovac, que produzirá o imunizante em parceria com o Instituto Butantã, em São Paulo. O Brasil também aderiu à Covax Facility mediante pagamento de R$ 2,5 bilhões para poder acessar vacinas produzidas por um conjunto de nove laboratórios. A primeira parcela desse pagamento, no valor de R$ 830 milhões, já foi efetuada. As previsões, contudo, estão sujeitas ao andamento dos estudos que avaliam a segurança e a eficácia dos imunizantes.

freelance24horas.

Falta de latas e garrafas tira cerveja do mercado

Há menos cervejas nas prateleiras dos supermercados e o motivo é o mesmo que vem prejudicando pelo menos 14 segmentos da indústria: a falta de fornecimento de insumos como vidro e latas para a confecção das embalagens. As grandes cervejarias, porém, dizem que se trata de um problema pontual causado pela pandemia de covid-19 e que estão trabalhando para solucionar o problema.

A ruptura de cerveja, ou seja, a taxa de ausência desse produto no mercado, chegou a 18,92% em outubro, contra os 12,4% no mesmo período do ano passado. Os dados são da Neogrid, empresa especializada na gestão da cadeia de suprimentos que atende 40 mil lojas grandes e médias no País.
“Não é um desabastecimento que deve fazer o consumidor sair correndo para estocar cerveja, mas é possível que ele não encontre a marca que gostaria na embalagem de preferência. O efeito de ruptura mede que a loja tem 80 ‘apresentações’ quando, na verdade, deveria ter 100”, explicou o CCO da Neogrid, Robson Munhoz.
“Apresentação” é o termo utilizado para segmentar os tipos de produto disponíveis. Por exemplo, se um atacarejo vende tanto o pack de cerveja como as unidades soltas, então esse estabelecimento trabalha com dois tipos de apresentações. Se uma delas some do estoque, já se considera que há uma ruptura, por mais que a outra apresentação ainda esteja disponível para compra.
“Algumas indústrias estão escolhendo envasar uma ou outra cerveja em uma determinada apresentação por causa da dificuldade momentânea que o setor está tendo para conseguir lata e vidro. Não é um problema isolado, é o mercado todo. O efeito lata e vidro afeta toda a cadeia que usa esse insumo como base de envase”, disse Munhoz. “A região que a gente percebe mais dificuldade é a Norte e a Nordeste, por causa da geografia. Temos muitas fábricas no Sul e no Sudeste, então é natural que você produza e entregue aqui com um frete mais em conta.”
As cervejarias admitem dificuldades com o abastecimento de insumos, mas ressaltam que se trata de um problema pontual. A Ambev, que inaugurou em setembro uma fábrica de latinha em Minas Gerais para fazer frente ao aumento da procura durante a pandemia, disse que segue atendendo seus clientes e tem feito um esforço extra para atender à demanda crescente.
O Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja (Sindicerv) disse que a falta de insumos é um reflexo do impacto de fornecimento que vem afetando diversos segmentos em “um contexto atípico motivado pela pandemia, tanto na cadeia de insumos como na retomada acelerada dos últimos meses”.
“Especificamente no setor cervejeiro, estamos enfrentando desafios pontuais com alguns insumos inerentes ao negócio, mas buscando junto aos fornecedores soluções para a normalização e menor impacto possível ao processo”, escreveu o sindicato.
Procurado, o Grupo Heineken disse que só se posicionaria por meio do Sindicerv. O Grupo Petrópolis disse que não teve problema, “pois as empresas de latas e garrafas cumpriram com o que estava em contrato”.
 O ESTADO DE SÃO PAULO

O STF a um voto de aceitar a bigamia

No dia 2 de dezembro, o Supremo Tribunal Federal voltará a analisar um caso que pode, na prática, legalizar a bigamia no Brasil. Serão necessários todos os votos restantes – o de Dias Toffoli, de Kassio Nunes Marques e do presidente da corte, Luiz Fux – para se reverter a atual maioria de 5 a 3 a favor do reconhecimento de duas uniões estáveis simultâneas, ainda que esse reconhecimento não seja explícito, mas disfarçado de controvérsia previdenciária. E o resultado deste julgamento, por ter repercussão geral, balizará todas as demais ações a respeito do mesmo tema.

O caso específico é de uma disputa por pensão iniciada no estado de Sergipe. Após o falecimento do homem com quem vivia e havia tido um filho, uma mulher conseguiu o reconhecimento da união estável e, consequentemente, o direito à pensão. No entanto, esse homem também mantinha um relacionamento homossexual, e o parceiro pleiteou o mesmo direito, que lhe foi concedido na primeira instância e negado na segunda. Os recursos chegaram até o STF, que começou a julgar o assunto em 2019.

O direito de família é um dos ramos em que o Judiciário mais contribui para fazer desmoronar o arcabouço legal, com inovações que nem a Constituição, nem a legislação infraconstitucional preveem

O relator, ministro Alexandre de Moraes, precisou explicar que o céu é azul e a grama é verde em seu voto. O Código Civil, em seu artigo 1.521, VI, impede a bigamia – que, aliás, é tipificada como crime no artigo 235 do Código Penal – ao afirmar que quem está casado não pode contrair novo matrimônio. O artigo 1.723, por sua vez, impõe para a união estável os mesmos impedimentos colocados ao casamento. E a Constituição, no artigo 226, estabelece a proteção estatal à união estável, equiparada ao casamento tanto nos direitos quanto nos deveres. Em outras palavras, assim como alguém não pode estar em dois casamentos simultâneos, também não é possível estar em duas uniões estáveis simultâneas. Ricardo Lewandowski e Gilmar Mendes seguiram esse entendimento.

A divergência foi aberta por Edson Fachin, alegando que este não é um caso de direito de família, mas de direito previdenciário; ele foi seguido por Luís Roberto Barroso, Marco Aurélio Mello, Cármen Lúcia e Rosa Weber. No entanto, é evidente que a questão previdenciária, aqui, deriva da aplicação dos conceitos do direito de família. Só têm direito à pensão por morte as pessoas ligadas ao falecido ou por laços de sangue (filhos, pais ou irmãos) ou por laços de união reconhecida pelo Estado, ou seja, cônjuges ou companheiros. Em resumo, se o parceiro homossexual consegue o direito de dividir a pensão, fica implícito o reconhecimento legal de uma segunda união estável do falecido, simultânea àquela que ele mantinha com a companheira.

Via Gazeta do Povo

Presa há 1 ano, desembargadora recebe R$ 459 mil em salários e benefícios

Presa há quase um ano, a desembargadora Maria do Socorro Barreto Santiago, ex-presidente do TJ-BA (Tribunal de Justiça da Bahia), continua a figurar na folha de pagamento do órgão. Ela está presa preventivamente desde o dia 29 de novembro de 2019, quando foi alvo da Operação Faroeste, sob suspeita de participação em um esquema de venda de decisões judiciais e grilagem de terras.

Atualmente, Maria do Socorro está custodiada no Complexo Penitenciário da Papuda, no Distrito Federal.

A defesa nega as acusações e diz ver na prisão uma espécie de cumprimento antecipado de pena. Com status de servidora em situação funcional ativa, Maria do Socorro já recebeu durante o período de reclusão R$ 459 mil, de acordo com dados disponíveis no site do tribunal com informações até setembro.

O valor leva em conta o recebimento de benefícios como abonos e gratificações, em valores brutos, sem os descontos da Previdência e do IR (Imposto de Renda). Apesar da prisão e do afastamento da ex-presidente do TJ-BA, os pagamentos não são ilegais.

UOL

SOBRAL: LADRÃO TENTA ASSALTAR CIDADÃO E SE DÁ MAL; VÍDEO


Na manhã de sexta-feira (27), por volta das 06h40min, um ladrão tentou roubar um cidadão que estava nas proximidades do clube dos calçadistas, no bairro Renato Parente. O assaltante estava em uma biz e abordou a vítima que estava parada na calçada. A vítima reagiu ao assalto e desferiu vários socos e chutes no assaltante. O suspeito ainda tentou fugir na moto, mas a abandonou na via. O veículo abandonado era roubado.

Outro indivíduo em uma moto deu logístico na ação criminosa.

A Polícia Militar foi acionada e encaminhou a motocicleta para Delegacia de Polícia Civil, que investigar os fatos.

Felizmente, a vítima saiu ilesa. Provavelmente, o suspeito estava utilizando um simulacro de arma de fogo.

Homem compra tijolos achando que era maconha: "Não existe mais traficante honesto"

                         

Um traficante foi preso depois de comprar tijolos comuns achando que seriam de maconha. A polícia acompanhou o trâmite para a troca do material. O caso aconteceu durante operação integrada das Policias Militar e Civil em quatro cidades do Sul de Minas, na última quinta-feira (26/11). Além desse traficante, outros três homens e uma mulher foram presos.

De acordo com a polícia, a operação aconteceu em Nova Resende, Guaxupé, Bom Jesus da Penhas e Campo Belo. O trabalho começou por causa de denúncias anônimas. "A operação se iniciou após uma investigação, que teve acompanhamento durante a pandemia. E predemos quatro homens e uma mulher. Alvos espalhados em quatro cidades da região. Além do tráfico de drogas, a operação também teve prisão por violência doméstica e roubo", explica o delegado; Manoel Nora.

O trabalho contou com 20 policiais, entre militares e civis, e prendeu quatro homens e uma mulher. Além disso, apreendeu 35 papelotes de cocaína e duas pedras da mesma droga, que não estavam fracionadas, dois tabletes de maconha, cigarros, balança de precisão, materiais para embalar a droga, dois celulares, um veículo e mais de R,5 mil.

Segundo a polícia, um dos presos teria comprado um tijolo comum pensado que era de maconha e teria pago cerca de R$ 1,5 mil. O homem de 35 anos foi preso em Bom Jesus da Penha, junto com esposa dele, de 24.

"Durante a investigação, captamos a transação e o homem estava muito bravo com outro traficante, que vendeu o tijolo falso. Ele estava cobrando uma postura ética desse traficante. 'Não existe mais traficante honesto hoje em dia'. Ele tinha dado o prazo para outro traficante fazer a troca desse tijolo", ressalta delegado.

Ainda de acordo com a polícia, ele seria um dos articuladores do tráfico da região. Ele é de Nova Resende e estaria morando em Bom Jesus da Penhas. “Ele achou que estando em uma cidade menor, não seria descoberto”, afirma.

O delegado ressalta a importância da denúncia anônima. "A população tem que ficar atenta a qualquer movimentação estranha ao redor e denunciar. Tudo isso começou com uma simples denúncia anônima", finaliza.

Camila Dourado/ Especial para o Estado de Minas
Fonte: Correio Brasiliense

Polícia Federal prende suspeito de ataque hacker ao TSE nas eleições

A Polícia Federal prendeu, neste sábado (28/11), em Portugal, um suspeito pelo ataque hacker realizado contra o sistema do Tribunal Superior Eleitoral por conta das eleições do último dia 15. Ele teria participado do acesso e divulgação ilegal de informações de servidores públicos.

Segundo a PF, o inquérito aponta que um grupo de hackers brasileiros e portugueses, liderados por um cidadão português, foi responsável pelos ataques.

Na Europa, foi cumprido um mandado de prisão e um mandado de busca e apreensão. No Brasil, outros três mandados de busca e apreensão e três medidas cautelares de proibição de contato entre investigados nos estados de São Paulo e Minas Gerais.

A PF apura o acesso ilegal aos dados de servidores públicos divulgados no dia do primeiro turno das eleições municipais, além de outras atividades criminosas do grupo.

Os crimes apurados no inquérito policial são os de invasão de dispositivo informático e de associação criminosa, ambos previstos no Código Penal; além de outros previstos no Código Eleitoral e na Lei das Eleições (9.504/97).

O ataque e os problemas

Inicialmente, a corte foi alvo de ataque massivo oriundo de usuários no Brasil, Estados Unidos e Nova Zelândia, com tentativa de derrubar o sistema do TSE pelo excesso de conexões simultâneas — em determinado momento, chegou a 436 mil conexões por segundo.

Simultaneamente, foram vazados dados de funcionários de ministros aposentados do TSE. O acesso se deu em data anterior e reuniu dados referentes ao período entre 2001 e 2010.

"Ao mesmo tempo em que foram vazados os dados, milícias digitais entraram em ação tentando desacreditar o sistema. Há suspeita de articulação de grupos extremistas que se empenham em desacreditar as instituições, clamam pela volta da ditadura e muitos são investigados pelo STF", apontou o ministro Barroso.

Os ataques hackers não foram a causa dos problemas técnicos enfrentados pelo TSE na apuração do resultado, no entanto. Esses foram causados pelo supercomputador contratado pelo TSE para fazer a totalização dos votos.

Pela primeira vez, esse processo foi centralizado, sob sugestão da Polícia Federal, justamente para reduzir o risco de ataques virtuais. Houve lentidão e travamento do sistema, o que levou a um atraso de 2h30min em relação à previsão inicial de divulgação dos resultados.

Fonte: Conjur