segunda-feira, 20 de agosto de 2018

Facções criminosas expulsam mais de 500 pessoas de moradias populares no Ceará

Um total de 133 famílias procuraram a Defensoria Pública do Estado denunciando que estão sendo expulsas por criminosas.
A realidade de famílias que foram expulsas de suas residências por integrantes de facções criminosas no Ceará é retratada em reportagens publicadas na Folha de S. Paulo e no Diário do Nordeste nesta segunda-feira (20).

Segundo levantamento da Defensoria Pública do Estado, desde junho de 2017 um total de 133 famílias procuraram o órgão relatando a expulsão de suas casas por facções criminosas que dominam principalmente a zona periférica de Fortaleza.

“Os chamamos de refugiados urbanos, pessoas que perdem suas casas e hoje moram longe de onde sempre viveram ou do conjunto para qual mudaram por meio de programas sociais”, diz a defensora pública geral, Mariana Lobo.

O número de pessoas atendidas é multiplicado por quatro, média de uma família comum, o que significaria mais de 500 expulsos. A defensora calcula, porém, que é um número subestimado, já que muitos têm medo de denunciar.

Quem são as famílias expulsas?

O perfil dos expulsos é quase sempre o mesmo: líderes comunitários, que podem estar atrapalhando a tomada de poder local, ou pessoas que, na visão dos traficantes, possam ter ligação com moradores de bairros dominados por facções inimigas e, por isso, poderiam ser informantes.

“Eu morava a 15 minutos do meu trabalho. Hoje tive que mudar para o interior e demoro mais de duas horas para estar no serviço”, contou Ana, expulsa de casa, segundo ela, por adolescentes que viu nascer. Sua casa não foi ocupada, como a de João, e alguns de seus familiares continuam morando por lá.

Fonte: Cearanews7

2 comentários:

  1. É impossível governar bem o mundo sem Deus e a Bíblia Sagrada.
    É preciso adotar uma nova política pedagógica de Reeducação de Presos nos Presidios do Brasil.

    ResponderExcluir
  2. No Mato Grosso, na Escola Superior de Advocacia da Ordem dos Advogados - OAB -MT,será realizado um Fórum de Políticas de Segurança Pública, com base nos conhecimentos obtidos pelo jornalista voluntário do evento em Curso no Centro de Aperfeiçoamento de Altos Estudos da Polícia Militar do Estado de São Paulo. O evento está previsto para o dia 20 de fevereiro 2o19.

    ResponderExcluir