sexta-feira, 23 de março de 2018

Beber café e cerveja aumenta chance de passar dos 90 anos, diz estudo


 Se você não quer abrir mão de uma taça de vinho, uns goles de cerveja ou daquele cafezinho no meio da tarde, a Universidade da Califórnia tem ótimas notícias. Consumir essas bebidas faz parte do caminho para a longevidade, segundo um novo estudo.

Desde 2003, a pesquisa 90+ tem analisado cerca de 1600 pessoas com mais de 90 anos. Hábitos alimentares, exercícios, histórico médico, uso de remédios e outros fatores são computados para responder a esta pergunta: o que faz esses indivíduos viverem mais?

Uma das descobertas do relatório, coordenado pela neurologista Claudia Kawas, é sobre bebidas alcoólicas. A ingestão de dois copos de cerveja ou vinho aumenta em 18% a chance de se viver mais, em comparação aos participantes abstinentes. Café, quando consumido moderadamente, também eleva, em cerca de 10%, a probabilidade de se passar dos 90 anos. Além disso, quem investe duas horas por dia em um hobby tem as chances de morrer precocemente reduzidas em 21%.

“Não sei explicar, mas acredito de verdade que beber de forma modesta aumenta o tempo de vida”, afirmou Claudia. Outra chave para ter longevidade com qualidade é a prática de exercícios físicos. Entre os analisados, quem se exercita de 15 a 45 minutos por dia aumenta em 11% a probabilidade de ter uma vida longa.

O estudo também descobriu que idosos com sobrepeso, mas não obesos, apresentam índices de morte precoce 3% menores, quando comparados a indivíduos com peso considerado “normal” ou abaixo do recomendado. “Não é prejudicial ser magro durante a juventude, mas é preocupante se você é mais velho”, declarou Claudia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário