domingo, 29 de janeiro de 2017

Romaria das Candeias começa neste fim de semana em Juazeiro do Norte

A Romaria das Candeias foi criada pelo próprio Padre Cícero Romão Batista ( Fotos: Elizângela Santos )


Juazeiro do Norte. A luz formada pelo mar de velas ilumina as ruas deste município e reacende a fé e esperança dos romeiros. É com essa simbologia que a romaria de Nossa Senhora das Candeias, iniciada amanhã, dia 29, reúne milhares de devotos. Até o dia 2 de fevereiro, data do encerramento, quando ocorre a procissão das velas, a Igreja Católica estima que 400 mil romeiros passem pela cidade durante esta romaria, que é considerada a mais bonita de Juazeiro e a terceira maior em número de romeiros, ficando atrás apenas da de Finados - a maior do ano - e de Nossa Senhora das Dores, padroeira da cidade.

Com o tema "No Caminho do Romeiro, Juazeiro é Porta da Misericórdia", a festividade que marca o início do circuito anual de romarias da cidade, terá a abertura oficial amanhã a noite. Às 18 horas, acontece a procissão com a imagem de Nossa Senhora das Candeias e, em seguida, as 19h, será realizado o hasteamento da bandeira da Santa e celebração de missa solene na Basílica Santuário de Nossa Senhora das Dores, que marca o início dos festejos.

O pároco da Paróquia de Nossa Senhora das Dores - Basílica Santuário, Padre Cícero José, lembra que "a romaria traduz a experiência do povo de Deus, que caminha em peregrinação em busca da luz que é Jesus". Ainda conforme o sacerdote, "essa luz da fé, que Maria nos ensinou a carregar, não deve ser levada pelas ruas só durante a romaria, mas em todos os dias de nossa vida".

Para acolher tantos devotos, a Secretaria de Turismo e Romaria de Juazeiro iniciou, há uma semana, um plano de ação com objetivo de solucionar "os principais problemas existentes durante o período de romarias", ressaltou o titular da pasta, José Bezerra Feitosa Júnior.

"Reconhecemos a importância do turismo religioso de nossa cidade e trabalhamos para que a romaria de Candeias seja segura, limpa, com atendimento médico, informações turísticas e trânsito organizado; tudo dentro das expectativas dos romeiros e da população juazeirense", acrescentou Feitosa.



Fonte Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário