sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

Vírus Zika se espalha de forma explosiva e nível de alerta é máximo, diz OMS



O alerta mundial foi lançado. Através do Twitter, a Organização Mundial de Saúde anunciou uma reunião de emergência no próximo dia 1º de fevereiro para determinar se o surto do vírus constitui uma emergência sanitária de alcance internacional.

anúncio foi dado pela diretora-geral da instituição, Margaret Chan, que diz que a epidemia está "se propagando de forma explosiva" no continente americano.

agência noticiosa Reuters acrescentou que existem entre três a quatro milhões de pessoas infectadas com o vírus.

A OMS dedicou uma sessão do conselho executivo, que acontece nesta semana em Genebra, ao surto do vírus Zika, que afeta mais de vinte países na América Latina. A situação mais grave é a do Brasil, onde o ministério da Saúde estima a ocorrência de entre 497.593 e 1.482.701 casos em 2015, incluindo 3.893 casos de microcefalia.

Também em Portugal, recorde-se, foram confirmados cinco casos esta semana, todos eles importados do Brasil, havendo no entanto um outro caso em análise de uma pessoa que voltou da Colômbia.

O vírus Zika foi detetado pela primeira vez na década de 40, em 1947, em macacos-rhesus na floresta Zika, no Uganda. Recorde-se que este é transmitido aos seres humanos por picada de mosquitos infectados e está associado a complicações neurológicas e malformações em fetos. Não se transmite de pessoa para pessoa.

Com informações de noticiasminutoaminuto

Nenhum comentário:

Postar um comentário