quarta-feira, 4 de março de 2015

Vereador envolvido no “escândalo das vassouras” é afastado da Câmara Municipal de Juazeiro



A decisão foi proferida pela 8ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE)

O ex-tesoureiro da Câmara Municipal de Juazeiro do Norte (a 535 km de Fortaleza), vereador Ronaldo Gomes de Lira, conhecido como “Ronas Motos”, deve ser afastado do cargo. Além disso, teve decretada a quebra de sigilo bancário e a indisponibilidade dos bens. A decisão, proferida nesta terça-feira (03/03), é da 8ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE).

O vereador é investigado pela Polícia Civil e Ministério Público do Ceará (MP/CE) pela compra irregular de 4,2 mil vassouras, 2,5 toneladas de sabão, 33 mil unidades de palha de aço e 312 unidades de óleo de peroba, entre outros itens de limpeza, caso que ficou nacionalmente conhecido como “escândalo das vassouras”. O processo de investigação foi instaurado em agosto de 2013.

De acordo com o desembargador Raimundo Nonato Silva Santos, integrante do órgão colegiado, “a permanência do recorrente [Ronaldo] no cargo que ocupa traz sensível prejuízo à instrução processual, uma vez que a posição que ocupa no Poder Legislativo Municipal lhe dá acesso a documentos relevantes à elucidação da trama, pondo em risco a colheita isenta das provas”.

Segundo o magistrado, “consta dos autos de origem que o agravante [Ronaldo], na condição de vereador e tesoureiro da Câmara Municipal, estaria profundamente envolvido na trama investigada, uma vez que assinava todos os cheques da Câmara Municipal para o pagamento de notas fiscais frias relativas a compras simuladas de material de expediente e de limpeza para aquela Casa Legislativa”.

A decisão da 8ª Câmara mantém sentença do juiz Gúcio Carvalho Coelho, titular da 2ª Vara Cível de Juazeiro do Norte, proferida em 26 de novembro de 2013. Nos autos da Ação Civil Pública por Ato de Improbidade Administrativa, o magistrado havia decretado o afastamento do cargo, a quebra de sigilo bancário e a indisponibilidade dos bens de Ronaldo, a pedido do Ministério Público do Ceará. Em dezembro do mesmo ano, o vereador foi afastado da Câmara.

Inconformado, Ronaldo ingressou com agravo de instrumento (nº 0620138-09.2014.8.06.0000) no TJCE, requerendo a revogação da sentença. O relator do processo, desembargador Carlos Rodrigues Feitosa, determinou o retorno do político ao cargo, por meio de liminar, em janeiro de 2014.

 Com informações do TJ-CE////////caririceara.com

Chove em 130 municípios do Ceará



Fortaleza A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) registrou, das 7 horas de segunda-feira até as 7 horas de ontem, chuvas em 130 municípios cearenses (dados consultados às 12h30), sendo que a maior precipitação ocorreu em Ibiapina, na Chapada da Ibiapaba, com 115 milímetros (mm).

Os postos pluviométricos da Funceme verificaram chuvas em diversas regiões do Ceará, com maiores precipitações ao Norte do Estado, especialmente no Litoral Oeste e Chapada da Ibiapaba, com destaque para Moraújo (Posto Moraujo): 62.0 mm; Senador Sá (Posto Salão): 61.0 mm; e Acaraú (Posto Acarau): 57.6 mm. Confira o quadro com as dez maiores precipitações ao lado. Ao mesmo tempo, em alguns municípios situados entre o Sertão dos Inhamuns e o Cariri não choveu.

Previsão para hoje

As informações publicadas no site da Funceme dão conta de que amanhã as condições atmosféricas deverão ficar favoráveis à ocorrência de precipitações sobre o setor norte do Nordeste (NE) brasileiro. "Por isso, o Ceará deverá ficar com nebulosidade variável e com possibilidade de chuvas isoladas no centro-norte entre a tarde e a noite. Nas demais regiões cearenses, céu entre nublado e parcialmente nublado ao longo do dia".

Prognóstico para amanhã

Para amanhã, a Funceme informa que "o setor norte do Nordeste (NE) brasileiro deverá permanecer sob influência de áreas de instabilidade que deixam o céu com nebulosidade variável e possibilidade de chuvas em todo o Ceará no decorrer do dia".

Análise

A análise dos pesquisadores da Fundação publicadas no site da dão conta de que há nuvens sobre o Ceará, conforme a imagem do canal visível do satélite Meteosat-10, das 8h15 local. "Essa nebulosidade está associada à proximidade do sistema atmosférico Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), padrão observado nos últimos dias".

A ZCIT é o principal sistema indutor de precipitações na quadra chuvosa do Ceará, que vai de fevereiro a maio. Para este ano, a Funceme prognosticou que o período tem 50% de probabilidade de ficar abaixo da média histórica. Fevereiro ficou 15.9 abaixo

Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário