quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

ALARMANTE!!! FORTALEZA É A CAPITAL COM MAIOR ÍNDICE DE HOMICÍDIOS DE ADOLESCENTES



Fortaleza é a capital brasileira com o maior Índice de Homicídios de Adolescentes (IHA), segundo estudo do Programa de Redução da Violência Letal Contra Adolescentes e Jovens, divulgado nesta quarta-feira (28). Segundo o levantamento relativo a 2012, o IHA de Fortaleza é de 9,9, à frente de Maceió (9,4) e Salvador (8,3).
O IHA é medido pelo número de adolescentes vítimas de violência em proporção à população da cidade na mesma faixa etária e estima a quantidade de jovens que podem ser mortos nos próximos anos, caso não sejam tomadas medidas preventivas. Em Fortaleza, a estimativa é de que 2.988 adolescentes podem ser assassinados caso não haja redução efetiva da violência urbana.

O IHA expressa, para cada grupo de 1.000 adolescentes que completaram 12 anos, quantos não completarão 19 anos. O estudo mostra também que o Índice de Homicídios de Adolescentes aumentou em mais de quatro vezes desde 2005, o maior aumento entre as capitais brasileiras.
Entre capitais e demais cidades do Brasil, Fortaleza tem o 4º maior IHA. O município com o índice mais elevado é Itabuna, com 17,11 adolescentes mortos para cada grupo de 1.000. Cariacica, Serra, Fortaleza, Camaçari e Maceió são os municípios seguintes, com valores superiores a 9.

Ainda de acordo com o estudo, a região Nordeste apresenta, nos últimos anos, valores crescentes e acima da média nacional. Em 2012, Fortaleza, Santa Rita (PB), Maceió, Eunápolis (BA), Itabuna (BA), Lauro de Freitas (BA), Porto Seguro (BA), Salvador, Simões Filho (BA), Teixeira de Feitas (BA) e Vitória da Conquista (BA) revelaram índices considerados altos, todos acima de oito adolescentes perdidos.


Em todo o Brasil, "se nada for feito, nós teremos as 42 mil mortes. A proposta do pacto é uma urgência. É uma ação do governo federal na construção de um plano nacional para prevenir as mortes de adolescentes e acabar com esse ciclo de violência", afirmou a ministra Ideli Salvatti, destacando que é fundamental a integração dos poderes Judiciário, Legislativo e Executivo para a realização desse plano.

Fonte: G1CE

CONFIRMADA MORTE DE POLICIAL CIVIL BALEADO EM FORTALEZA.


O inspetor que foi baleado no peito e de raspão na testa teve morte cerebral confirmada pelo Hospital.

O inspetor da Policial Civil Tony Italo Lima Pinheiro, 27, que foi encontrado, na manhã do último sábado (24), com ferimentos a bala, teve morte cerebral decretada na noite desta terça-feira (28), pelo o Instituto Doutor José Frota (IJF).
De acordo com laudo do hospital, o policial teve  morte cerebral decretada por volta das 19h. Por ser doador de órgãos, o corpo foi encaminhado para o setor de captação da unidade hospitalar e, em seguida, seguirá para a sede da Perícia Forense do Ceará (Pefoce).
Segundo a Polícia, o inspetor de 27 anos  seguia no sentido Aguanambi/José Bastos e teria perdido o controle do automóvel e se chocou contra uma árvore na via. Tony foi encontrado com uma perfuração a bala no peito e outros dois ferimentos na perna e de raspão na testa, dentro de seu veículo na Avenida Eduardo Girão, no bairro de Fátima. Segundo informações da polícia, o inspetor de 27 anos seguia no sentido Aguanambi/José Bastos, perdeu o controle do automóvel e se chocou contra uma árvore e a mureta de proteção do canal existente na via.


LUSIANA FREIRE/O POVO
No dia da ocorrência, policiais militares que estiveram no local, não encontraram a arma do policial, mas o estojo do equipamento estava dentro do veículo. Ele foi levado por uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para a emergência do IJF com uma perfuração a bala no peito e outro ferimento de raspão na testa, sendo submetido a cirurgia.


De acordo com o delegado Jairo Façanha Pequeno, diretor do Departamento de Polícia Metropolitana (DPM), as investigações estão em andamento. "O inquerito já está sendo instaurado. Trabalhamos inicialmente com uma tentativa de assalto. O caso segue sendo investigado pelo 34º Distrito Policial", relatou o diretor.

Fonte: DN

Nenhum comentário:

Postar um comentário