sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Pesquisas mostram Dilma à frente de Aécio, fora da margem de erro, pela primeira vez no 2º turno


Pesquisas Ibope e Datafolha. (Foto: Editoria de Arte O Globo)
As pesquisas do Datafolha e do Ibope divulgadas nesta quarta-feira mostram a presidente Dilma Rousseff (PT), candidata à reeleição, à frente de Aécio Neves (PSDB), pela primeira vez fora da margem de erro, de dois pontos percentuais para mais ou para menos. Nas pesquisas mais recentes destes institutos, os dois estavam tecnicamente empatados.

Com pesquisa feita de segunda-feira a quarta-feira, o Ibope aponta Dilma com 49% das intenções de voto, contra 41% de Aécio – diferença de oito pontos percentuais. Após ouvir eleitordes na quarta-feira e nesta quinta-feira, o Datafolha mostra uma distância menor: 48% contra 42%, ou seis pontos percentuais.

Na pesquisa do Ibope, os entrevistados que declararam voto nulo ou em branco somaram 7%; para o Datafolha, 5%. Os que não quiseram responder ou não souberam dizer em quem votariam foram 3% para o Ibope e 5% segundo o Datafolha.

Considerando apenas os votos válidos, ou seja, excluindo brancos e nulos, o Ibope aponta que Dilma venceria o segundo turno com 54%, contra 46% de Aécio. Na mesma conta, que é a utilizada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para divulgar os resultados da eleição, o Datafolha mostra vitória de Dilma por 53% a 47%.

Segundo o levantamento anterior do Ibope, divulgado no dia 15 de outubro, Aécio tinha 51% e Dilma, 49%. A última pesquisa do Datafolha, divulgada no dia 22, já indicava liderança de Dilma, com 52%, e Aécio, 48% dos votos válidos.

A rejeição a Aécio entre os eleitores é maior do que a rejeição a Dilma, em ambos os levantamentos. Pelo Ibope, 42% dos entrevistados não votariam no tucano, e 36% evitariam Dilma. Para o Datafolha, o percentual de rejeição de Aécio é de 41% e o de Dilma, de 37%.

O Ibope ouviu 3.010 eleitores em 203 municípios, e o Datafolha, 9.910 eleitores em 399 municípios. Em ambos os casos, o nível de confiança – a probabilidade de que o resultado, considerando a margem de erro, reflita a realidade – é de 95%.

A pesquisa do Ibope foi registrada no TSE sob o protocolo BR-01168/2014; a do Datafolha, sob o protocolo BR-01162/2014.

Fonte: O Globo

Após erros, Evaristo Costa é excluído de cobertura das eleições

 
O jornalista Evaristo Costa no cenário do Jornal Hoje, que ele apresenta com Sandra Annenberg. (Foto: Zé Paulo Cardeal/TV Globo )
Depois de uma série de erros na apresentação dos resultados do primeiro turno das eleições, o jornalista Evaristo Costa foi excluído da cobertura do próximo domingo (26), que definirá o presidente da República e governadores de Estados como o Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.

A cobertura dos resultados das urnas, a partir das 17h de domingo, será ancorada por William Bonner e terá comentários de Heraldo Pereira, como no primeiro turno. No entanto, no lugar de Evaristo Costa, que mostrava as apurações parciais em um telão, a Globo escalou agora a jornalista Ana Paula Araújo, do Bom Dia Brasil. Durante o dia, Chico Pinheiro mostrará flashes e giros de reportagens em todo o país.

O Notícias da TV apurou que o trabalho de Evaristo Costa, coapresentador do Jornal Hoje, foi duramente criticado internamente na Globo, inclusive por William Bonner. No último dia 5, Costa aparentou nervosismo e se atrapalhou o tempo todo com o telão. Virou piada nas redes sociais ao dizer que os Estados do Acre e do Pará ficam no Nordeste. Ao final da cobertura, foi interrompido por Bonner, que afirmou no ar que ele estava passando informações repetidas.

A Globo diz que a substituição de Evaristo Costa por Ana Paula Araújo já estava prevista. Ana Paula foi escolhida, segundo a emissora, porque mediará o debate a governador do Rio de Janeiro nesta quinta (23).

Veja gafe de Evaristo Costa na cobertura dos resultados do primeiro turno:



Fonte: Notícias da TV

Nenhum comentário:

Postar um comentário