quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Dilma lidera intenção de votos nas cinco regiões do país, diz Datafolha









(Foto: Editoria de arte/Folhapress)
A presidente Dilma Rousseff (PT) tem mais intenções de voto que seus rivais nas cinco regiões do país, aponta a nova pesquisa Datafolha.

A maior vantagem é no Nordeste, a segunda região em número de eleitores, onde alcança 56%. Marina Silva (PSB) tem 24%; Aécio Neves (PSDB), 9%.

No Norte, Dilma também tem vantagem folgada. Na região, a petista atinge 51%; Marina, 19%; Aécio, 18%.

Nos três Estados da região Sul, Dilma lidera isolada e apresenta tendência de crescimento, mas não consegue mais que a soma de seus rivais. Ela tem 39%; Aécio, 26%; Marina, 16%.

A disputa aparece muito mais acirrada no Sudeste e no Centro-oeste. Na região que reúne o maior número de eleitores, Dilma tem 30%; Marina, 29%; Aécio, 25%.

No Centro-oeste, a petista alcança 34%; Marina, 33%; Aécio, 23%.

Em reação à pesquisa anterior do Datafolha, Marina registrou fortes quedas no Sul (de 21% para 16%) e no Norte (de 27% para 19%).

REJEIÇÃO

A pesquisa registrou ainda a sexta oscilação positiva da taxa de rejeição à candidata do PSB. Em 15 de agosto, só 11% diziam que não votariam nela de jeito nenhum. Hoje, Marina é a segunda mais rejeitada, com uma taxa de 25%.

Dilma lidera esse ranking com 31%, o mesmo patamar da pesquisa anterior. Já Aécio é rejeitado por 23%.

Pela primeira vez desde fevereiro, caiu o total de eleitores que querem mudança. O total de entrevistados que preferem que as ações do próximo presidente sejam diferentes recuou de 79% para 74%.

Embora continue alto, esse forte desejo por mudança não chega a representar uma ameaça fatídica para Dilma. Isso porque, na opinião do maior grupo de eleitores, a petista é a candidata mais preparada para fazer as mudanças: 34% pensam assim.

Aécio é visto como o mais preparado para fazer mudanças por 24%. Marina, por 23%.

O Datafolha ouviu 7.520 eleitores na segunda e nesta terça. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95% (em 100 levantamentos com a mesma metodologia, os resultados estarão dentro da margem de erro em 95 ocasiões). O registro da pesquisa no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) é BR-00905/2014.

A pesquisa Datafolha finalizada nesta terça (30) mostra tendência de acirramento da disputa pelo segundo lugar na corrida presidencial.

Enquanto a presidente Dilma Rousseff (PT) lidera o primeiro turno isolada com 40%, sem alteração em relação ao levantamento anterior, as taxas de intenções de voto em Marina Silva (PSB) e Aécio Neves (PSDB) estão cada vez mais parecidas.

A ex-ministra do Meio Ambiente tem agora 25%, o senador tucano alcança 20%.

Na série do Datafolha, trata-se do quarto levantamento seguido com queda ou oscilação negativa de Marina. E também o quarto com variação positiva de Aécio.

No início de setembro, a vantagem da pessebista sobre o tucano era de 20 pontos (34% a 14%). Agora, a dianteira foi reduzida para 5 pontos. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos.

Em votos válidos (conta feita após o descarte dos votos nulos e em branco), o resultado do primeiro turno é Dilma com 45%; Marina, 28%; Aécio, 22%.

Para vencer uma eleição no primeiro turno, o candidato precisaria ter 50% dos válidos mais um voto.

Outra novidade do levantamento é que Dilma ampliou sua vantagem sobre Marina na simulação de segundo turno. Se uma disputa final entre as duas candidatas fosse hoje, o resultado seria 49% a 41% a favor da petista.

Na semana passada, Dilma já aparecia na frente, mas ainda em situação de empate técnico (47% a 43%).

Contra Aécio, a petista vence o embate final por um placar parecido: 50% a 41%.

Fonte: Folha.com

Ceará: Mulher mais procurada do Estado é capturada

 
A prisão de Valquíria de Araújo foi apresentada pelo delegado Ricardo Romagnoli, diretor da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). (Foto: Agência Diário)
A mulher mais procurada pela Polícia do Estado do Ceará foi capturada na tarde de ontem, no Conjunto Ceará, em Fortaleza, após denúncias anônimas e investigação dos agentes da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). Valquíria de Araújo Alves, 28, é acusada de homicídios, formação de quadrilha, assaltos e tráfico de drogas.

A Polícia chegou até a mulher através de informações obtidas com populares, que indicaram a localização dela. Valquíria foi capturada quando tentava comprar uma passagem para Juazeiro do Norte, usando documentos falsos no nome de Ághatha Nádilly Garcia Pereira. A idade no documento também foi alterada, mudando a data de nascimento de março de 1986 para março de 1989.

"Quando foi abordada pelos policiais, Valquíria disse que era garota de programa e estava indo exercer a profissão na cidade de Juazeiro do Norte. Ela apresentou a documentação falsa e foi presa em flagrante por falsidade ideológica e uso de documento falso", explicou o diretor da DHPP, Ricardo Romagnoli.

Buscas

Após a prisão da mulher em flagrante, os policiais fizeram vistorias na residência de Valquíria, onde encontraram joias com suspeita de serem frutos de roubo, além de um cartão de crédito da Caixa Econômica Federal (CEF) nominal a um homem. Além disso, também foram encontrados apliques de cabelo que, segundo a Polícia, seriam utilizados por Valquíria para compor os disfarces que a possibilitaram se esconder das autoridades policiais.

"Já há vários meses ela era procurada por nós da DHPP. Sempre nos chegavam informações dando a localização dela, que procediam, mas ela é uma pessoa bastante dissimulada. Ela pensa e age de maneira que não seja pega pela Polícia. Mas, dessa vez, ela foi detida", comemorou Romagnoli.

Segundo a Polícia, Valquíria é apontada pelas testemunhas como atuante na linha de frente das ações. Além de envolvimento com o tráfico de drogas, ela participaria de assaltos e, em algumas vezes, executava vítimas e inimigos a sangue frio. "Ela agia na linha de frente das ações, fazendo questão de executar as vítimas em alguns dos casos. Com a prisão, vamos averiguar as informações obtidas, produzindo assim provas robustas para que Valquíria possa responder por todos os seus crimes", afirmou o delegado.

Ao chegar à DHPP, Valquíria limitou-se a dizer que nada tinha a declarar sobre a prisão. A mulher, segundo a Polícia, confessa ter executado uma pessoa após uma discussão em uma escola. A principal área de atuação da mulher, também de acordo com as investigações, seria a região da Jurema, em Caucaia, além dos bairros Conjunto Ceará, Bom Jardim e Genibaú, em Fortaleza.

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário