terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Açudes começam a sangrar no Cariri










Açude do Sítio Chico, em Várzea Alegre, que teve a parede arrombada pela força da água (Foto: Marcos Rommel)
Apesar do nível dos açudes no Ceará ser de apenas 29,6% da capacidade, em alguns municípios onde o índice de chuvas é maior, muitos reservatórios tem atingido a capacidade e sangrado. Em algumas localidades, a força da água tem sido tão forte que vem rompendo paredes e inundando plantações.

Em Várzea Alegre, o volume de chuvas nas primeiras semanas de fevereiro foi cinco vezes maior do que o registrado no mesmo período do ano passado. A água foi responsável pelo arrombamento da parede do Açude dos Fiuza, no Sítio Chico. De médio porte, o reservatório armazenava água que mantinha o lençol freático com água fluente durante todo período de estiagem e era utilizada para irrigação do pasto e abastecimento humano e animal.

Apesar do arrombamento ter arrastado cercas e inundado plantações, a população ficou feliz ao ver os açudes cheios. De acordo com a secretaria municipal de agricultura de Várzea Alegre, outros localizados na zona rural também correm o risco de ter suas paredes arrombadas. Segundo o assistente executivo da Secretaria, Cícero Izidório, equipes têm visitado as comunidades para orientar a população sobre os riscos de enchentes.

Em Farias Brito, o maior açude do município, localizado próximo a Vila de Lamaju, também sangrou no final da última semana. O reservatório construído em 1950 tem capacidade de acumulação de 2 milhões e 600 mil m³ de água. A previsão é de que, com as próximas chuvas, reservatórios de outros municípios atinjam a capacidade, diminuindo os efeitos da estiagem.

Fonte: Jornal do Cariri

Anvisa proíbe distribuição e venda de quatro suplementos alimentares para atletas









Resoluções da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicadas no Diário Oficial da União suspendem, a partir desta segunda-feira, 17, a distribuição e a venda, em todo o território nacional, de quatro suplementos alimentares para atletas. Dentre os produtos, três deles são fabricados pela Maximum Human Perfomance (MHP) e um pela MuscleMeds.ISOFAST-MHPFabricado por Maximum Human Performance Inc. E importado por Macroex Comercial Importadora e Exportadora Ltda, o Isofast-MHP (proteína) foi suspenso por apresentar BCAA (aminoácidos de cadeia ramificada) e não se enquadrar em nenhuma das classificações descritas nos artigos 5º e 29 da Resolução da Diretoria Colegiada - RDC nº 18, de 27 de abril de 2010". O Alert 8-Hour-MHP foi proibido "por conter taurina em sua composição".ALERT 8-HOUR-MHPFabricado por Maximum Human Performance Inc. e importado por Macroex Comercial Importadora e Exportadora Ltda, o Alert 8-Hour-MHP (termogênico) foi suspenso por conter taurina em sua composição.PROBOLIC-SR-MHPFabricado por Maximum Human Performance Inc. E importado por Commar Comércio Internacional Ltda, o Probolic-SR-MHP (proteína) foi suspenso por não haver comprovação de segurança de uso.CARNIVORFabricado por MuscleMeds e distribuído por Nutrition Import Comércio Atacadista de Suplemento Ltda, Carnivor (proteína) foi suspenso por apresentar teores de vitamina B12 e B6 acima do recomendado para ingestão diária e por apresentar as substâncias glutamina alfa-cetoglutarato (GKC), ornitina alfa-cetoglutarato (OKG), alfa-cetoisocaproato (KIC), que, na avaliação da Anvisa, não são consideradas seguras para consumo como alimentos.As decisões da Anvisa estão em quatro resoluções publicadas na edição desta segunda do Diário Oficial da União, mas até o momento os produtos ainda são anunciados nos sites de suas fabricantes.

Fonte: O Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário