domingo, 27 de julho de 2025

Com 96,87% inscritos, Ceará lidera a inscrição de estudantes da rede pública no Enem 2025

Foto Thiago Gadelha 
A rede pública de ensino do Ceará lidera a inscrição de estudantes concluintes da educação básica para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no ano de 2025, conforme dados do Ministério da Educação (MEC). O índice chegou a 96,87% de inscritos, totalizando o número de 104.250 alunos.

No ranking, logo atrás do Ceará, em segundo lugar, aparece o estado de Alagoas, com 92,84% de concluintes da rede pública inscritos. Em terceiro, está Goiás, com 91,49%.

Conforme a secretária da Educação, Eliana Estrela, o resultado é reflexo do trabalho coletivo e do compromisso dos educadores cearenses com o futuro da juventude. “Essa conquista mostra o trabalho incansável de toda a nossa rede. Estamos aqui para apoiar cada passo dos nossos estudantes em direção à concretização dos seus planos”, disse.

Ainda de acordo com ela, o objetivo da Secretaria da Educação (Seduc) e do Governo do Ceará é “garantir o apoio necessário” para que os jovens se sintam capazes de sonhar e realizar seus sonhos. “Garantir que todos tenham essa oportunidade é, para nós, uma prioridade”, acrescentou.

Na avaliação de gestores do Governo, ações realizadas pela pasta da Educação têm sido fundamentais para que o resultado fosse alcançado. O secretário executivo de Equidade e Direitos Humanos, Helder Nogueira, destacou políticas como o avanço das escolas em tempo integral, o projeto “Enem Chego Junto, Chego Bem” e o “Circuito Sou Mais Terceirão”.

“A partir dessas três grandes iniciativas, nós vamos seguir conquistando esse processo de inclusão dos nossos estudantes no Ensino Superior”, afirmou.

Ele observou ainda que, nos últimos anos, as inscrições ao Enem têm sido sempre próximas a 100%. “Isso se deve a uma política bem-sucedida e continuada de preparação dos estudantes, de trabalho com a autoestima deles e de mobilização”, pontuou. “Na nossa visão, o Enem é para todos os estudantes que estão na 3ª série, para que possam almejar coisas novas e grandes para a sua vida, após a conclusão do Ensino Médio”, finalizou.

Com informações do Site Opinião CE

Nenhum comentário:

Postar um comentário