sexta-feira, 8 de maio de 2020

CEARÁ FINALIZA PROTÓTIPO DE CAPACETE RESPIRATÓRIO PARA TRATAR COVID-19


O Ceará finalizou nesta semana o protótipo do Elmo, um capacete de respiração assistida, que reduz a necessidade de respiradores pulmonares artificiais. O produto custa R$ 300 e é a promessa para desafogar as UTIs no estado, que já estão saturadas de pacientes com Covid-19.

O modelo passava por ajustes finais e agora será submetido a testes de usabilidade. Em seguida, deve entrar na fase de ensaio clínico, com pacientes internados no Hospital Leonardo da Vinci. A fase é necessária para iniciar a produção definitiva do capacete cearense. Paralelamente, a equipe já trabalha com o registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).

A produção do equipamento envolveu os seguintes órgãos: Secretaria de Saúde do Estado do Ceará (Sesa); Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE); Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap); Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai/Ceará); Universidade Federal do Ceará (UFC); Universidade de Fortaleza (Unifor).

Com informações Tribuna do Ceará

Nenhum comentário:

Postar um comentário