quinta-feira, 30 de junho de 2022

Após pausa na carreira, Simaria chama atenção de internautas ao aparecer completamente sem roupa em sua rede social; VEJA FOTO

A cantora Simaria chamou a atenção dos seguidores nesta terça-feira (28), ao surgir em fotos ousadas nos Stories de seu Instagram. Em uma delas, a sertaneja aparece nua sentada de frente a um espelho enquanto faz um registro da imagem.

Recentemente, a cantora estampou os noticiários ao lado da irmã Simone. As irmãs tiveram algumas discordâncias em público.

Durante a festa de São João em Caruaru, onde Simone subiu sozinha no palco após o atraso de mais de 1 hora de Simaria, a cantora explicou que até tentou pegar o mesmo voo da irmã, porém não foi possível por conta de um problema de saúde. Após os acontecimentos, Simaria anunciou que ficaria afastada dos palcos para cuidar da saúde mental.

(Terra Brasil Noticias) via https://www.sobral24horas.com/

Eleições 2022 - Pré-candidatos não podem mais apresentar ou comentar programas de rádio e TV

Partidos precisam estar atentos aos prazos e regras eleitorais

Infrações dos pré-candidatos podem impedir o registro da candidatura em julho

Pré-candidatos que devem disputar as eleições de outubro não podem mais apresentar ou comentar programas de rádio e televisão. A proibição é a partir desta quinta-feira (30).
Partidos e pré-candidatos precisam estar atentos aos prazos estipulados pelo calendário do Tribunal Superior Eleitoral. Qualquer irregularidade pode vetar a oficialização da candidatura.
Ainda pelos prazos do TSE, a partir do próximo sábado (2) gestores públicos estão proibidos de promover inaugurações e contratar shows artísticos pagos com recursos públicos.
No sábado, os pré-candidatos também estarão proibidos de comparecer em inaugurações de obras públicas.

Polícia Civil incinera quase 70 kg de drogas no Sul do Ceará

 Ação integra Semana Nacional de Combate às Drogas, e resultou na incineração de 69 kg de entorpecentes entre maconha, crack e cocaína, nas cidades de Crato, Milagres e Mombaça

Queima das drogas é realizada em fornos especializados - Nem todas as delegacias contam com o equipamento necessário para o procedimento

Ações da Polícia Civil do Ceará (PC-CE) resultaram na incineração de quase 70 quilos de drogas no Sul do Estado na última terça-feira, 28. As informações são da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).
A queima faz parte da Semana Nacional de Combate às Drogas. Ao todo, cerca de 69 kg de entorpecentes entre cocaína, crack e maconha foram incinerados.
As drogas foram apreendidas em inquéritos realizados na região Sul do Ceará. As incinerações foram realizadas em três cidades: Crato e Milagres, no Cariri, e Mombaça, no Sertão Central.
No Crato, 15 quilos de entorpecentes foram incinerados pela Delegacia Regional do município. Em Mombaça, as substâncias vieram da Delegacia Municipal de Mombaça e da Delegacia Regional de Senador Pompeu, totalizando 21 kg.
Em Milagres, as drogas eram da Delegacia Regional de Brejo Santo e da Delegacia Municipal de Penaforte, cidades que não contam com fornos adequados para o procedimento. Neste caso, foram 32 quilos de entorpecentes incinerados.
Em todos os casos, as drogas foram incineradas após autorização judicial. Compete ao Judiciário determinar se a queima dos materiais pode ser realizada sem prejudicar investigações ou processos em andamento.
As queimas foram acompanhadas por representantes do Ministério Público e das Vigilâncias Sanitárias dos municípios. Participaram, também, policiais das delegacias responsáveis pelas apreensões.

Mulher é morta a pauladas e golpes de faca pelo próprio primo em Iguatu

De acordo com o delegado plantonista José Solano, o crime foi premeditado

Vítima e acusado

Um assassinato cruel aconteceu no município de Iguatu e chocou moradores da região. Na última quarta-feira (29), o corpo de Francisca Rizeuda da Silva, de 61 anos, foi encontrado por um familiar em um matagal, na localidade de Barreiras dos Constantinos. A vítima foi assassinada com pauladas e mais de 30 golpes de faca. O suspeito, que confessou o crime, é o próprio primo de Rizeuda, Antônio Freire da Silva, de 46 anos.
De acordo com a apuração, o crime teria acontecido na noite de terça-feira (28), quando Francisca Rizeuda foi visitar um filho. Ao passar por um beco, a vítima foi emboscada e agredida a pauladas e em seguida arrastada para um matagal, onde sofreu cerca de 30 golpes de faca.
Após a polícia ter sido acionada, uma viatura da Delegacia da Defesa da Mulher da cidade de Icó, que estava em missão em Iguatu, foi abordada por um advogado que revelou o caso e afirmou que o suspeito de matar Francisca Rizeuda, estaria circulando nas imediações.
Em seguida, o inspetor Egberto Cruz, juntamente com o bombeiro civil Daniel, encontram o suspeito, Antônio Freire da Silva, primo da vítima. Ele foi imobilizado e conduzido para a Delegacia de Iguatu e apresentado ao delegado plantonista José Solano Feitosa para os procedimentos legais.

Delegado Plantonista José Solano Feitosa

No momento da abordagem, Antônio estava com uma faca, provavelmente a mesma utilizada na morte de Rizeuda. Em depoimento ao delegado José Solano, o suspeito negou o homicídio, mas em seguida acabou confessando e revelou que a vítima não era uma boa vizinha e que a motivação do crime teria sido “desavenças de vizinhança”. Moradores contestam a versão e afirmam o oposto, que Antônio seria o mau vizinho.
No matagal, os policiais civis encontraram um pedaço de madeira que também foi usado no homicídio. De acordo com o delegado plantonista José Solano, o crime foi premeditado.
Antônio Freire foi autuado em flagrante por homicídio doloso qualificado e já se encontra em um presídio da região à disposição da justiça de Iguatu.
Francisca Rizeuda prestava serviços no Posto de Saúde da Família (PSF) da comunidade e era uma pessoa bastante querida. O crime chocou os moradores.

Ceará confirma primeiro caso de varíola dos macacos do estado

 


O primeiro caso de varíola dos macacos foi confirmado no Ceará nesta quarta-feira (29). A informação foi repassada pela Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa). O órgão disse que o paciente tem 35 anos, mora em Fortaleza, é brasileiro, e tem histórico de deslocamento recente para São Paulo e Rio de Janeiro, cidades que já confirmaram casos da doença.

No Ceará, foram notificados 14 casos suspeitos. Dois deles foram descartados laboratorialmente nos municípios de Fortaleza (1) e Maracanaú (1). Outros 11 seguem em investigação nos seguintes municípios:

Fortaleza (5);
Cedro (1);
Caucaia (1);
Caridade (1);
Russas (1);
São Gonçalo do Amarante (1);
Ocara (1).

Conforme a Sesa, em todas as notificações foram aplicadas as medidas recomendadas, como isolamento, busca ativa de contatos e coleta de material para exames laboratoriais para elucidação do caso e para diagnóstico diferencial para outras doenças, que estão em processamento. A Sesa vai repassar mais informações sobre o caso em coletiva de imprensa realizada nesta quinta-feira (30).

Fonte: G1

Médica é encontrada morta em banheiro de hospital

 


A Polícia Civil de Goiás, está investigando a causa e se alguém deve ser responsabilizado, pela morte da médica Jayda Bento de Souza, de 26 anos, médica encontrada morta em um banheiro do Hospital Estadual Ernestina Lopes Jaime (Heelj) em Pirenópolis, no Entorno do Distrito Federal.

De acordo com o delegado Tibério Martins, a vítima foi encontrada pelos colegas de trabalho no sábado (25), próximo ao horário em que deveria assumir o plantão na unidade.

"O pessoal abriu a porta do quarto [em que ela estaria] e ouviu a torneira ligada no banheiro. Bateram na porta, ela não respondia, então arrombaram e encontraram o corpo dela lá", disse o delegado.

Ao lado de Jayda, segundo o delegado, havia um frasco de remédio e uma seringa. De acordo com ele, deve ser apurado o regime de trabalho da jovem no local, se há envolvimento de outra pessoa e se ela morreu em decorrência de um choque anafilático, uma reação alérgica grave que pode ser fatal.

Tibério Martins contou que estava indicado no frasco um tipo de anestésico, que "é usado para regulagem do sono", mas que a confirmação de qual substância pode ter sido usada pela médica e com qual intuito são objetos da investigação e dependem de resultados de perícia.

Ao ser questionado se há suspeita de que a médica estaria com sobrecarga de trabalho, o delegado disse que a questão também será apurada.

"Sobre o horário de plantão, circulou essa informação [de que a médica estaria trabalhando há 60 horas direto] pelas redes sociais, mas o hospital já desmentiu esta carga horária. Em todo caso, será apurado o regime de trabalho dela no ambiente hospitalar. [...] Nós não descartamos nada nesse sentido, se com o andamento das investigações for informado que esse medicamento era de uso frequente dos médicos, aí teremos mais essa linha para apurar", explicou.

As linhas de investigações devem contar com trabalho da Polícia Técnico-Científica para esclarecer o que realmente levou à morte da médica.

Fonte: Yahoo Notícias

Covid: A cada 10 mortos pela doença, 6 não tomaram 3ª dose da vacina

 


A cada dez pessoas que morreram ou foram internada em decorrência da covid-19, seis não tomaram a terceira dose da vacina contra a doença. Os dados são da Info Tracker, da USP (Universidade de São Paulo) em parceria com a Unesp (Universidade Estadual Paulista), e dizem respeito ao período entre março e junho de 2022. As informações são do portal Uol.

Os números mostram ainda que, a cada 10 mortes, 3 tomaram a dose de reforço no ano passado, mostrando a relevância da quarta dose em 2022. A maior parte das vítimas é de idosos.

O número de internações em decorrência da covid está em alta no Brasil. Entre março e 20 de junho, 30 mil pessoas foram internadas com a doença. Entre eles, 65% dos casos não tinham a terceira dose do imunizante.

Outros 34,7% tinham tomado a vacina, mas a maior parte havia recebido o imunizante em 2021. É comum que a proteção caia ao longo do tempo, mostrando que a imunidade estava mais baixa. Assim, 90,7% dos internados com covid ou não tinha a terceira dose da vacina ou tomaram ano passado.

Entre os internados, 9,3% receberam a terceira dose neste ano.

Mortes sem vacina

Entre os mortos por covid-19, 67% das vítimas entre os meses de março e junho não tinham a terceira dose. Segundo os dados do Info Tracker, divulgados pelo Uol, foram 7.547 vítimas da doença e, entre elas, 94% ou não tomaram a terceira dose ou tomou no ano passado.

“É por conta do decaimento da proteção que os governo estão implementando a quarta dose, que é para reatualizar o esquema vacinar para adquirir a proteção máxima conferida pelas primeiras doses da vacina e por meio natural, pela infecção”, explicou Wallace Casaca ao portal g1.

Fonte: Yahoo Notícias

Wesley Safadão é internado às pressas e se afastará dos palcos

 


Wesley Safadão usou as redes sociais nesta quarta-feira (29/6) para falar sobre seu estado de saúde e avisar que todos os shows do artista, até o próximo dia 6 de julho, foram cancelados.

A nota publicada no Instagram do músico conta que ele foi diagnosticado com um problema na coluna e que precisará se afastar dos palcos temporariamente.

“Após sentir novas dores na coluna e dormência nas pernas na manhã desta quarta-feira (29/6), Wesley Safadão precisará ser afastado temporariamente dos palcos, por orientação médica”, começa a nota.

“Diagnosticado com hérnia discal entre a terceira e quarta vértebra lombar, com estreitamento do canal vertebral e importante compressão das estruturas neurológicas dentro deste canal, ele ficará internado para tratamento intenso e permanecerá em repouso até uma nova avaliação médica”, continua.

“Por esse motivo, em respeito a todos que acompanham o seu trabalho e principalmente para preservar a sua saúde, os shows agendados até 6 de julho serão cancelados. Agradecemos o carinho e a compreensão de todos e vamos permanecer em oração para a sua rápida recuperação e volta aos palcos”, finaliza.

A esposa do cantor, Thyane Dantas, também foi ao Instagram para compartilhar com os fãs que Safadão vai iniciar o tratamento da coluna em São Paulo. Por conta da lesão nas costas ele teve que ser carregado para conseguir entrar no avião.

“Estamos indo para São Paulo, vamos dar continuidade ao tratamento do Wesley lá. Ele também está sendo acompanhado de perto aqui em Fortaleza. Também gostaria de agradecer a vocês por todas as mensagens, apoio, força. Vai ficar tudo bem”, disse.

Ela aproveitou para tranquilizar os fãs. “Ele realmente só precisa de cuidados, tratamento, de repouso. Vai dar tudo certo”, afirmou.

Fonte: Correio Braziliense

Dormir mal é tão ruim quanto fumar, diz Associação Americana do Coração

 


A Associação Americana do Coração (AHA, sigla em inglês) definiu que dormir mal é tão nocivo quanto fumar, em atualização de métricas que dizem quais comportamentos e fatores de risco são prejudiciais para a saúde. As métricas ajudam a avaliar a saúde do coração e do cérebro. A nova atualização, feita nesta quarta-feira, 29, e publicada na revista Circulation, também inclui que dormir bem pode evitar doenças cardiovasculares.

De acordo com a atualização do documento, dormir mal está associado a uma saúde psicológica ruim. Uma melhora da duração do sono, ou a qualidade dele, reduz a incidência de doenças cardiovasculares, como depressão, pressão alta, obesidade e demência. Além de reduzir doenças, dormir bem traz várias melhorias para o corpo como:

* Fortalecimento do sistema imune;

* Reparo e cura de células, tecidos e vasos sanguíneos;

* Melhora da energia e do humor;

* Aumento da função cerebral;

* Menor risco de doenças crônicas

Além de incluir a qualidade de sono, o documento traz outras atualizações. São elas: a exposição ao fumo passivo e ao vapor gerado pelo cigarro eletrônico passaram a ser considerados como fator de risco, não apenas o tabagismo; o colesterol não-HDL (o famoso "colesterol ruim) e a hemoglobina, que deverá ser medida como parte da avaliação do nível de glicose no sangue, também estão inclusos.

Em comunicado, a AHA afirma que as atualizações foram motivadas por novas descobertas na saúde do coração e do cérebro, baseadas em milhares de estudos publicados na última década.

Com a atualização, as métricas receberam o nome de Life’s Essential 8, pois além dos sete fatores originais: tabagismo, alimentação, atividade física, nível de colesterol, glicose no sangue, índice de massa corpórea (IMC) e pressão arterial, passou a incluir o sono, onde é recomendado de 7 a 9 horas de sono diárias para os adultos. As informações são do portal O Globo.

Fonte: O Povo

Senado adia para hoje votação de PEC que alivia alta do preço dos combustíveis


O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), decidiu adiar para a sessão desta quinta-feira, 30, a votação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que traz um pacote com cinco medidas para diminuir os impactos gerados pela alta dos combustíveis no Brasil. Após várias manifestações de senadores, Pacheco entendeu como mais adequado o adiamento da votação.

“Me parece, pelos pronunciamentos, que todos concordam com as medidas que estão sendo colocadas, desde que haja uma segurança em relação a não se tratar de um cheque em branco que seja a expressão pura de irresponsabilidade fiscal, o que não faríamos no Senado Federal”, disse o presidente da casa. “Mas, de fato, em se tratando de uma alteração constitucional, o passar de um ou dois dias, para que tenhamos segurança do texto, eu acho absolutamente apropriado”, acrescentou.

Inicialmente, seria votada hoje a PEC 16, com propostas do governo para compensar os estados pela redução do ICMS sobre o diesel. Por fim, foi ao plenário a PEC 1, que já previa várias medidas propostas e até então estava estacionada no Senado por falta de apoio do governo. Da PEC 16, que acabou apensada à PEC 1, o único ponto que restou foi a compensação aos estados que reduzirem a alíquota de ICMS sobre o etanol.

Ontem, 29, ainda pela manhã, o relator, Fernando Bezerra (MDB-PE), concluiu e apresentou relatório, detalhando as propostas. Entre elas, está o pagamento do voucher caminhoneiro, no valor de R$ 1 mil mensais por cinco meses. Outra proposta é a inclusão de mais 1,6 milhão de famílias no Auxílio Brasil, programa que substituiu o Bolsa Família. Além de aumentar significativamente o número de beneficiários do programa social, há previsão de um incremento de R$ 200 no valor do programa até dezembro deste ano.

Cidade do Crato volta a registrar óbito por Covid após quase 3 meses

 


A cidade do Crato, no interior do Ceará, voltou a registrar óbito por Covid-19 após quase três meses sem mortes por complicações da doença, segundo o boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria da Saúde do município nesta terça-feira (28).

O óbito ocorreu na última segunda-feira (27). A vítima é um homem de 78 anos que estava internado no Hospital São Raimundo. Não há informações se o paciente tinha alguma comorbidade ou se estava vacinado.

O registro mais recente óbito por Covid na cidade este ano havia sido de dia 2 de abril, mas só foi comunicado no boletim epidemiológico quatro dias depois. Na ocasião, a pessoa vitimada pela doença tratava-se de um homem de 84 anos, que estava internado em um hospital particular.

Ainda conforme o boletim, atualmente um paciente está internado em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI), cinco estão em uma enfermaria clínica e 344 pacientes em tratamento domiciliar contra a Covid.

Fonte: G1


    Mulher é achada morta com sinais de estrangulamento no Sul do Piauí - Ex é suspeito

                            EX-COMPANHEIRO É SUSPEITO


    Mulher achada morta em Avelino Lopes

    Uma mulher que estava desaparecida há dois dias foi encontrada morta nesta quarta-feira (29), às margens de uma estrada na localidade Baixão do Avelino, na zona rural de Avelino Lopes, no Sul do Piauí.
    Karina Gama da Silva, de 32 anos, foi vista pela última vez por volta das 13h, da última segunda-feira (27), quando deixou a filha em uma escola.
    A Polícia Militar foi acionada após completar 24 horas do desaparecimento e realizou buscas na região.
    Trabalhadores que exercem atividades na reforma da PI que liga Avelino Lopes a Curimatá afirmaram à PM ter visto um veículo Kadett entrando numa estrada que liga rodovia à localidade Baixão do Avelino, tendo como ocupantes um homem e uma mulher e que logo depois o condutor teria retornado sozinho.
    Já nesta quarta-feira (29), os policiais receberam a notícia de que um popular teria encontrado o corpo de uma mulher na localidade Baixão do Avelino, próximo uma roça. A guarnição se deslocou até o local e o fato foi constado.
    A polícia acredita que a mulher teria sido vítima de feminicídio, pois havia marcas de estrangulamento. Segundo familiares, Karina Gama era ameaçada por parte do ex-companheiro.

    Jovem recebe proposta de emprego e é encontrada morta em casa

     

     IRMÃO APONTOU SUSPEITO

    Uma jovem identificada como Vitória Lima Martins, de 22 anos, foi achada morta, com os pulsos cortados, na madrugada da última terça-feira (28), dentro de uma residência em Inhoaíba, na Zona Oeste do Rio de Janeiro.
    O irmão da vítima acusa rapaz que teria oferecido uma proposta de emprego a Vitória, de ser o assassino. O homem foi preso em flagrante pela Polícia Civil.
    Dois dias antes do assassinato, o suspeito ligou para a namorada da irmã e falou: 'Aproveita hoje a Vitória porque terça-feira vai ser a última vez que você vai vê-la'".
    O jovem afirma ainda que a irmã ficou sabendo da ameaça mas levou na brincadeira.
    Ele recebeu uma ligação de um parente informando sobre o caso e quando foi até o local, deparou-se corpo da irmã de longe.
    Segundo a Polícia Civil, o caso foi registrado na Delegacia de Homicídios e que diligências estão em andamento para esclarecer todos os fatos
    .

    Aluno de 27 anos morre em academia ao realizar exercício com corda em Juazeiro do Norte

     

    Aluno se exercitava com uma corda

    Um homem de 27 anos morreu nesta quarta-feira (29) enquanto praticava exercícios físicos em uma academia de ginástica no bairro Socorro, em Juazeiro do Norte. O caso aconteceu no momento em que o aluno se exercitava com uma corda.
    Segundo o estabelecimento comercial, o aluno passou mal e chegou a ser atendido por um personal trainer do local. No entanto, o aluno, identificado como Manuel Luís dos Santos Filho, já estava em óbito.
    A administração da academia Top Fitness Cariri acionou o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), que apontou a suspeita da causa da morte como 
    parada cardíaca. 

    Mãe encontra filha morta a golpes de faca em residência do genro

    SUSPEITO NÃO FOI LOCALIZADO

    Uma mulher identificada como Priscila Teixeira, de 33 anos, foi morta a facadas dentro da própria residência, em Taguatinga/DF.
    Informações preliminares apontam que a vítima teria sido morta pelo companheiro, que ainda não foi localizado.
    Os vizinhos informaram que o casal que estava junto há cerca de cinco meses e brigavam 'todos os dias'. "Chamávamos a polícia, mas ela falava que não registraria ocorrência”, contou uma vizinha.
    Como a Priscila não se manifestava desde ontem, a mãe deslocou-se até a casa da filha e pediu ajuda aos vizinhos para arrombar o portão. Ao entrar na residência, encontrou o corpo na cozinha.

    Acusado de vários crimes é morto no Cariri em frente a Parque de Vaquejada

    Após três anos e cinco meses sem o registro de homicídio em Altaneira, uma pessoa foi assassinada nesta quarta-feira

    “Cicinho Cadeira” era acusado de vários crimes em Altaneira

    Após três anos e cinco meses sem o registro de homicídio em Altaneira, uma pessoa foi assassinada na tarde desta quarta-feira (29). Por volta das 16 horas um jovem acusado de vários furtos e roubos no município e identificado a princípio apenas pelo apelido de “Cicinho Cadeira”, foi executado com dois tiros por desconhecidos. O crime aconteceu em frente ao Parque de Vaquejadas de Altaneira que fica na estrada de acesso à Serra do Valério naquele município.
    Este foi o primeiro homicídio deste ano em Altaneira e o último tinha acontecido na noite do dia 6 de janeiro de 2019.

    Ceará soma 27.180 mortes e 1.264.665 casos de coronavirus

      Até o momento, 1.128.141 pessoas já se recuperaram da doença no Ceará


    Desde o início da pandemia no Ceará, há mais de dois anos, o Estado já confirmou 1.264.665 casos de Covid-19 e 27.180 mortes em decorrência da infecção. Os dados são da plataforma IntegraSUS, da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (Sesa), desta quarta-feira, 29.
    Nenhuma morte foi registrada pela doença nas últimas 24 horas no Estado. O aumento diário de óbitos na plataforma se dá devido ao atraso que ocorre para que mortes mais recentes entrem no sistema, e algumas acabam sendo notificadas somente após o registro de óbito oficial.
    Até o momento, 1.128.141 pessoas já se recuperaram da doença no Ceará. 

    Registros de armas crescem 474% no governo Bolsonaro

    O número de pessoas com certificado de registro de armas de fogo cresceu 474% durante o governo de Jair Bolsonaro (PL), ou seja, de janeiro de 2019 até 1º de junho de 2022. Os dados foram divulgados pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), com base em informações do Exército, nesta terça-feira (28).

    O Anuário leva em consideração as licenças para atividades de caçador, atirador desportivo e colecionador (CAC) e aponta crescimento de 117.467 para 673.818 registros. No entanto, há outros tipos de licenças que também notificaram crescimento.

    Além dos registros CAC, o Anuário aponta, com base no Sistema Nacional de Armas (Sinarm) da Polícia Federal, um crescimento no número de posses de arma ativos no Brasil. De 2017 a 2021, a quantidade cresceu 133,6%, passando de 638 mil para 1,5 milhão. Em relação ao porte, a variação de 2020 a 2021 foi de 15,9%, passando de 48,6 mil pessoas autorizadas para 56,3 mil.

    CACs PREDOMINAM NO SUL
    O mais populoso estado do país, São Paulo, concentra a maior parte dos registros CAC (26%), seguido pelo grupo que inclui Paraná e Santa Catarina (16% do total). O outro estado do Sul do país, Rio Grande do Sul, representa 11% do total.

    Ou seja, apesar de ter 14% da população brasileira, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2021, a região Sul tem 25% dos registros CAC no Brasil.

    ARMAS PARTICULARES SÃO MAIORIA
    Os dados mostram que há mais armas de fogo em poder de particulares do que em estoques institucionais de órgãos públicos, como as polícias civis, federal, rodoviária federal e guardas municipais, além de instituições como Tribunais de Justiça e Ministério Público.

    O número de registros de armas ativos na Polícia Federal aumentou 20,8% entre 2020 e 2021, passando de 1,2 milhão para 1,5 milhão. A maior parte dessas armas são pistolas (454 mil), seguidas por espingardas (172 mil).

    Das 1.490.323 armas de fogo com registro ativo em 2021, apenas 384.685 estavam ligadas a órgãos públicos, segundo o Sistema Nacional de Armas (Sinarm) da Polícia Federal.

    (Pleno News)

    Novo tratamento elimina totalmente o câncer de mama em estágio inicial

    O estágio zero da doença, também conhecido como CDIS (carcinoma ductal in situ), é caracterizado pela presença de células pré-cancerosas anormais nos dutos de leite.

    De acordo com o autor sênior do estudo, Saraswati Sukumar, diversas mulheres realizam cirurgias de remoção, tratamentos de radiação e, em alguns casos, quimioterapias ou terapias hormonais para eliminar esses cânceres precoces.

    “Em nossa pesquisa, propusemos um tratamento alternativo em que a injeção da droga imunotoxina pelo duto poderia resultar na limpeza do CDIS”, disse Sukumar em comunicado.

    Primeiramente, o trabalho avaliou a eficácia da imunotoxina em quatro linhagens celulares de diferentes subtipos de câncer de mama em camundongos. Os resultados evidenciaram que o tratamento induziu a morte das células tumorais em todas elas.

    Os pesquisadores também administraram o tratamento em cerca de dez camundongos diferentes para captar possíveis toxinas circulares no sangue após a intervenção e, de cinco a 30 minutos depois, não encontraram nada.

    Em seguida, eles injetaram a imunotoxina diretamente nos dutos mamários de dois grupos de camundongos com CDIS, classificados como MCF7 E SUM225.

    No primeiro, foi administrado uma vez por semana durante três semanas e, para viés de comparação de eficácia, aplicaram no corpo de outro conjunto de camundongos.

    Ao final da terapia, descobriram que aqueles que receberam a injeção no corpo tiveram um crescimento tumoral mais lento, mas que retornava após a interrupção.

    Já os que receberam diretamente nos dutos tiveram os tumores completamente eliminados dentro de duas semanas após a conclusão do tratamento e a arquitetura da mama era parecida com glândulas mamárias normais. Nenhuma recorrência foi detectada após dois meses.

    O grupo SUM225 suprimiu a doença em apenas duas semanas de tratamento e não demonstrou recorrência até o final do estudo.

    De acordo com os autores, o tratamento foi bem-tolerado, sem efeitos colaterais da toxina ou injeção. Eles disseram que a pesquisa fornece uma forte base pré-clínica para a realização de ensaios de viabilidade e segurança em pacientes com câncer de mama em estágio 0.

    Segundo dados divulgados pelo Inca (Instituto Nacional de Câncer), no ano passado, o Brasil totalizou 66,3 mil diagnósticos da doença no público feminino, com 17,8 mil mortes. O câncer de mama é também o mais incidente em mulheres de todas as regiões do país, após o câncer de pele não melanoma.

    Via Terra Brasil Notícias