Crise no Sistema Penitenciário e matança nas ruas na guerra de facções marcaram o Ceará em 2018

Andrezinho
André Costa, mantido no cargo de secretário da Segurança mesmo com a alta violência no estado
Gago 22
Na maior chacina no estado, 14 pessoas foram assassinadas em uma casa de forró, na Capital
Benfica 888
Chacina do Benfica: sete jovens assassinados por conta de uma rivalidade entre quadrilhas 
Em 2018, a violência foi o principal assunto da sociedade e da imprensa cearenses. O ano registrou cerca de 4.800 assassinatos. As autoridades da Segurança Pública enfrentaram percalços na política de redução da criminalidade, muito embora tenham conseguido reduzir, minimamente, a taxa recorde de Crimes Violentos, Letais e Intencionais (CVLIs) registrada em 2017 (quando ocorreram 5.332 homicídios no estado).
A guerra travada diariamente entre as facções criminosas é um desafio que ainda não foi vencido pelo estado. As escaramuças dos criminosos armados nas ruas continuam dizimando, diariamente, dezenas de vidas humanas a cada mês. Chacinas, execuções sumárias, corpos degolados, carbonizados e esquartejados viraram perigosa rotina no Ceará.
No Sistema Penitenciário, loteado pelo crime organizado, as facções criminosas continuam livres para comandar – através de celulares – os delitos nas ruas, como os mais de 50 ataques a bancos e carros-fortes, o tráfico pesado de drogas e armas e, principalmente, os assassinatos.
Veja nesta retrospectiva os principais fatos violentos ocorridos ao longo de 2018 no Ceará:
1 – (Dia 27 de janeiro) – Chacina na casa de shows “Forró do Gago”, na comunidade Barreirão, no bairro Cajazeiras, em Fortaleza. Catorze pessoas – oito mulheres e seis homens – foram fuzilados por ordem da facção criminosa Guardiões do Estado (GDE). Todas vítimas eram pessoas inocentes, sem antecedentes criminais. A matança ocorreu porque a festa havia sido, supostamente, organizada pelo Comando Vermelho (CV), rival da GDE.
2 – (Dia 29 de janeiro) – Dez presos são assassinados na Cadeia Pública da cidade de Itapajé, no Norte do estado (a 124Km de Fortaleza). Dois grupos rivais entraram em choque nos xadrezes e corredores da unidade penal. Os presos foram mortos a tiros, golpes de “cossoco” e pauladas. Depois disso, a Secretaria da Justiça e da Cidadania (Sejus) decidiu dividir os presos de todo o Sistema Penitenciário do Ceará por facção. Cada grupo fica confinado em um só presídio.
3 – (Dia 26 de fevereiro) – Os corpos dos traficantes Rogério Jeremias de Simone, o “Gegê do Mangue”; e Fabiano Alves de Souza, o “Paca”, membros da cúpula do PCC< são encontrados crivados de bala e semi-carbonizados na reserva indígena Lagoa da Encantada, em Aquiraz, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). A morte dos dois bandidos, que levavam uma vida de riqueza e ostentação no Ceará, logo desencadeou uma onda de mortes em São Paulo, por ordem do líder do PCC, Marcos William Herbas Camacho, o “Marcola”.
4 – (Dia 9 de março) – Uma rivalidade entre duas quadrilhas de traficantes de drogas e assaltantes termina em uma chacina, com sete mortos no bairro Benfica. A matança começou na Praça da Gentilândia e se estendeu até a porta da sede de uma torcida organizada, no mesmo bairro. As vítimas eram jovens e todos foram executados a tiros de pistola.
5 – (Dia 11 de julho) – Uma operação de Inteligência realizada pelo Batalhão de Polícia de Choque BPChoque), no bairro Dionísio Torres, em Fortaleza, termina na prisão do traficante de drogas, homicida e chefe de quadrilha, Auricélio Sousa Freitas, o “Celinho da Babilônia”, apontado como o fundador e controlador da facção Guardiões do Estado (GDE). O bandido seria, segundo a Polícia, o mandante da chacina no “Forró do Gago”, em janeiro, quando 14 pessoas foram fuziladas em uma casa de shows, no bairro Cajazeiras, em Fortaleza.
6 – (Dia 13 de julho) – Cinco pessoas são mortas em uma chacina ocorrida no Sítio Cafundó, na zona rural do Município de Palmácia, na região do Maciço de Baturité (a 62Km de Fortaleza). A Polícia suspeita que o crime tenha sido provocado pela guerra entre facções criminosas que se instalara, naquela região do estado e brigam pelo território da venda de drogas.
7 – (Dia 14 de julho) – Quatro pessoas foram assassinadas na localidade Sítio São Francisco, zona rural do Município de Quiterianópolis. Os quatro foram identificados como mãe, dois filhos dela (gêmeos) e um tio. O motivo do crime seria uma briga por terras. Os quatro corpos, amarrados, foram encontrados em uma estrada de terra.
8 – (Dia 23 de novembro) – Uma quadrilha tenta atacar um carro-forte na estrada de acesso ao Distrito de Flores, em Russas (a 163Km de Fortaleza). Um cerco policial foi montado previamente pelo Comando do Policiamento Especializado (CPE) e por agentes da Coordenadoria de Inteligência (Coin) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), resultando na morte de sete bandidos e na apreensão do armamento do bando, incluindo fuzis e explosivos.
9 – (Dia 7 de dezembro) – Uma tentativa de ataque a bancos na cidade de Milagres, na região do Cariri, no Sul do estado (a 494Km de Fortaleza) termina na morte de 14 pessoas durante uma operação da Polícia Militar. Entre os mortos estão seis pessoas que haviam sido tomadas como reféns. O caso tem repercussão nacional e está sendo investigado pelo Ministério Público.
10 – (Dia 27 de dezembro) – O governador Camilo Santana (PT), reeleito para o cargo nas eleições de outubro, anuncia que manterá no cargo de secretário da Segurança Pública do Ceará, o delegado federal André Costa. Informa também que a Secretaria da Justiça e da Cidadania (Sejus) será transformada em Secretaria de Gestão Penitenciária, cujo titular será Mauro Albuquerque, que comandava o Sistema Penitenciário do Rio Grande do Norte. Camilo, informa, ainda, que o Batalhão Raio será ampliado para mais 23 cidades cearenses com população acima de 30 mil habitantes.
http://blogdofernandoribeiro.com.br/

Quadrilhas desafiam a Segurança Pública e destroem bancos e carro-fortes no Ceará em 2018

Vinte e três agências e postos bancários, além de sete carros-fortes, foram destruídos por meio de explosão durante ataques de bandidos no Ceará em 2018. O balanço aponta, ainda, outras cinco tentativas frustradas de assaltos a blindados nas estradas cearenses ao longo do ano. Em duas operações policiais de combate a este tipo de delito, 15 bandidos acabaram mortos pela Polícia.

Os ataques a bancos e carros-fortes no Ceará marcaram a ação de grupos criminosos ao longo do ano. Criminosos fortemente armados, com fuzis, metralhadoras, submetralhadoras, pistolas e espingardas de calibre 12 (escopetas) atacaram sem parar no Ceará, sempre escolhendo como alvos cidades de pequeno porte, onde é reduzido o efetivo policial.

As explosões de cofres e caixas eletrônicos destruíram as agências e postos bancários das seguintes cidades cearenses em 2018: Ibaretama, Varjota, Solonópole, Uruoca, Santana do Cariri, Santa Quitéria, Itatira (Lagoa do Mato), Reriutaba, Piquet Carneiro, Amontada, Moraújo, Irapuan Pinheiro, Guaraciaba do Norte, Farias Brito, Santana do Acaraú, Monsenhor Tabosa, Sobral (Aracatiaçu), Groaíras, Catunda, Meruoca, Itatira e Cariré.

Blindados

Já os 11 ataques a carros-fortes aconteceram geralmente na estradas, em trechos dos seguintes Municípios: Aracati (duas vezes), Mombaça, São Luiz do Curu, Santa Quitéria, Chorozinho, Saboeiro e Russas, além de um caso de tentativa de roubo de malotes em Fortaleza, na Aldeota.

(Blog do Fernando Ribeiro)

Apesar da intervenção federal, violência cresceu em quatro regiões do Estado do Rio

extra.globo.com
Apesar de a intervenção federal ter conseguido reduzir roubos e homicídios no Rio, algumas áreas do estado foram na contramão da tendência de queda e assistiram a uma explosão de violência em 2018. Um levantamento feito pelo EXTRA com base em dados do Instituto de Segurança Pública (ISP) revela que áreas do estado patrulhadas por quatro batalhões diferentes apresentaram aumento simultâneo no número de roubos e assassinatos: os municípios de Belford Roxo, na Baixada Fluminense, Angra dos Reis, na Costa Verde, e Nova Friburgo, na Região Serrana, e o bairro de Jacarepaguá, na Zona Oeste da capital.
O levantamento levou em consideração quatro indicadores criminais: roubos de carros, a pedestres, de carga e letalidade violenta (a soma de homicídios dolosos, latrocínios, homicídios decorrentes de intervenção policial e lesões corporais seguida de morte). As quatro áreas apresentaram aumento nos quatro índices de março — primeiro mês de vigência da intervenção — a novembro de 2018, em relação ao mesmo período do ano passado.
A região que apresentou os maiores percentuais de aumento foi a de Angra dos Reis, patrulhada pelo 33º BPM. Os roubos de carga quase triplicaram no município: passaram de 14 para 40. Os assassinatos cresceram 55% — maior aumento percentual desse indicador entre todas as regiões do estado. Roubos de carros subiram 34%, e assaltos a pedestre 4%. Desde o ano passado, a cidade convive, simultaneamente, com a migração de traficantes de favelas da Zona Oeste da capital e a expansão da maior milícia do Rio.
O crime que mais cresceu em Jacarepaguá, área do 18º BPM, foi o roubo de carga — as ocorrências passaram de 48 para 122 em 2018. Em Belford Roxo, cujo batalhão responsável é o 39º BPM, os roubos de carros aumentaram 30%. Em Nova Friburgo, o roubo de carros também foi o indicador com maior crescimento: 45%.
Para o pesquisador Pablo Nunes, do Centro de Estudos de Segurança e Cidadania (Cesec), da Universidade Cândido Mendes, a intervenção não soube lidar com problemas particulares de cada uma dessas regiões.
— Cada um desses locais apresenta um problema pontual. A situação de Angra vem se arrastando há alguns anos e é fruto da migração de traficante e milicianos. Belford Roxo tem um dos batalhões da PM mais sucateados do estado. A intervenção não detectou esses problemas e não agiu com eficácia nesses locais — afirmou o pesquisador.
Áreas com maiores aumentos de crimes
O EXTRA também levantou as áreas que apresentaram os maiores crescimentos dos indicadores analisados. A região com o maior aumento de roubos de carros foi a patrulhada pelo 2º BPM (Botafogo). De março a novembro do ano passado, foram 294 casos. No mesmo período deste ano, 490 — um aumento de 66%. O bairro convive com um déficit de agentes no batalhão. Na semana passada, o comando da PM extinguiu a UPP Cerro Corá, com o objetivo de transferir cerca de 80 PMs para o patrulhamento do bairro.
Municípios do interior do estado registraram os maiores aumentos nos roubos de carga e a pedestres. Em Santo Antônio de Pádua, área do 36º BPM, os roubos de carga triplicaram. Já Itaperuna e Macaé, no Norte Fluminense, registraram os maiores crescimentos nos ataques a pedestres. Já quanto às ocorrências de letalidade violenta, Angra dos Reis e Itaboraí apresentaram os maiores percentuais de crescimento: 55% e 49%, respectivamente.





STEFHANY ABSOLUTA CHORA AO REBATER ACUSAÇÕES DE EX: 'SAÍ DE CASA PORQUE ESTAVA COM MEDO DE MORRER'

extra.globo.com
Stefhany Absoluta quebrou o silêncio e falou pela primeira vez sobre as acusações de roubo feito pelo ex-marido, o empresário Roberto Cardoso, de 53 anos. A cantora piauense, de 27, que ficou famosa com o hit "Meu crossfox", em 2009, publicou um vídeo no Youtube para dar sua versão dos fatos e revelar o motivo de ter se separado após três de casamento e deixado a casa onde morava com o empresário no Recife.
"Foram três anos vivendo debaixo de ameaça. E agora, no mês de outubro, eu passei por algo terrível em Recife e decidi sair de casa porque eu estava com medo de morrer. Decidi, tomei essa decisão porque eu estava sofrendo muito", disse ela.
No vídeo de pouco mais de oito minutos, a cantora gospel começa saudando os "irmãos em Cristo" e pastores e pedindo perdão por não ter se pronunciado antes.
"Estou aqui para abrir o meu coração para vocês. Estou profundamente abatida, a minha alma está amargurada, por tudo o que está acontecendo, por todas as calúnias e mentiras que estão sendo colocadas na internet com o meu nome", diz ela, que foi acusada pelo ex-marido de ter aplicado um golpe e roubado toda a grana dele.
Stefhany Absoluta se casou com empresário em 2015
Stefhany Absoluta se casou com empresário em 2015 Foto: Divulgação
Stefhany prosseguiu o desabafo negando ter abandonado o lar: "Meu ex esposo colocou na internet que eu abandonei o lar. Não abandonei o lar. Eu avisei para ele que eu ia sair de casa. Foram três anos vivendo debaixo de ameaça. Quando eu sai de casa, eu avisei a ele, eu pedi para ele me dá o dinheiro da passagem, ele não me deu. Pedi para ele me levar para o Piauí, porque nós estávamos no Recife, e ele não me levou. E quando eu decidi sair de casa, que estava tudo arrumado, ele tirou todos os cartões, de crédito e da poupança, da minha mão, e eu sai de casa com um único cartão que eu tinha, de uma conta corrente que está no meu nome", afirma.
Ela segue contanto que pegou um ônibus com a filha deles para o Piauí e que no caminho foi informada que Roberto a esperava no Piauí. Foi, então, que ela decidiu seguir para Teresina, onde foi acolhida por um pastor e uma missionária. A cantora diz que está morando num apartamento alugado por ela e que o único dinheiro que usou da conta conjunto que ela tem com o marido foi R$ 1 mil.
"Ele está dizendo que eu peguei tudo dele. Irmãos, o que eu peguei foi mil reais de uma conta poupança conjunta, onde eu recebia dinheiro do Spotify e do meu canal. Como a pessoa roupa a si mesma? Eu peguei o dinheiro que era meu, que eu estava precisando para a minha filha. Essa calúnia que estão dizendo, é tudo mentira. E tudo o que a gente diz, a gente tem que provar. Eu quero que você prove o que você que está dizendo que eu roubei".
Usando palavras religiosas e sempre recorrendo a textos bíblicos, como "eu sou uma serva do Senhor", "estou de pé e com Cristo eu vou até o fim" e "espero no meu Deus", Stefhany ainda disse que avisou a todos os pastores das igrejas por onde passou que estava em processo de divórcio e afirmou que não impediu o ex-marido de ver a filha deles, de 2 anos.
"Em nenhum momento eu impedi o Roberto de ver a filha. Inclusive, ele já veio ver a filha. E quando ele veio ver a filha dele, ele pegou ela no colo e começou a gravar com um celular. Eu disse que ele não ia gravar nem usar a imagem dela. Depois disso, ele não ligou até agora para ver a menina. A medida protetiva (ela diz que procurou a polícia para dar queixa do ex-marido) é só para mim, então, ele não está sendo impedido de ver a filha".
Por fim, Stefhany contou que teve a agenda de shows cancelada e chorou ao lembrar as ameaças que ela diz ter sofrido do então marido. "Muitos não entendem, mas quem sabe sou eu, que vivi ameaças. Ele nunca me bateu... é verdade, eu vivi momentos felizes, mas vivi também debaixo de muitas ameaças".
Assista ao vídeo do desabafo de Stefhany e também os do ex-marido a acusando de roubo.
Stefhany Absoluta e Roberto se casaram em 2015
Stefhany Absoluta e Roberto se casaram em 2015 Foto: Portalv1/ divulgação

Colisão em motos na CE 397 em Porteiras deixa saldo de um morto e outro ferido


Em Porteiras, um acidente envolvendo duas motocicletas ocorrido por volta das 13 horas deste sábado (29), deixou o saldo de uma vitima fatal e outra gravemente ferida. O fato aconteceu na CE 397, que liga a sede do município à BR 116, à altura da entrada da cidade. O pedreiro Marcos Raimundo Galvão, de 25 anos, que morava na rua Vicente Marrocos, bairro Entres Rios e o motorista Cícero Erinaldo dos Santos Minel, 37 anos, residente no Sitio Boa Vista, guiavam suas motos, uma modelo Titan 150, cor preta, ano 2009, placa NQZ 9997, inscrição de Jardim-CE e outra Fan 125, cor preta, ano 2013, placa POJ 1059, inscrição de Porteiras-CE, que ficaram bastante danificadas quando por motivos ainda desconhecidos vieram a colidir. Em decorrência da violência da colisão entre os dois veículos, os motociclistas sofreram graves lesões. Os dois foram socorridos por uma ambulância do município para o hospital local vindo a primeira vítima a falecer logo após dar entrada na referida unidade de saúde, enquanto que o sobrevivente foi transferido para o Hospital Geral de Brejo Santo-CE, em seguida encaminhado ao Hospital Regional do Cariri, em Juazeiro do Norte-CE, com várias escoriações pelo corpo, porém sem risco de morte, segundo informações repassadas pelo Hospital de Brejo Santo, onde foram feitos os atendimentos preliminares.

Sistema penitenciário do Ceará terá 220 novos agentes em março de 2019, segundo governador


ovos 220 agentes penitenciários serão incorporados ao sistema carcerário do Ceará em março de 2019, conforme o governador do estado, Camilo Santana (PT).

Por meio de transmissão em rede social na noite deste domingo (30), o gestor anunciou a data de convocação da primeira turma do concurso público que selecionou 650 novos agentes penitenciários.

Segundo Camilo, todos já fizeram os cursos de treinamento e já estão aptos a serem inseridos na rede carcerária.

Para a primeira turma de convocados, metade serão alocados na Região Metropolitana de Fortaleza, enquanto a outra metade será encaminhada para as cadeias do interior do estado.

Camilo Santana garantiu ainda que todos os 650 selecionados serão convocados ainda em 2019. "Eu quero aguardar a posse do novo secretário, eu criei uma secretaria nova, exclusiva para olhar para o sistema penitenciário do Ceará, e convidei um novo secretário, Mauro [Albuquerque], e vou aguardá-lo para que ele possa nos ajudar a construir esse planejamento. Para que fique dentro da necessidade do trabalho que ele vai iniciar a partir de janeiro do ano que vem", declarou o governador. Com informações G1.

Grave acidente na estrada de Itapipoca deixa pelo menos 3 mortos


Três pessoas morreram numa colisão envolvendo pelo menos dois veículos por volta de 5h desta segunda-feira (31). O acidente aconteceu na CE-085, nas proximidades das estradas de Canaã e Trairi e do município de Itapipoca. As informações são da Tribuna Bandnews FM.

Não se sabe até o momento o número de feridos no acidente. A Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas chegou a ser acionada para prestar o socorro às vítimas de maior gravidade.

O atendimento, no entanto, foi cancelado instantes antes da decolagem de duas aeronaves, uma em Fortaleza e outra em Sobral, porque as vítimas já haviam chegado a óbito, segundo o tenente-coronel Marcos Costa.

Segundo o Sargento Alves, do Corpo de Bombeiros, a corporação também atuou na ocorrência, mas ao chegarem ao local, outras vítimas que estavam nos veículos já haviam sido socorridas por populares.

Parte das vítimas foram socorridas para o Hospital e Maternidade São Vicente de Paulo, em Itapipoca, mas a unidade não é autorizada a passar informações sobre o estado de saúde dos envolvidos no acidente.

Temer volta atrás mais uma vez e decide não conceder indulto de Natal a presos

O presidente Michel Temer durante entrevista no Planalto no último dia 26 — Foto: Marcos Corrêa/Presidência da República
Depois de algumas idas e vindas, o presidente Michel Temer decidiu não conceder indulto de Natal (perdão da pena) para presos condenados.

Em tese, Temer teria prazo para editar um decreto até esta segunda-feira (31), último dia do atual governo.

Segundo auxiliares próximos, se o presidente optasse pelo decreto, a intenção era tomar a decisão neste domingo (30), para publicação na edição desta segunda do "Diário Oficial da União".

Logo depois do Natal, Temer havia decidido assinar o decreto de indulto excluindo os condenados por corrupção, principal ponto das críticas ao decreto do ano passado, que está no Supremo Tribunal Federal em julgamento ainda não concluído.

Mas agora, segundo assessores próximos, o presidente ouviu opiniões, refletiu e optou por não assinar.

Antes do Natal, o presidente também havia decidido não conceder o indulto. A assessoria do Planalto chegou a anunciar oficialmente que não haveria indulto de Natal. Mas em seguida, ele decidiu reavaliar.

O presidente eleito Jair Bolsonaro, chegou a declarar que se Temer concedesse indulto, este seria o último porque ele, Bolsonaro, não pretende mais fazê-lo.

Assessores de Temer garantem que, desta vez, o presidente não voltará a mudar de opinião.

G1

Criança de 11 anos é morta após irmão escapar de execução em Fortaleza

Criança foi encaminhada para o IJF, mas não resistiu aos ferimentos e morreu. Ninguém foi preso. — Foto: Leábem Monteiro/TV Diário
Uma criança de 11 anos foi assassinada a tiros depois de tentar escapar de uma tentativa de execução na noite deste sábado (29), no Bairro Parque Genibaú, em Fortaleza. De acordo com a Polícia Militar, o alvo era o irmão da criança.

A polícia apurou com testemunhas que a criança, o irmão de 13 anos e o outro de 22 anos, estavam dentro da residência quando homens armados com pistolas invadiram o local.

Durante a tentativa de homicídio, um dos irmãos conseguiu escapar. O garoto se escondeu embaixo de uma cama, mas foi atingido por um tiro no abdômen, após os suspeitos perceberem que o irmão da vítima havia fugido. Já o outro rapaz, não teve ferimentos.

Ainda de acordo com a Polícia Militar, a criança chegou a ser socorrida para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Bairro Conjunto Ceará, mas devido o estado de saúde foi transferida para o Hospital Instituto Doutor José Frota, no Centro da capital. A criança chegou a ser reanimada, mas não resistiu ao ferimento. Até a manhã deste domingo (30), nenhum suspeito foi preso.

G1/CE

Mourão diz que ministros do STF não conhecem a situação do país

O general Hamilton Mourão criticou o aumento concedido pelo STF de 16,38% para o Judiciário e disse que os 11 ministros da Corte parecem desconhecer a situação fiscal e econômica do país.

Em entrevista ao jornal “Valor“, o vice-presidente eleito declarou:

A gente tem que conversar. Sentar um dia com os 11 ministros e expor para eles a situação do país. Acho que eles não conhecem.

O general Hamilton Mourão defendeu ainda que o presidente eleito Jair Bolsonaro leve o futuro ministro da Economia, Paulo Guedes, para explicar a situação das contas públicas aos ministros.

Mourão afirmou:

Sou favorável a que o presidente fosse lá um dia e fizesse uma exposição, explicando que ‘se os senhores aprovam medidas dessa natureza, vamos cada vez mais nos encalacrar’. Levaria o ministro da Economia a tiracolo.

O futuro vice-presidente criticou também um “certo ativismo” no STF:

Há um certo ativismo lá dentro, ora político, as simpatias políticas que alguns dos ministros têm, e às vezes uma coisa pessoal.

Para Mourão, além de conversar com o Judiciário, o mesmo trabalho de convencimento terá que ser feito com os congressistas.

(Renovamidia)

DINHEIRO PÚBLICO: Atrações do Réveillon de Fortaleza custarão R$ 3,7 milhões; Marília Mendonça tem o maior cachê

A Prefeitura de Fortaleza publicou no Diário Oficial o valor dos cachês dos artistas que animarão a festa do Réveillon da Capital.
As atrações musicais do Réveillon de Fortaleza 2019 custarão R$ 3,7 milhões aos cofres públicos. Os cachês dos artistas foram publicados no Diário Oficial do Município na última quinta-feira (27). O cachê mais caro é o da cantora Marília Mendonça, R$ 720 mil.

Os gastos da festa da virada de ano neste ano se aproximam aos custos do ano anterior. No Réveillon 2018/2019, foram gastos R$ 3,5 milhões. À época, o maior cachê foi do cantor Wesley Safadão, R$ 850 mil.

Confira os cachês de 2019:

Marília Mendonça R$ 720 mil
Xand Avião R$ 700 mil
Cláudia Leitte R$ 650 mil
Léo Santana R$ 600 mil
Alcione R$ 500 mil
Bateria da Escola de Samba União da Ilha R$ 150 mil
Ednardo R$ 150 mil
Jorge Vercillo R$ 100 mil
Waldonys R$ 90 mil
Ítalo e Renno R$ 50 mil
Banda Patrulha R$ 40 mil

A cantora baiana Cláudia Leitte que, no Réveillon 2017/2018, cobrou R$ 880 mil, terá cachê reduzido em R$ 230 mil. Na época, a Prefeitura de Fortaleza pagou o equivalente a R$ 12,5 mil por minuto de show da cantora na Praia de Iracema. O valor total de R$ 880 mil superou 10 outras atrações juntas que se apresentaram no palco do aterro no mesmo evento.
Queima de fogos

A queima de fogos terá duração de 17 minutos. A cidade de Fortaleza é o segundo destino mais procurado do Nordeste, de acordo com o Kayak, maior ferramenta de planejamento de viagens do mundo.

Neste ano, o Rio de Janeiro lidera a pesquisa, seguido de Fortaleza e com Salvador em terceiro. No entanto, a capital cearense ultrapassou destinos como Miami e Orlando, subindo da quinta para a segunda posição.

(Tribuna do Ceará)

ADOLESCENTE É ASSASSINADA A BALA NO BAIRRO TERRENOS NOVOS, EM SOBRAL

Uma jovem identificada como Clarice foi assassinada a bala no início da noite de hoje (30), no bairro Terrenos Novos. A vítima morreu logo após dá entrada no Hospital Regional Norte. A adolescente residia no conjunto Nova Caiçara.

A Polícia Civil abriu um inquérito policial para apurar a autoria e a motivação do crime.

Com informações do portal O Sobralense

domingo, 30 de dezembro de 2018

Amanda Nunes choca o mundo, nocauteia Cris Cyborg e se torna a 1ª mulher a conquistar dois cinturões no UFC

Em duelo de brasileiras, Amanda leva a melhor e agora é campeã em duas categorias femininas - Peso-pena e peso-galo

Foi avassalador! Com uma atuação impecável, Amanda Nunes não deu chances para Cris Cyborg e, com apenas 51 segundos de luta, nocauteou a paranaense na madrugada deste domingo (30), em Los Angeles, conquistando o cinturão dos pesos-penas do UFC, ampliando o seu reinado na organização, onde já tinha o título do peso-galo feminino. Com o resultado, Amanda se torna a primeira mulher campeã dupla da história do Ultimate, além de ostentar, a partir de agora, o posto de única campeã do Brasil na principal organização de MMA do mundo.
Essa é a segunda vez que Amanda, a Leoa, choca o mundo do esporte. Na primeira vez, em 2016, ‘atropelou’ a americana Ronda Rousey, então musa absoluta do MMA feminino, com o nocaute arrasador em luta relâmpago. Repetindo a mesma eficiência e agressividade, foi pra cima logo de cara e emplacou um novo nocaute devastador, ‘quebrando a banca’ em todas as bolsas de apostas, que apostavam suas fichas em Cris como a ampla favorita para o duelo.
Foi a 1ª derrota de Cyborg após 13 anos. Ela vinha de 20 vitórias seguidas no MMA. Destronada, Cris fica sem cinturão no UFC, que agora está sob domínio de Amanda. Já a baiana emplacou sua 8ª vitória seguida no UFC e o 12º nocaute de sua carreira.

Ex-prefeito é encontrado morto após confessar ter assassinado mulher

Ex-prefeito de Estância Velha é encontrado morto após confessar ter assassinado mulher | Foto: Arquivo Pessoal / Reprodução / CP
Ex-prefeito de Estância Velha é encontrado morto após confessar ter assassinado mulher
     
O ex-prefeito de Estância Velha, no Rio Grande do Sul, Elivir Desiam, de 57 anos, foi encontrado morto no último sábado, no litoral Norte. Horas antes, ele havia confessado a familiares ter matado uma mulher e contou que pretendia se suicidar. De acordo com a Brigada Militar, familiares foram à Delegacia de Tramandaí após terem recebido uma ligação de Toco, como era conhecido, admitindo a autoria de um feminicídio na cidade do Vale do Sinos - as informações preliminares apontam para um crime passional.
Policiais entraram em contato com a Brigada Militar (BM), que enviou policiais ao local descrito pelos parentes de Desiam e localizou o corpo, no mar de Imbé, com sinais de afogamento. No início da tarde de sábado, a Polícia Civil de Tramandaí confirmou que o cadáver encontrado na praia é do ex-prefeito.
Toco ocupou o cargo de vereador em Estância Velha, de 1997 a 2000, governou a cidade pelo PT, de 2001 a 2008, e dirigiu a Fenac entre 2009 e 2016. Em 2018, ele concorreu a deputado estadual pelo PTB.

Com chegada da comemoração da virada de ano, alerta é festejar sem abusar do álcool

                        
Na festa da virada do ano, o lema deve ser comemorar, mas sem abusar do consumo de álcool, principalmente para quem for dirigir.

Dirigir alcoolizado é a segunda maior causa de acidentes no trânsito. No feriado do Natal deste ano, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) registrou 1.907 autos de infração de motoristas, nas estradas do país, que estavam dirigindo após ingerir bebida alcoólica, o que corresponde a um flagrante a cada 21 testes. Para inibir essa prática, o Código de Trânsito Brasileiro ampliou a pena de detenção para quem provocar mortes conduzindo alcoolizado – de 2 a 4 anos para 5 a 8 anos de reclusão.

De acordo com o coordenador da Operação Lei Seca no estado do Rio de Janeiro, Marco Andrade, o final do ano e o carnaval são os períodos com mais acidentes com morte no trânsito.

“A bebida traz grande contribuição para o aumento do número de mortes no trânsito neste período”, disse Andrade.

Até a próxima terça-feira (1º), serão 56 ações de fiscalização no estado e preventivas. “É importante comemorar as festas de fim de ano, se divertir, mas se organizar na forma de voltar para casa de uma maneira mais segura”, ressaltou.

Bebida em excesso

O psiquiatra Jorge Jaber, membro da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) e especializado em dependência química, acredita que o abuso do álcool nas festas de fim de ano têm ligação com problemas de relacionamento social. Segundo o especialista, há quem esteja passando por momento complicado e utilize a bebida alcóolica para esquecer o incômodo.

“O álcool leva à possibilidade de descontrole e isso se manifesta nas festas, atingindo o objetivo contrário ao que o evento se propõe”, disse.

Para se divertir no Réveillon, os cuidados apontados pelo psiquiatra são: não dirigir embriagado, manter-se bem hidratado, procurar se alimentar com comidas leves, evitando as gordurosas; e diminuir o tempo de exposição ao sol.

Travesti líder comunitária é morta a tiros quando caminhava na rua em Maracanaú

Uma travesti foi assassinada a tiros na noite deste último sábado (29), na Rua Carvalho Nogueira, no município de Maracanaú, Região Metropolitana de Fortaleza. De acordo com informações da delegacia da área, Rogéria Paiva, 46 anos, era líder comunitária e havia entrado em conflito com membros de uma facção criminosa que atua na área. Ninguém foi preso.

Ainda segundo a polícia, ela foi atingida na região cervical e lombar. Conforme relatado pela polícia, dois homens chegaram e dispararam com arma de fogo. Rogéria não resistiu aos ferimentos e morreu no local.

A Secretaria da Segurança Pública (SSPDS) informou, por meio de nota, que equipes do Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP) e da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) foram acionadas para iniciar as investigações acerca do crime de homicídio que resultou na morte da travesti.

Jovem morre após cair de moto e ser atropelada a caminho do trabalho em SP

Samara Lima tinha 21 anos  — Foto: Arquivo Pessoal
Samara Lima tinha 21 anos

Uma jovem de 21 anos morreu em um grave acidente na rodovia Rio-Santos, na altura de Bertioga, no litoral de São Paulo. Samara Tais Lima seguia para o trabalhando quando a moto pilotada por ela colidiu com um carro. As informações foram confirmadas pela polícia na manhã deste sábado (29).
O acidente aconteceu no momento em que a motociclista passava pela ponte sobre o Rio Itapanhaú. A garota trabalhava como balconista em uma loja de gessos. Samara chegou a ser socorrida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e foi levada para a UPA de Bertioga, mas não resistiu aos ferimentos.
Testemunhas contaram à polícia que a motociclista seguia no sentido Bertioga, quando teria perdido o controle do veículo ao realizar uma ultrapassagem.
Após a queda, um carro que vinha no sentido contrário não conseguiu desviar e acabou atropelando a jovem. Nas redes sociais, amigos e familiares deixaram mensagens de pesar. O caso foi registrado na Delegacia Sede de Bertioga como homicídio culposo, quando não há intenção de matar.

 Acidente aconteceu na ponte sobre o Rio Itapanhaú, em Bertioga, SP — Foto: Aconteceu em Bertioga/Divulgação
Acidente aconteceu na ponte sobre o Rio Itapanhaú, em Bertioga

Ex-presidiário executado a bala nas proximidades da Rodoviária de Icó

Um homicídio a bala aconteceu na madrugada deste sábado, 29, por volta de uma hora, em Icó. O ex-presidiário, Daniel Guimarães de Melo, 26, que morava no bairro Alto da Cooperativa, estava bebendo com as irmãs, Maria Laudicéia Nunes da Silva, 28 anos, e Maria de Fátima Nunes da Silva, 22 anos, e Davi Fernandes de Lima, 34 anos, quando dois indivíduos a pé chegaram ao local.
De acordo com relatos do grupo, um dos homens perguntou por Daniel, conhecido por ‘Biel’, que em seguida correu, mas foi perseguido e morto com vários tiros na cabeça e nas costas.
Daniel Guimarães de Melo, Biel, caiu morto na praça conhecida por Balão da Rodoviária. Segundo testemunhas, os criminosos fugiram em seguida em uma moto.
A vítima já respondia por crime de violência doméstica e outros delitos. A Polícia Civil vai investigar o caso. Policiais militares realizaram diligências, mas não obtiveram êxito na identificação e captura dos delinquentes.
.pinheirinho.net

ACOPIARA: JOVEM DE 15 ANOS NÃO RESISTE A QUEDA DE CAVALO E MORRE


Uma jovem estudante de 15 anos de nome Lavínia Vieira, residente no sítio Salgado, próximo da divisa do município de Acopiara com Solonópole, faleceu no início da noite desta sexta-feira (28) no hospital de Barbalha, onde se encontrava internada em estado grave depois de ter sofrido uma queda de um cavalo.

Segundo relatos de populares residentes na região, a jovem Lavínia, resolveu montar em um cavalo para tirar algumas fotos e de repente o animal saiu em desenfreada carreira derrubando a garota. A mesma foi socorrida e passou dois dias em estado grave e infelizmente acabou falecendo em decorrência da gravidade dos ferimentos.

Lavínia Vieira era muito querida por todos e estudava na escola municipal Pedro Gomes de Almeida, no sítio Oiticica de Umari.

Toda a região de Santa Felícia está chocada com o que ocorreu.

Violência armada deixa 11 pessoas assassinadas no Ceará nas últimas 24 horas

Onze pessoas foram assassinadas no Ceará nas últimas 24 horas, segundo registros da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), através das polícias Civil e Militar. Três pessoas foram mortas na Capital, outras três na Região Metropolitana e mais cinco no Interior. Entre as vítimas dos homicídios está um casal, executado, a tiros, na manhã desta última  sexta-feira (28) no Conjunto Ceará, na zona Sul de Fortaleza. No acumulado do mês, já são contabilizados 320 assassinatos, e em todo o ano, nada menos, que 4.787 Crimes Violentos, Letais e Intencionais (CVLIs).

Era por volta de 12h04 quando um casal, que caminhava pela Avenida F do Conjunto Ceará, na Área Integrada de Segurança Dois (AIS-2), foi atacado e morto, a tiros, por desconhecidos. Segundo o relato de testemunhas oculares do duplo homicídio à Polícia, os atiradores estavam em um carro prata. Eram quatro homens armados com pistolas que já seguiam o casal.

Nas proximidades do Liceu do Conjunto Ceará o casal foi abordado. Três dos quatro ocupantes do carro prata desceram com armas na mão e iniciaram os tiros. O jovem caiu morto no meio da avenida. A companheira dele tentou correr, mas também foi executada sumariamente. A Polícia identificou as vítimas como Jonathan de Sousa Gomes, 22 anos; e Fernanda Tinoco, 28. Ainda de acordo com a investigação, há um ano, um irmão de Jonathan também foi assassinado. Ele respondia por vários crimes. Fernanda nunca havia sido presa

Região Metropolitana

Já por volta de 21h57, um ex-presidiário foi assassinado, a tiros, na Praça do Polo de Lazer do Conjunto Esperança, na zona Sul da Capital, pertencente à Área Integrada de Segurança Nove (AIS-9). Segundo testemunhas, Francisco Adalberto de Lima Santiago, 19 anos, estava sentado em um banco da praça, esperando um amigo, quando foi surpreendido por dois desconhecidos, que dispararam vários tiros contra a vítima. A Polícia suspeita de um crime ligado à dívida de drogas.

Na Região Metropolitana de Fortaleza, foram registrados três assassinatos na sexta-feira (28), nos Municípios de Maranguape (às 4h42), Itaitinga (às 11h26) e Chorozinho (11h29). Entre as vítimas está um comerciante da cidade de Quixadá, executado, a tiros, na cidade de Chorozinho.

Interior

Bandidos ainda não identificados invadiram uma residência na comunidade de Poço Verde, na periferia da cidade de Quixadá (a 154Km de Fortaleza) e mataram com sete tiros o agricultor Francisco Marcílio Pinheiro de Freitas, 36 anos. O crime de morte ocorreu na noite de sexta-feira, por volta de 23h45. O agricultor e sua família (a mulher e os filhos) estavam na residência, que foi arrombada pelos assassinos. A esposa estava no banheiro e os filhos também dormiam. Marcílio dormia na cama e foi atingido com cinco tiros na cabeça e dois nas costas. Os matadores fugiram numa motocicleta e nada roubaram da casa.

Por volta de 18 horas de ontem, o ex-presidiário Francisco Márcio Araújo de Souza, 41 anos, foi morto, a tiros, quando estava na casa da mãe, na localidade de Sítio Araras, na zona rural do Município de Iguatu, na Região Centro-Sul do estado (a 377Km de Fortaleza). Dois homens praticaram o crime e fugiram em uma motocicleta.

Em Mauriti, na Região do Cariri (a 507Km de Fortaleza), um homem, ainda não identificado, foi assassinado, a tiros, por volta de 17 horas de sexta-feira, na zona rural.

No Distrito de Inharim, no Município de Viçosa do Ceará (a 344Km de Fortaleza), um jovem de apenas 20 anos, foi assassinado a facada no tórax durante uma discussão banal. A vítima foi identificada como Marcelo Costa da Silva. Segundo a Polícia, o autor do crime está foragido, mas já foi identificado

Já na madrugada deste sábado (29), por volta de 4h30, um homem foi assassinado, a tiros, na Rodoviária da cidade de Icó (a 375Km de Fortaleza). O morto foi identificado como Daniel Guimarães de Melo, 26 anos, natural de São Paulo. O crime foi praticado por dois homens que fugiram a pé do local. Daniel ainda foi socorrido por policiais militares para o Hospital Regional de Icó, mas não resistiu.

Conta de luz terá bandeira verde em janeiro, sem cobrança de taxa extra

A bandeira tarifária para janeiro de 2019 será verde, sem custo adicional para os consumidores.

Segundo a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), a estação chuvosa está propiciando elevação da produção de energia pelas usinas hidrelétricas e do nível dos reservatórios. As informações são da Agência Brasil.

Em dezembro, a bandeira tarifária também foi verde.

O sistema de bandeiras tarifárias foi criado para sinalizar aos consumidores os custos reais da geração de energia elétrica. A adoção de cada bandeira, nas cores verde (sem cobrança extra), amarela e vermelha (patamar 1 e 2), está relacionada aos custos da geração de energia elétrica.

A Aneel alerta que, mesmo com a bandeira verde, é importante manter as ações relacionadas ao uso consciente e combate ao desperdício de energia elétrica.

Cálculo da aposentadoria muda a partir desta segunda-feira

O cálculo das aposentadorias por tempo de contribuição vai mudar a partir desta segunda-feira, 31, quando será acionada uma regra implementada por lei em 2015. A regra exige um ano a mais para homens e mulheres. A atual fórmula, conhecida como 85/95, vai aumentar um ponto e se tornar 86/96.

Quem quiser se aposentar pela regra atual - e já cumpre os requisitos - tem até este domingo, 30, para fazer a solicitação.

Pela fórmula 85/95, a soma da idade e do tempo de contribuição deve ser de 85 anos para mulheres e 95 para homens. O tempo de trabalho das mulheres deve ser de 30 anos e o dos homens, de 35 anos. Isso significa, por exemplo, que uma mulher que tenha trabalhado por 30 anos, precisa ter pelo menos 55 anos para se aposentar.

A partir do dia 31, para se aposentar com o tempo mínimo de contribuição, ela deverá ter 56 anos. A mesma soma precisará alcançar 86 e 96.

Prefeito briga com servidores a socos e tapas dentro de prefeitura; assista o vídeo


Ao assumir Prefeitura de Cruzeiro do Sul, nesta sexta-feira (28), o presidente da Câmara Municipal do município, Romário Tavares (MDB), se envolveu em uma briga com um servidor e um prestador de serviços do município.
A confusão teria iniciado quando o prefeito em exercício foi cumprimentar os servidores. Ele teria pedido para que os funcionários levantassem a cabeça para cumprimentá-lo e um deles teria retrucado com palavras ofensivas. Um vídeo, que viralizou nas redes sociais, mostra o momento em que a confusão ocorreu.
O G1 tentou entrar em contato com o vereador Romário Tavares, que deve passar a virada do ano no cargo de prefeito, mas ele não atendeu as ligações. A assessoria de comunicação da prefeitura também foi procurada mas, até a publicação desta reportagem, não deu nenhum retorno.
Tavares assumiu a prefeitura depois que o prefeito do município, Ilderlei Cordeiro, e o vice, Zequinha Lima, viajaram.
O G1 conversou com o servidor que se envolveu na briga. Ele, que preferiu não ser identificado e não quis dar detalhes sobre o caso, contou apenas que tudo começou porque o outro colega teria dito que não olharia no rosto do prefeito e, com palavras ofensivas, teria falado o motivo pelo qual não queria cumprimentar Tavares, que se revoltou teria desferido socos contra o prestador de serviços.
Segundo testemunhas, depois que partiu para a agressão, o prefeito em exercício perdeu o controle e chegou a agarrar o funcionário e ainda tentou atacá-lo com uma cadeira. Depois partiu para cima do outro servidor dizendo que seria a vez dele.
No vídeo, é possível o prefeito dizendo que no momento éra a maior autoridade do município e que iria mandar pender o funcionário, em seguida tenta agredí-lo.
O homem envolvido na confusão disse que o desentendimento com o parlamentar iniciou depois da campanha de 2016 quando Tavares foi eleito para o quarto mandato de vereador. Os dois servidores teriam sido apoiadores na campanha, mas romperam com o parlamentar depois que ele assumiu.
Vídeo:
 Informações com: G1