quarta-feira, 31 de maio de 2017

Dois delegados da Polícia Federal são mortos em casa noturna


Um desentendimento em uma casa noturna em Florianópolis, em Santa Catarina, acabou em morte na madrugada desta quarta-feira (31).

De acordo com a Polícia Militar, dois delegados da Polícia Federal do Estado do Rio de Janeiro, que estavam na cidade participando de um curso, foram mortos no local.

De acordo com a PF, os delegados não estavam em serviço no momento do tiroteio.

Uma terceira pessoa baleada seria um dos envolvidos no desentendimento e até o início da manhã desta quarta-feira estava internado. Ao menos outros dois homens estariam envolvidos na briga.

A área do estabelecimento foi isolada. O caso está sendo investigado pela Delegacia de Homicídios da Polícia Civil, com apoio da Polícia Federal.

Fonte: Notícias ao Minuto

Carne vermelha está ligada a maior risco de morte por várias causas, diz estudo


Foto de arquivo mostra carne bovina a venda em mercado nos Estados Unidos (Foto: AP Photo/J. Scott Applewhite, File)

Comer mais carne vermelha está associado a um risco maior de morrer de oito doenças comuns, incluindo câncer, diabetes e doenças cardíacas, assim como todas outras causas de morte, de acordo com um estudo americano.

Pesquisadores avaliaram informações de 534 mil adultos com idades entre 50 e 71 anos e descobriram que as pessoas que consumiram mais carne vermelha tiveram um risco 26% maior de morrer por uma variedade de causas do que aquelas que comeram menos carne vermelha.

Enquanto isso, pessoas que mais comeram carne branca, incluindo frango e peixe, tiveram 25% menos risco de morrer por todas as causas durante o período do estudo do que as pessoas que menos consumiram. A pesquisa foi publicada este mês na revista especializada "British Medical Journal".

"Nossos achados confirmam estudos anteriores sobre a associação entre carne vermelha e morte prematura, e também é amplo o suficiente para mostrar associações similares entre nove causas de morte diferentes", disse o autor principal do estudo, Arash Etemadi, do Instituto Nacional de Câncer dos Estados Unidos.

"Também descobrimos que, para a mesma quantidade de carne consumida, pessoas que relataram uma dieta com uma proporção maior de carne branca tiveram taxa de mortalidade menor", disse Etemadi, por e-mail.

Estudo acompanhou participantes por 16 anos

Para o estudo, pesquisadores acompanharam a saúde e os hábitos alimentares de pessoas de seis estados americanos e duas áreas metropolitanas por 16 anos. Eles analisaram os dados coletados sobre consumo total de carne, consumo de carne vermelha processada e não-processada e carne branca.

Carne vermelha incluiu boi, carneiro e porco. Já carne branca incluiu frango, peru e peixe.


Então, os pesquisadores dividiram as pessoas em cinco grupos, do que consumia menos ao que consumia mais carne vermelha e carne branca para ver como isso influenciava seu risco de morrer durante o período do estudo.

Eles observaram mortes por nove causas, incluindo câncer, doenças cardíacas, AVC e doenças cerebrovasculares, doenças respiratórias, diabetes, infecções, Alzheimer, doença de rim, doença crônica de fígado e também todas as outras causas.

Alguns ingredientes na carne vermelha, incluindo componentes conhecidos como nitratos e um tipo de ferro podem ajudar a explicar por que ela está ligada a uma maior taxa de mortalidade.

Os resultados do estudo devem reforçar a necessidade de diminuir o consumo de carne vermelha, segundo o médico John Potter, do Centro de Pesquisa em Saúde Pública da Massey University em Wellington, Nova Zelândia.

"O ponto chave em tudo isso é que o nível atual de consumo de carne, na maior parte do mundo desenvolvido e de forma crescente em países em desenvolvimento, não tem precedentes na história humana", disse Potter. Ele enfatiza a necessidade de reduzir o consumo de carne.

Fonte: Reuters

Anatel vai bloquear celulares piratas no Brasil; Veja se o seu aparelho vai ser afetado


iPhone pirata: smartphone tem uma pera no lugar da maçã (Foto: Reprodução/Internet)

Na semana passada, a Anatel anunciou que vai começar a bloquear os celulares "xing-ling", smartphones que não possuem  IMEI válido no GMSA (GSM Association) e a homologação do órgão brasileiro.

Os bloqueios vão começar em 30 de junho deste ano. A partir da data, os celulares irregulares que tentarem acessar redes de dados 4G, 3G e 2G no Brasil receberão um aviso e, dentro de dois meses e meio, terão o acesso às redes móveis e de ligações bloqueado.

A decisão de bloquear os aparelhos xing-ling já está sendo discutida pela Agência Nacional das Telecomunicações e a Abinee (Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica) há cerca de três anos. As operadoras estão receosas com a desativação devido ao grande número de clientes que devem ser afetados.

Segundo as estimativas, dos 242 milhões de acessos móveis feitos atualmente, 13 milhões são de aparelhos piratas. Além disso, os órgãos estimam que 1 milhão de celulares irregulares são ativados no Brasil mensalmente. Com esses dispositivos perdendo o acesso a linhas telefônicas, as operadoras temem uma lotação nos serviços de atendimento ao cliente.

Em um comunicado, a Anatel disse que podem haver adiamentos, mas a data prevista para iniciar o sistema de bloqueios é dia 30 de junho.

“Pode haver um adiamento do início da implantação do sistema, mas por enquanto está previsto que as empresas devem começar a mandar mensagens com avisos para os usuários a partir do dia 30 de junho"

Meu smartphone vai ser bloqueado?

O celular só terá acesso aos serviços de operadoras se não tiver homologação da Anatel e o IMEI for inválido ou clonado. Mesmo que seja bloqueado, o dispositivo ainda poderá se conectar à internet via Wi-Fi. As pessoas que mais precisam se preocupar com o bloqueio são quem comprou smartphones de procedência duvidosa ou de marcas desconhecidas em outros países.

Quem importou um aparelho da Xiaomi, OnePlus ou Huawei, por exemplo, não precisa ficar receoso, já que os celulares destas companhias são registrados no GSMA, apesar de não terem homologação da Anatel.

Se você possui um smartphone importado de uma empresa desconhecida, ou simplesmente quer checar se o seu dispositivo está dentro das normas, basta acessar o site
 Consulta Legal da Anatel para fazer a verificação de legalidade.

Para fazer a verificação, é necessário anotar o IMEI do aparelho, que pode ser visualizado ligando para
 *#06#, e colocá-lo nocampo de checagem do site.

Fonte: Adrenaline
ing: 0px; font-family: Hind, sans-serif; box-sizing: border-box;">*#06#, e colocá-lo nocampo de checagem do site.

Fonte: Adrenaline

Nota de Falecimento

Inácio Ferreira Teles,faleceu  por complicações nos rins, 

A três dias atrás ele estava bem, sentiu-se mal e foi levado para o 
Hospital São Miguel onde ficou na UTI até o dia hoje (30.05) chegando a óbito. 
Sua oficina era localizada na praça Siqueira Campos vizinho ao 
Banco Bradesco, deixamos a nossa solidariedade à família e amigos.

Barbárie: Homens filmam execução de membros de facção criminosa e divulgam vídeo nas redes sociais em Fortaleza


Assassinos filmam execução de dois jovens (FOTO: Reprodução TV Jangadeiro)

Ailton da Silva Gomes, 25 anos, e um jovem de 17 anos foram mortos em um barraco na comunidade do Gereba, próximo à antiga rampa de lixo do Jangurussu, em Fortaleza.

A polícia e a família não receberam detalhes da motivação, mas um vídeo foi registrado do momento exato da execução, como mostra a matéria do Barra Pesada.

Os assassinos fortemente armados filmaram toda a ação criminosa. Os bandidos e as vítimas seriam de facções rivais. No vídeo, os assassinos mencionam várias vezes que os jovens são do PCC (Primeiro Comando da Capital). “Nós faz só assim, PCC safado”, dizem. Em seguida, atiram várias vezes contra as vítimas.

Veja todos os detalhes no vídeo do Barra Pesada da TV Jangadeiro/SBT:
 
  

Fonte Tribuna do Ceará

Vírus letal afeta tilápias em três continentes, alerta a ONU



Uma doença altamente contagiosa está se espalhando entre as tilápias, uma das espécies de peixes mais consumidas do mundo. O alerta é da agência da ONU para Agricultura e Alimentação, FAO.

O Vírus da Tilapia do Lago, conhecido como TiLV, já foi confirmado em países de três continentes: Colômbia, Equador, Egito, Israel e Tailândia. A FAO explica que não existem ameaças à saúde pública, mas a doença pode dizimar as populações de tilápia.

Valor comercial

Na Tailândia, 90% dos estoques de tilápia com o vírus morreram. Os peixes infectados perdem o apetite, têm diminuição de movimento, lesões nas escamas e problemas de visão.

A produção da espécie em 2015 chegou a 6,4 milhões de toneladas, com valor estimado de quase US$ 10 bilhões. O comércio mundial de tilápia movimenta US$ 1,8 bilhão por ano.

Vigilância

A FAO recomenda aos países produtores vigilância extra, seguindo os protocolos da Organização Mundial da Saúde Animal, fazendo testes para detectar a presença do vírus, a extensão geográfica da infecção e identificando fatores de risco.

A vigilância já começou na China, na Índia e na Indonésia. A agência da ONU explica que em Israel, estão sendo feitas pesquisas para determinar a taxa de mortalidade dos peixes afetados.

Segundo a FAO, mais pesquisas são necessárias para determinar se pássaros que se alimentam de peixes e mamíferos podem contrair o vírus, e se a doença pode se transmitida por tilápia congelada.

 
Fonte ONU,Via Iguatu.Net

Ladrão é espancado após roubar igreja, defecar no chão e se limpa com páginas da Bíblia; veja o vídeo

post-feature-image

Uma igreja localizada no bairro Jardim Atlântico foi alvo de bandido na madrugada de segunda-feira passada (22), em Rondonópolis. Segundo informações a porta foi arrombada, dois suspeitos entraram defecaram no interior da igreja e levaram alguns pertences, como guitarra, caixa de som, um projetor e uma mesa equalizadora. Ambos fugiram.

Logo em seguida a Polícia Militar foi acionada por moradores do Bairro Casal dá Liga que viram um rapaz andando pelas ruas com uma televisão e um notebook, ao realizar a abordagem, o menor confessou a participação no furto e ainda informou que os pertences estavam na casa de Brandon Português de Souza, 18 anos.
Ao chegar na casa de Brandon, ele confirmou sua participação no furto e devolveu os pertences que estavam dentro de seu quarto. Outra guarnição em rondas pela cidade, encontrou o cubo da guitarra no Jardim Europa, abandonado na calçada.

Ambos suspeitos foram conduzidos para a 1ª Delegacia de Polícia Militar para as devidas providências. Os pertences foram devolvidos.

Nas redes sociais, um vídeo bomba mostrando um jovem elemento sendo espancado por roubar, cagar dentro da igreja e ter ‘limpado o cu’ com páginas da Bíblia.

Boateiros e criadores de notícias falsas atribuem o fato do linchamento criminoso ação de grupo do crime organizado que não aceitam tal posturam em faltar respeito a “Casa de Deus” e com sua santa Palavra, a Bíblia.

Os boateiros alegam que esse fato teria ocorrido determinada cidade, porém seguidores desmentem o boato alegando que o jovem ladrão, é um dos que invadiu a igreja em Rondonópolis no Mato Grosso, não em outro estado.

A prova contra a informação errada nas redes sociais é que, a carta que o ladrão-cagão segura na mão, faz referência do fato concreto do roubo a uma igreja localizada no bairro Jardim Atlântico, que foi alvo de bandido na madrugada de segunda-feira passada (22), em Rondonópolis.///
Blog do Gari Martins da Cachoeira

Garota de 15 anos crava faca no peito ao cumprir desafio do jogo da Baleia Azul


post-feature-image
Uma adolescente de 15 anos é a mais recente vítima de um desafio virtual que incentiva a prática do suicídio. No sábado, 27, a jovem cravou uma faca no peito cumprindo, supostamente, a ordem recebida no 28º passo do jogo conhecido como ‘Baleia Azul’. O caso foi registrado na cidade de Sinop (a 500 km de Cuiabá).

De acordo com informações da Polícia, o caso foi registrado no bairro Jardim das Palmeiras. O caso veio à tona depois que colegas passaram a desconfiar e auxiliaram os familiares na constatação. Mesmo com acompanhamento médico, neste final de semana, ela teria se ferido gravemente.

A estudante, segundo a imprensa local, também apresenta vários cortes pelos braços – outro indicativo de que estava tentando comapletar as tarefas impostas pelos curadores dos jogos. Ferida, a jovem foi encaminhada para o Hosptal Regional de Sinop.

Em Mato Grosso, só na região Nordeste, onde uma estudante de 16 anos moradora da Vila Rica (1.120 km de Cuiabá) chegou ao último estágio e cometeu suicídio, nove jovens foram identificados pela Polícia Militar (PM) como participantes do jogo no último mês. Alguns deles chegaram a receber ameaças dos curadores por querer desistir das etapas e agora serão ouvidos pela Polícia Civil, que investiga a autoria do crime.

Orientação

Em recente entrevista, a coordenadora da Regional Centro Norte do Centro de Valorização da Vida (CVV), Isaura Titon, o suposto desafio da Baleia Azul é extremamente preocupante e os responsáveis por instigar o suicídio de adolescentes devem ser responsabilizados criminalmente.
Reproduzido por MassapeCeara.Com|Créditos: Yes Mania

Operação prende bandido envolvido na morte de PM durante tentativa de assalto



O suspeito foi localizado pelas polícias Civil e Militar escondido em uma casa, no bairro Pirambu. Autoridades tentam prender o restante da quadrilha.
Uma operação conjunta entre as Polícias Civil e Militar, na noite desta segunda-feira (29), resultou na prisão de um dos bandidos suspeitos de envolvimento na morte de um PM durante tentativa de assalto a uma garagem de ônibus, em Fortaleza.

A operação envolveu agentes da Coordenadoria de Inteligência Policial (CIP), inspetores e delegados da 11ª Delegacia da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e o apoio de patrulhas do Comando Tático Motorizado (Cotam), do Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque).

O suspeito preso foi identificado como Narciso Silveira Rodrigues, 29 anos, que já possui antecedentes criminais. Ele foi localizado após uma vigilância (campana) montada ainda na tarde de segunda-feira pelos agentes da CIP. O suspeito estava escondido em uma residência na Rua São Raimundo, no bairro Pirambu, na zona Oeste da Capital.

Do local da prisão, Narciso foi encaminhado à sede da DHPP onde está sendo autuado em flagrante. Através dele, a Polícia espera chegar aos demais envolvidos no assassinato do sargento PM Izidório de Paiva Alves, 57 anos.

O militar, que era da Reserva Remunerada da PM e trabalhou durante anos como armeiro, foi morto na manhã de domingo passado (28), quando trabalhava na segurança da garagem da empresa de ônibus Via Metro, localizada na Rua das Palmas, no bairro Planalto Cidade Nova, em Maracanaú, na Região Metropolitana de Fortaleza.

Filmado

Câmeras do sistema de segurança eletrônica filmaram toda a ação da quadrilha armada. Um dos bandidos invade a garagem no momento em que um funcionário entra para iniciar seu expediente. Os comparsas vêm logo atrás, mas encontram o portão travado e não conseguem invadir o local. Passam, então, a atirar contra o portão e contras Câmeras.

Do lado de dentro da garagem, o bandido que conseguiu entrar usa o funcionário como refém e atira contra os funcionários que estão na guarita de segurança. Um dos tiros atinge o peito do sargento Izidório e cai morto no local. Em seguida, o atirador sobre no telhado, pula para o lado da rua e foge com os comparsas sem conseguir roubar nada da empresa.

Fonte: Cearanews7

Senado aprova PEC que impede a extinção dos Tribunais de Contas



Proposta de Eunício Oliveira (PMDB-CE), que estabelece o Tribunais de Contas como órgãos permanentes, foi a plenário nesta terça-feira (30).

O Senado Federal aprovou nesta terça-feira (30), em primeiro turno, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que estabelece os Tribunais de Contas como órgãos permanentes e essenciais ao controle externo da administração pública. De autoria do senador cearense e presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB), a matéria ainda precisa ser votada em segundo turno.

Ao todo, a PEC recebeu 50 votos favoráveis, enquanto 20 senadores votaram contra a proposta. Houve também três abstenções.

A PEC aprovada nesta terça-feira vai diretamente de encontro à PEC nº 02/2016, aprovada pela Assembleia Legislativa do Ceará, que prevê o fim do Tribunal de Contas do Município do Ceará (TCM-CE), fato este que gerou, inclusive, uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) que tramita no Supremo Tribunal Federal (STF). Nesta segunda-feira (29), o próprio Tribunal de Contas da União (TCU) pediu para participar do processo em defesa do TCM.

"A possibilidade de extinção de tribunais de contas por meio de um processo açodado, nos termos ocorridos na Assembleia Legislativa do Ceará, representaria verdadeiro enfraquecimento do sistema dos tribunais de contas, com graves prejuízos para as finanças públicas, não apenas locais mas também federais”, informou a petição do TCU ao STF.

Discussão

Durante a votação nesta terça-feira, a PEC foi alvo de intensos debates entre os senadores presentes. Lindbergh Farias (PT-RJ), por exemplo, disse que a decisão de extinguir os Tribunais "cabe exclusivamente aos estados", uma vez que o órgão traz grandes despesas aos municípios e devem ser analisados pelo Legislativo de cada região.

Eunício Oliveira, por sua vez, rebateu a declaração do petista e disse que a PEC "não diz respeito à criação de novos Tribunais", mas apenas à manutenção dos já existentes.

Fonte: Diário do Nordeste

MPF pede a suspensão de videomonitoramento que flagra infrações dentro dos carros



Para o Ministério Público, as novas câmeras, com alcance de 400 metros, invadem a privacidade dos ocupantes.

O Ministério Público Federal no Ceará (MPF/CE) ingressou nesta terça-feira (30) com ação na Justiça Federal exigindo a suspensão do serviço de videomonitoramento na fiscalização de trânsito de Fortaleza.

O MPF argumenta que as câmeras invadem a privacidade de condutores e passageiros, além de os equipamentos não serem regulamentados pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran). De acordo com o MPF, a Resolução nº 532 do Conselho Nacional de Trânsito (CTB), de junho de 2015, apenas permite a fiscalização, não regulamentando os equipamentos a serem utilizados.

“O artigo 5º da CF considera invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurando inclusive direito a indenização pelo dano material ou moral decorrente de violações a essas garantias”, cita o procurador da República Oscar Costa Filho na ação.

O MPF também apresentou pedido para concessão de liminar suspendendo o videomonitoramento. Ainda exige-se que a Justiça Federal determine a nulidade de todas as autuações registradas através das câmeras. Os valores da multas seriam devolvidos.

As câmeras de vigilância adotadas pela Prefeitura de Fortaleza permitem zoom de até 20 vezes e alcance de 400 metros. Agentes de trânsito em uma sala de monitoramento acompanham as imagens visando identificar infrações.

Iniciado em março último, o serviço monitora, atualmente, 25 cruzamentos da Capital. A meta da Prefeitura era levar as câmeras para 41, a medida em que sinalização indicando-o for instalada. Existia a previsão de o videomonitoramento também ser utilizado pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).

Fonte: Tribuna do Ceará

SELEÇÃO BRASILEIRA: Globo critica CBF e não vai exibir jogos


Principal emissora do País e parceira histórica da CBF, a Rede Globo não irá transmitir os dois amistosos do Brasil diante de Argentina e Austrália, respectivamente nos dias 9 e 13 de junho, em Melbourne. As duas partes não chegaram a um acordo e a entidade decidiu gerar as imagens por conta própria, comprando espaço na TV Brasil para transmitir os jogos em canal aberto. Pelé será o comentarista nas duas partidas.
A CBF ainda não havia se manifestado oficialmente sobre o assunto até as 16h30 desta segunda-feira, mas a Rede Globo confirmou que não irá transmitir as partidas. Por meio de nota, o departamento de comunicação da emissora informou que deixará de transmitir os amistosos do próximo mês e não deixou claro se voltará a fazê-lo nas demais partidas preparatórias à Copa do Mundo do próximo ano - a emissora detém os direitos das atuais Eliminatórias.
Até o ano passado, a Rede Globo transmitia com exclusividade os amistosos da seleção principal do Brasil. Na história recente, a emissora só deixou de transmitir uma partida, diante dos Estados Unidos em 2010.
Novo modelo
A CBF deverá usar as partidas do próximo mês como laboratório para um novo modelo de transmissão de suas partidas. A ideia é atender às mais variadas plataformas, e não apenas a TV aberta. No último dia 19, quando o técnico Tite convocou os 24 jogadores para os dois amistosos, a entidade já dava mostras do interesse em trabalhar num novo modelo de transmissão. A convocação contou com a cobertura da Agência Radioweb, que congrega mais de 2.200 emissoras de rádio do País, fato que foi exaltado reiteradas vezes pela assessoria da entidade durante a coletiva de Tite. Depois, o treinador concedeu entrevista também por meio de uma transmissão ao vivo pelo Facebook.
Fonte: Diário do Nordeste

Vídeo: Marido flagra mulher e amante saindo do MOTEL e mata os dois no Maranhão.







Crime Passional.
É uma relação doentia, cercada de uma ardente paixão. Crime passional é um crime praticado por paixão doentia, quando a pessoa perde o controle de suas ações. É um crime cometido por pessoa dominadora, e sem o domínio de suas emoções, que mata por ciúme, sentimento de traição ou vingança.
Exatamente o que aconteceu na cidade do Maranhão.
Marido flagra a esposa saindo do Motel com amante e atira nos dois.
Pelo vídeo ainda da pra ver a mulher aparentemente morta e o homem de identidade ainda não revelada, agonizando depois dos disparos proferidos pelo assassino.////Redação: deolhonews

Danilo Gentili rasga notificação de processo de deputada: "Eu pago seu salário"



Foto: Reprodução/Facebook
Acostumado a se envolver em várias polêmicas por conta de suas piadas, Danilo Gentili será processado novamente. Dessa vez, o apresentador recebeu uma notificação extrajudicial em nome da deputada Maria do Rosário Nunes (PT), que alega ter sido ofendida pelo comediante em suas  publicações nas redes sociais.

No seu Facebook, o apresentador gravou um vídeo debochando do processo, onde chegou a rasgar o documento e colocar os pedaços dentro de sua cueca. "O que será que eu fiz que ela não gostou, eu não faço ideia. Ai, meu Deus, não vai dar pra eu ler porque eu rasguei", ironizou.

Em seguida, Danilo colocou os pedaços de volta no envelope onde escreveu: "Com cheirinho especial". Por último, o apresentador levou a notificação de volta ao correio onde a enviou para deputada: "Para Maria do Rosário e qualquer outro deputado de qualquer outro partido. Eu pago seu salário, então eu decido se você cala ou não a boca, nunca ao contrário. Sendo assim, Maria do Rosário, chegando a minha cartinha, abre", finalizou.////////////redetv.uol.com.br
Assista:

Marrone se apresenta sem Bruno e leva público ao delírio



Bruno e Marrone se apresentaram em Patos de Minas, em Minas Gerais no domingo (28). Durante o show, Bruno sai do palco e deixa Marrone cantando sozinho.

Em um vídeo publicado no Facebook, nem Marrone nem o público sabiam por qual motivo Bruno deixou o palco. Enquanto estava sozinho, Marrone cantou e surpreendeu o público.

 Olha aí, para quem fala que o Marrone não canta.

Bruno voltou pouco tempo depois e brincou com Marrone.

Entre os comentários do show, os internautas disseram que Bruno estava embriagado e que teria deixado o palco por não estar se sentindo bem.


Fonte R7

Homem suspeito de matar enteada em Lavras da Mangabeira é transferido por medida de segurança



Foi transferido da Delegacia Regional de Iguatu para a Cadeia Pública de Icó, no Centro sul do Ceará, o servente de pedreiro suspeito de espancar até a morte a enteada em Lavras da Mangabeira,distante 432 quilômetros de Fortaleza. A transferência se deu para garantir a segurança do suspeito, já que moradores das duas cidades tentaram invadir a delegacia.

O homem, de 32 anos, foi preso nesta última sexta-feira (26),suspeito de matar a criança de nove meses no município de Lavras da Mangabeira, após discutir com a mãe do bebê. De acordo com a Polícia Civil de Iguatu, que atendeu a ocorrência, o homem, natural de do município de Cajazeiras, na Paraíba, confessou o crime e disse que matou a criança após discutir com a companheira, mãe do bebê.

A polícia disse que, em depoimento, o padrasto do bebê afirmou que, quando era criança, a sua mãe costumava bater nele. No momento da discussão, ele se lembrou da história familiar e resolveu matar a criança. O homem está está mantido sob escolta policial a fim de garantir a sua segurança.


Fonte G1 Ceará

Jovem é morto com tiro na testa no Pau da Bandeira, em Barbalha


Barbalha. Horas após o hasteamento do Pau da Bandeira, ato que marcou a abertura oficial dos festejos alusivos a Santo Antônio, padroeiro do Município, um homem foi assassinado com um tiro na testa, na Avenida Coronel João Coelho, no Marco Zero, centro de Barbalha.

De acordo com a polícia, Wescley Lima Pereira, de 24 anos, teria se envolvido em uma discussão quando seu desafeto sacou uma arma e efetuou um único tiro contra o jovem, que teve morte imediata. O crime aconteceu por volta de 23 horas.

Wescley residia na cidade do Crato e trabalhava em uma rede de farmácias. Ele não tinha passagens pela polícia. O homicida ainda não foi preso ou identificado. 
 

Fonte Diário do Nordeste

Apresentador Nilson Fagata da TV Jangadeiro/SBT mostra para todo o estado o drama do povo de Pedra Branca


Moradores do município de Pedra Grande sofrem com a falta de água (FOTO: Reprodução TV Jangadeiro
Os moradores do município de Pedra Branca, no interior do Ceará, estão vivendo uma crise muito grande de abastecimento de água. 

O Gente na TV, da TV Jangadeiro/SBT, foi conferir de perto o descaso em que vivem os moradores. Por lá, a água é artigo de luxo, uma situação totalmente desesperadora. 

Em entrevista ao Gente na TV, uma moradora da comunidade falou que passam oito dias sem carro-pipa. A única água que a população tem acesso é suja. O coordenador da Defesa Civil, Danilo da Silva Leite, responsabiliza a escassez de água pela falta de repasse de recursos. 

Veja todos os detalhes no vídeo, da matéria do Gente na TV, da TV Jangadeiro/SBT:
 
  


Fonte Tribuna do Ceará

Ceará registra mais de 400 assassinatos no mês de maio


Os homicídios voltaram a crescer no Estado do Ceará neste ano ( Foto: Kléber A. Gonçalves )



A onda de violência que tomou o Ceará em 2017, refletida no aumento de homicídios a cada mês (com exceção de fevereiro), continua a crescer em maio. Até o fim do último domingo (28), pelo menos 416 pessoas foram assassinadas no Estado, segundo dados preliminares da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).

O número de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs) - homicídios, latrocínios e lesões corporais seguidas de mortes - registrados no Estado, em maio, já supera em 10% o mês de abril, que teve 377 mortes violentas e foi o segundo pior índice do Governo Camilo Santana. O mês atual se aproxima da pior taxa de homicídios (431), registrada no primeiro mês da gestão, janeiro de 2015. Em comparação a maio do ano passado, quando aconteceram 285 mortes violentas, as ocorrências em igual período desse ano cresceram 45%.

Fortaleza segue o ritmo do Estado e também já ultrapassou os registros de mortes violentas de abril. Já foram 160 ocorrências no mês atual, contra 140 em todo o mês anterior, o que representa um aumento de 14,28%. Em comparação com maio de 2016, que teve 75 mortes violentas, o crescimento é de 113,33%.

O índice de CVLIs, que já vinha alto, cresceu mais ainda com a violência do último fim de semana. Somente na Capital e na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), cinco pessoas foram executadas na noite de sexta-feira (26), 20 foram mortas no sábado (27) e 24 no domingo (28), somando 49 assassinatos, conforme apurou a reportagem junto à uma fonte da Polícia.

Entre os crimes ocorridos no fim de semana está um assalto a uma empresa de ônibus que terminou na morte do sargento Isidoro de Paiva Alves, da Reserva Remunerada da PM, que trocou tiros com cerca de seis bandidos, em Maracanaú.

Mortes múltiplas

A disparada no número de mortes também se deve aos homicídios múltiplos registrados neste mês. Do dia 1º até ontem, foram 15 duplos homicídios, e três triplos. O crime mais recente com mais de uma vítima aconteceu no início da tarde de ontem.

Por volta de 13h30, 10 homens desceram a antiga rampa do Jangurussu, invadiram uma residência e executaram Ailton da Silva Gomes, de 25 anos, e Fabiano de Sousa, 17. As vítimas da 'Comunidade do Gereba' foram atingidas com diversos disparos à queima-roupa. Conforme testemunhas, os criminosos ordenaram que as vítimas entregassem armas e quando disseram que não sabiam onde estavam, foram alvejadas.

Em um vídeo que a reportagem teve acesso, os suspeitos disparam contra Gomes e Sousa aos gritos de "PCC safado", dando a entender que as vítimas seriam integrantes de uma das maiores facções do Brasil.

De acordo com informações da 4ªCia do 5º BPM, ainda não se sabe se foram levadas armas da residência. Os militares ressaltaram a possibilidade das vítimas terem sido mortas por não se filiarem à facção rival.

Dentre as mortes que mais repercutiram nos últimos dias está a do casal vítima de traficantes de drogas, na Barra do Ceará. Francisca Jocélia Ferreira da Silva, 31, e José Edson Alves do Nascimento, 28, foram mortos por não concordarem com as ações do tráfico na região. Foram executados, na noite do dia 22, quando estavam na calçada de uma pizzaria que haviam inaugurado há poucas semanas na Travessa Omar Cardoso.

Conforme a Polícia, eles já vinham sendo ameaçados por discutirem com traficantes da Vila do Mar. Foram obrigados a mudar de endereço, e mesmo atendendo à ordem, não tiveram suas vidas poupadas.

Investigação

Na tarde de ontem, em coletiva de imprensa, o diretor da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), delegado Leonardo Barreto, ressaltou que cada crime é tratado de forma peculiar e que cada uma das mortes do fim de semana sangrento resultará em um inquérito policial.

Quando questionado sobre a relação das mortes com a disseminação das facções nas ruas da Capital, o delegado disse que há um perfil das vítimas, que geralmente se repete. A ligação com o tráfico é uma das características apontadas pelo diretor.

"No momento em que pudermos expor a motivação de cada crime iremos expor de forma individual. Quatro suspeitos de matar o PM, no fim de semana, já foram identificados pela 11ª Delegacia da nossa Divisão. Temos indicativos dos responsáveis por vários desses delitos do fim de semana", afirmou.

Sobre a reincidência de mortes múltiplas, o diretor da DHPP cita as prisões múltiplas como a principal estratégia de combate. Como exemplo, ele fala da capturas de quatro suspeitos de ter matado e decapitado Marcos Túlio de Oliveira,47, na madrugada de sábado, na Barra do Ceará.

A DHPP aponta como responsáveis pelo crime José Wilson da Silva Alves, 23; Francy Michael dos Santos Oliveira, 22; Francisco Vieira Teixeira, 22; e um adolescente de 17 anos. Todos foram encontrados em um táxi, interceptado pelo Batalhão de Policiamento Rodoviário Estadual (PRE), em Taperoá, Distrito de Sobral. Durante a fiscalização o grupo tentou subornar os policiais com R$ 7 mil. Todos os adultos capturados tinham antecedentes criminais.


Fonte Diário do Nordeste

Homem golpeia esposa e mata duas crianças a pauladas


post-feature-image

Homens das policias Civil e Militar de Curionópolis e região estão em busca de informações para tentar localizar um elemento identificado como José Carlos, ele é acusado de ter tirado a vida covardemente de duas crianças que ainda não tiveram os nomes revelados e ainda de ter tentado contra a vida de uma terceira criança, todas elas filhas de uma mulher identificada pelo prenome de Adriana, que também recebeu várias pauladas e foi encaminhada com um de seus filhos em estado grave para o hospital.

A tragédia que tirou a vida de duas crianças e quase acabou com a família de Adriana, aconteceu no final da manhã desta segunda-feira (29) no município de Curionópolis que fica localizado a cerca de 30 km de Parauapebas, município no Pará

De acordo com as primeiras informações, José Carlos que tinha um relacionamento com Adriana, tentou acabar com a família matando a mãe e seus três filhos, porém, o plano do acusado não foi consumado como ele esperava, tendo matado duas, das três crianças, sendo que Adriana e um de seus filhos, que apesar de estar com ferimentos graves, foram encaminhados ao hospital com vida.

O crime deixou os moradores de Curionópolis e região revoltados e em pouco tempo uma foto do acusado já se encontrava em vários grupos de WhatsApp e até mesmo perfis de redes sociais.

O clima na região é tenso e as polícias estão na cola do acusado que pode ser preso a qualquer momento.
De acordo com informações obtidas pela equipe de reportagens do Portal Pebinha de Açúcar, José Carlos teria agido com tanta frieza no momento que tentou matar a sua companheira e seus enteados, que teria chegado inclusive a ligar para a mãe de Adriana, comunicando que teria cometido o crime brutal.

Nossa equipe continua investigando o crime e dentro de qualquer instante pode trazer mais informações atualizadas.
Créditos: Portal Pebinha de Açúcar

Funcionário da Farmácia de Crato foi morto com um tiro na testa em Barbalha


post-feature-image

Um mês e 12 dias após um novo homicídio foi registrado em Barbalha se constituindo no primeiro do mês de maio e o quinto do ano no município. Por volta das 23h30min deste domingo o comerciário Wescley de Lima Pereira, de 24 anos, foi morto com um tiro na testa no Marco Zero que fica na Avenida Coronel João Coelho no centro de Barbalha.

Ele morava na Avenida Padre Cícero, 1447 (Bairro São Miguel) em Crato e estava participando dos festejos alusivos à Santo Antonio, padroeiro da cidade.

O rapaz era funcionário da Farmácia Pague Menos que funciona perto de sua residência no bairro São Miguel em Crato. Segundo testemunhas, em meio à brincadeira no local, houve empurrões seguidos de uma discussão banal. Wescley não imaginava que o seu desafeto estivesse armado e este sacou um revólver efetuando um único disparo atingindo-o na testa. Uma ambulância do SAMU esteve no local, mas os profissionais de saúde apenas atestaram o óbito.

O último homicídio em Barbalha tinha ocorrido no dia 17 de abril com a morte do agricultor João Batista Martins da Silva, de 56 anos, no Hospital São Vicente de Paulo. Ele morava no Sítio Barro Vermelho onde foi envenenado por um colega de farra durante bebedeira num bar daquela localidade. O acusado é o ex-presidiário Francisco das Virgens de Lima, de 38 anos, o "Paulo", que teria oferecido veneno em um copo como se fora aguardente e terminou preso.
Créditos: Miseria.com.br

Ambientalistas alertam contra cultivo do nim



Planta se mostrou incompatível com a flora e a fauna da caatinga existente no semiárido do País.

Crateús. O Pacto Ambiental da Região dos Inhamuns (Parisc) se mobiliza contra a proliferação do plantio do nim (Azadirachta indica A. Juss) em municípios dessa região. A preocupação é no sentido de evitar a proliferação, em vista dos danos ambientais já verificados naquela região.
O cultivo da espécie e sua proliferação estão provocando prejuízos a outras espécies vegetais e até animais, uma vez que possui também propriedades repelentes.

Na última semana, o Pacto enviou documento ao Ministério do Meio Ambiente, ao Governo do Estado e para pesquisadores da espécie que atuam em universidades brasileiras. O objetivo foi informar acerca do elevado aumento no plantio da espécie exótica, vinda da Índia, alegando que prejudica o bioma caatinga. Afirma que a ação agrava ainda mais o processo de desertificação no Estado. Solicita que o órgão determine pesquisa urgente sobre os efeitos da espécie no País, especialmente no semiárido brasileiro.

Iniciativa

"Tomamos a iniciativa de enviar esse documento para a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, e esperamos atitudes concretas por parte do Ministério em relação a esse fato. Isso vem agravando ainda mais a situação do processo de desertificação no Estado do Ceará", explica Jorge de Moura, secretário executivo do Pacto.

No documento, o Pacto relata a preocupação com a introdução de espécies oriundas de outros países no bioma caatinga, alertando que não há controle no Estado, e que as espécies nativas da caatinga estão perdendo espaço para as árvores exóticas.

Diz ainda que ações como essa trarão grandes prejuízos ao meio ambiente e ao bioma em um futuro próximo, com base em cinco justificativas: "a espécie nim se alimenta dos microrganismos da terra, é repelente natural de proporções desastrosas para a fauna e a flora, tem poder extraordinário de reprodução que já está sem controle, é árvore invasora, é abortivo natural que já ocasiona danos na região", defende o documento.

Experiências

O Pacto cita no documento exemplos de agricultores da região que tiveram experiências negativas com a espécie. Narra que o proprietário da Fazenda Veneza, no município de Tauá, plantou há quatro anos duas mudas de nim em seu pomar próximo a um cacimbão.

"Todas as árvores fruteiras do seu sítio morreram e até parece que atearam fogo, a água está contaminada. Se algum canteiro de verduras ou mesmo árvores forem regadas com essa água, a mortandade é de imediato".

Outro caso relatado é o do agricultor Luiz de Miranda, no município de Parambu, que plantou apenas duas mudas da planta e rapidamente ela se proliferou pela sua propriedade invadindo um córrego e todo o espaço do entorno.

Para o Pacto, a espécie tem potencial benéfico, desde que controlada. "Manipulada de forma correta tem inúmeros benefícios. Deveria ser restrita aos laboratórios e universidades para trabalharem seus produtos. O que não concordamos é a forma como essa árvore está sendo incorporada no bioma caatinga, de forma incontrolada", destaca Jorge Moura.

Ele lembra que, em 2011, o Parisc realizou uma audiência pública com a presença dos 12 municípios que compõem o Pacto, ocasião em que tratou sobre a questão. Mostrou aos 12 municípios integrantes que a plantação da árvore nim como arborização das cidades é um crime ambiental de graves proporções.

Plantio

Salienta que, após a audiência, alguns municípios da região seguiram as orientações e iniciaram processos e campanhas de arborização e plantios com espécies nativas.

Para o botânico e engenheiro agrônomo Antônio Sérgio Farias, a preocupação do Pacto Ambiental é muito válida. Explica que, nos últimos dois anos, é que os efeitos da espécie estão sendo percebidos no Ceará.

"O plantio do nim é relativamente novo no Ceará, em torno de 10 anos, e quem plantou agora é que sente os efeitos". Salienta o botânico que as pesquisas ainda são poucas para se saber exatamente os efeitos prejudiciais ao bioma. Porém, enfatiza o seu poder invasor e prejudicial ao ecossistema.

"Não é adequado para arborização e jamais para o reflorestamento, que tem que ser feito com plantas nativas".

Eveline Lanzillotti, bióloga que realizou pesquisas acerca da invasão de plantas exóticas quando atuava como professora da Universidade Estadual do Ceará (Uece) na região dos Inhamuns, também chancela o documento do Pacto.

"O nim assim como outras espécies (algaroba, sempreverde, entre outras) estão em quantidade excessiva na caatinga e invadem o bioma, competem com as nossas espécies e ganham. Propagam-se rápido e tem fácil poder de adaptação. Já podemos afirmar que o bioma caatinga está descaracterizado, especialmente no que se refere à flora", alerta da pesquisadora da Uece.

Segundo avalia, o documento do Pacto tem grande relevância. "Se não tomarmos providências, em curtíssimo prazo, as espécies do bioma caatinga desaparecerão", alerta a pesquisadora.

Com a sinalização dos pesquisadores da área, os ambientalistas esperam maior critério no cultivo da planta na região.

Debate

2011 foi o ano que o Parisc realizou uma audiência pública alertando sobre os efeitos do plantio da espécie para o bioma caatinga no semiárido brasileiro

Mais informações

Pacto Ambiental da Região dos Inhamuns (Parisc)
Jorge Moura
Município de Tauá
(85) 8520.9939/(88) 9427.6837.

SILVANIA CLAUDINO
REPÓRTER - Diário do Nordeste