quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Cidade do RN que registrou mais de 500 tremores pede ajuda de psicólogos para acalmar população









Moradores do município de Pedra Preta, a 115 km de Natal (RN) estão "acampando" na frente de suas casas, temendo que os seus imóveis caiam, devido aos tremores de terra que atingem a região desde 24 de outubro (Foto: Pedra Preta em Ação)
Ainda sob impacto dos mais de 500 tremores que a atingiram em pouco menos de duas semanas, a cidade de Pedra Preta (a 115km de Natal) está a espera de psicólogos para ajudar a tranquilizar a população, que está assustada com a sequência de abalos.

O pedido de ajuda foi feito pela prefeitura de Pedra Preta à Sesap (Secretaria Estadual de Saúde Pública), que deve enviar equipes da Vigidesastres (Vigilância em Saúde Ambiental dos Riscos Associados aos Desastres) a partir da próxima segunda-feira (11). O número de profissionais que vão trabalhar na cidade ainda não foi definido.

As equipes são formadas por psicólogos, enfermeiros, educadores físicos e acupunturistas, que têm como objetivo tranquilizar a população. Haverá também palestra informativa sobre as medidas que os habitantes da cidade devem tomar para lidar com as dificuldades durante os tremores de terra em Pedra Preta.

A Sepap informou que a ação vai acontecer de forma integrada com o CAPs (Centro de Atenção Psicossocial) do município de João Câmara (a 37km de Pedra Preta), que é a unidade de referência da região para esse tipo de procedimento.

De acordo com subcoordenadora de Vigilância Ambiental da Sesap Iraci Nestor, as ações desenvolvidas vão ajudar as pessoas a conviver melhor com a situação enfrentada. Iraci explicou também que as equipes vão fazer um diagnóstico dos problemas e necessidades específicos aos moradores de Pedra Preta, para desenvolver um trabalho adequado à realidade vivenciada.

A Cedec (Coordenadoria Estadual de Defesa Civil) vai iniciar o treinamento para os integrantes da recém-criada Defesa Civil de Pedra Preta, que receberão orientações específicas para atender casos de pânico ou desastres.

Sequência de tremoresNa terça-feira (5), Pedra Preta sofreu quatro tremores de terra, que voltaram a assustar a população. Os abalos mediram entre 2.0 e 3.5 na escala Richter e escolas suspenderam as aulas. A prefeitura informou que nenhum prédio escolar foi comprometido ou sequer teve rachadura devido aos abalos sísmicos, mas por precaução os alunos foram liberados.

Segundo dados do LabSis (Laboratório de Sismologia) da UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte), em apenas 12 dias de monitoramento, do dia 24 de outubro até o dia 4 de novembro, foram registrados mais de 500 tremores de terra no município. Alguns com intensidade perceptível até em Natal.

Diversos imóveis ficaram com paredes rachadas e até tiveram o chão aberto após a incidência dos abalos sísmicos. Segundo a prefeitura, além de várias casas e pontos comerciais que sofreram rachaduras uma quadra de esportes está interditada por correr risco de desabamento.

Temendo desabamentos, moradores estão dormindo nas ruas, calçadas, praças e quintais para se proteger.

Fonte: UOL

Juazeiro do Norte-CE: Vendedor da Feirinha da Troca foi morto a tiros

Demontier Tenório/// (Foto: Chinês/Agência Miséria)
Geyson Wanuncio Parente Alencar, de 19 anos, foi morto com um tiro na cabeça (Foto: Chinês/Agência Miséria)
Um homicídio foi registrado por volta das 20 horas desta quarta-feira na Rua Socorro Norões Mota (Bairro Triângulo) em Juazeiro do Norte. O vendedor Geyson Wanuncio Parente Alencar, de 19 anos, que comercializava produtos eletrônicos na Feirinha da Troca, se deslocava para sua residência sem notar que vinha sendo seguido por dois homens em uma motocicleta.

Quando se aproximaram do camelô a uma distância de 60 metros em relação ao Mercado do Triângulo, um deles sacou um revólver e começou a atirar. Geyson foi atingido por um dos projéteis na cabeça e caiu de sua moto uma Honda Broz 150 de cor vermelha e placa OCK-1188, inscrição de Juazeiro do Norte. A vítima residia na Rua Manoel Cassimiro naquele bairro e retornava do trabalho morrendo no local.

Ele era natural de Salgueiro (PE) e passou a residir em Juazeiro há pouco tempo. Sua esposa trabalha no edifício Medical Center e está de licença maternidade por ter ganhado um bebê há 15 dias. O crime está envolto em mistério até o momento e se constituiu no quarto em apenas seis dias do mês de novembro, sendo o 117º do ano em Juazeiro. O corpo foi levado para ser necropsiado no Instituo Médico Legal (IML).

"Amor à Vida": César confirma que Bruno achou Paulinha no lixo








César quer saber toda a verdade sobre Paulinha (Foto: Divulgação/TV Globo)
César (Antonio Fagundes) não quis dar o braço a torcer para Edith (Bárbara Paz), mas bem que ficou com a pulga atrás da orelha quando a estilista contou que foi Félix (Mateus Solano) quem raptou e jogou Paulinha (Klara Castanho) em uma caçamba, logo após a menina nascer. Para esclarecer a história, o médico chama Bruno (Malvino Salvador) para uma conversa, na qual o corretor confirma que achou a filha no lixo.

Cismado com tantas perguntas, o marido de Paloma (Paolla Oliveira) pergunta ao sogro qual o motivo de seu interesse no mistério depois de tanto tempo. César revela que tem algumas desconfianças, mas precisa prová-las. Assim que o genro vai embora, ele repete para si mesmo a descrição de Bruno sobre o suspeito do sequestro. "Um homem alto, bem vestido. Poderia perfeitamente ser o Félix", cogita.

Será que César vai conseguir provar que Félix jogou Paulinha no lixo? Não perca a cena, que vai ao ar a partir de quarta-feira, dia 6 de novembro. 

Fonte: TV Globo 

Nenhum comentário:

Postar um comentário