CRATO NOTICIAS player

segunda-feira, 10 de agosto de 2015

2016 pode ser o 5º ano consecutivo de seca no Ceará, afirmam especialistas



2016 pode ser o 5º ano consecutivo de seca no Ceará, afirmam especialistas
Os últimos quatro anos na região Nordeste estão sendo desafiadores por conta da estiagem que assola o Interior e as capitais, prejudicando todos os níveis econômicos na região. O cenário não é nada animador. Especialistas afirmam que 2016 deverá ser o 5º ano consecutivo com precipitações abaixo da média. As previsões não se baseiam em profecias apocalípticas, mas sim nas análises da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) sobre o fenômeno climático El niño, responsável pelo aquecimento das águas do Pacífico, que apresenta um padrão diferenciado e nada animador para 2016.
Por enquanto, apenas o sinal de alerta está aceso e a preocupação ainda depende de outros fatores, como o comportamento do Oceano atlântico, que poderá impedir a estiagem completa.
Ceará padece
Regiões como o Sertão dos Inhamnus, por exemplo, já têm diversos municípios em colapso hídrico. Situação que deve chegar a Capital em setembro de 2016, caso o ano não seja de boas chuvas.
Com a falta de chuvas, o racionamento de água passa a ser tópico central entre as famílias e empresas. A Prefeitura de Fortaleza e Companhia de Água e Esgosto do Ceará (Cagece) iniciou o projeto "Água: trate com carinho" que, diariamente, visita 300 residências na Capital e no Interior, fornecendo dicas de como economizar. "A população está receptiva e estamos conseguindo um ótimo trabalho", ressalta Robervânia Barbosa, gerente de Responsabilidade e Interação Social da Companhia.
*TV Diário

Nenhum comentário:

Postar um comentário