CRATO NOTICIAS player

quinta-feira, 13 de novembro de 2014

DISPUTA POR TERRAS TERMINA COM IDOSO MORTO COM GOLPE DE FOICE NO PESCOÇO


O aposentado Luiz Francisco Custódio, conhecido por "Luiz Caído", de 60 anos, foi morto com um golpe de foice no pescoço, na manhã desta quarta-feira (12), no sítio Barroquinha, zona rural de Lagoa.
A Redação do Portal Liberdade Pb apurou junto à polícia militar que o crime foi cometido por volta das 10h30, após uma discussão entre a vítima e o acusado, Gilvan José de Oliveira, de 45 anos, vulgo "Dubom", que mora no mesmo local.
Ainda segundo a PM, o motivo do assassinato teria sido por disputa de terras na referida comunidade. Luiz foi atingido com uma foiçada na garganta e teve morte imediata. O acusado foi preso minutos depois pela guarnição da polícia militar de Lagoa e encaminhado à delegacia de Pombal, onde será autuado em flagrante por homicídio. O corpo do idoso foi removido para o IML e depois será liberado para sepultamento.Fonte;Naldo Silva / Portal Liberdade Pb

Crato-CE: Confirmados três casos de calazar, sem nenhum registro de morte

Robson Roque
(Foto: Ilustrativa/Reprodução/Internet)
A Secretaria de Saúde do Crato confirmou três casos de Leishmaniose Visceral, doença popularmente conhecida como calazar de janeiro a outubro deste ano. Há duas formas de leishmaniose: a tegumentar, ou cutânea, e a visceral. A tegumentar é uma doença infecciosa, não contagiosa, transmitida por diversas espécies de protozoários do gênero Leishmania, que acometem o homem e provocam úlceras na pele e nas mucosas das vias aéreas superiores.

Foram, no total, 33 casos, sendo 30 da tegumentar e três da visceral. Os meses de junho e outubro foram os de maior incidência da doença com seis casos registrados na cidade cratense onde está em curso a vacinação antirrábica para cães e gatos.

De acordo com dados do próprio setor de endemias do município esse número poderia ser maior não fosse ação dos agentes em combater o mosquito lutzomyia, transmissor da doença, como afirma um dos coordenadores do órgão de combate a doenças do tipo, Vicente Ferreira.

“A partir do momento que a gente tem conhecimento do caso, já fazemos a investigação para saber se é caso é da localidade ou importado e, quando detectamos que é local, já fazemos uma barreira, uma dedetização da área que a gente delimita para cortar a cadeia de transmissão. Isso vem sendo pouco e os casos são poucos”, explica.

Sobre os casos da doença em sua forma mais grave, a visceral, Vicente Ferreira disse que o numero de registro é considerado pequeno e informa que não foi registrado óbito na cidade por conta da doença.

“São casos mais difíceis e não é tão frequente quanto a tegumentar. Temos apenas três casos no ano, um em maio e outro em agosto. Até para identificar o caso é mais difícil”, diz Ferreira.

O coordenador reclama, ainda, da falta de kits para detectar o calazar, que são vindos diretamente de órgãos dos governos federal e estadual e chegam às cidades em número menor do que o desejado.

“Nós temos alguns kits, mas os problemas desses kits é geral porque falta muito e quanto vem, vem em pequena quantidade e não dá para fazer a cobertura do município”, encerra

Nenhum comentário:

Postar um comentário