CRATO NOTICIAS player

sábado, 16 de agosto de 2014

Candidatos gravam os primeiros programas


Ailton Lopes e a candidata Eliane Novais são os candidatos que terão os menores tempo para apresentação dos seus programas (Foto: Helosa Araújo/Diário do Nordeste)
A propaganda eleitoral gratuita no rádio e televisão terá início na próxima terça-feira, e apresentará para os eleitores os candidatos a Presidente da República, Governador de Estado, Senador, Deputado Federal e Estadual. No Ceará, na última semana, os postulantes ao cargo de chefe do Poder Executivo estadual intensificaram os trabalhos de gravação dos programas visando suas participações, que serão apresentadas a partir da quarta-feira.

Como o Diário do Nordeste já havia informado, as candidaturas de Camilo Santana (PT) e Eunício Oliveira (PMDB) somam, praticamente, 80% de todo o tempo utilizado pelos quatro candidatos do Estado. Santana terá oito minutos e 58 segundos, enquanto que o peemedebista terá seis minutos e 51 segundos. Eliane Novais (PSB) apresentará seu programa em até dois minutos e 25 segundos, e Ailton Lopes em um minuto e 44 segundos.

Já na quarta-feira, Ailton Lopes abre a propaganda, seguido por Eunício Oliveira, Eliane Novais e Camilo Santana. Na sexta-feira, quando os candidatos majoritários retomam a campanha no rádio e TV, Eunício Oliveira deverá se apresentar primeiro, seguido por Eliane, Camilo e Ailton, e assim seguirá, nesta ordem, até o dia 2 de outubro. Os programas dos candidatos ao Governo são transmitidos às segundas-feiras, quartas-feiras e sextas-feiras e a ordem foi definida em sorteio realizado no Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

O candidato do PSOL, Ailton Lopes, gravou na quarta-feira e sexta-feira passadas, assim como os candidatos a deputado e ao Senado pela coligação "Frente de Esquerda Socialista". Para a próxima semana, os temas que devem ser abordados são as questões de políticas sociais, educação, saúde, moradia e seca, assim como os altos índices de violência. O PSOL, nas eleições deste ano terá quase que o dobro do tempo que teve na disputa de 2010, e Lopes terá 1min44s de tempo de propaganda no Rádio e Televisão.

O candidato fará inserções de gravações feitas no Interior e Capital, e, diferente do modo agressivo da legenda, o candidato informou que não irá fazer críticas pessoais durante a propaganda eleitoral gratuita, apresentando apenas falhas do modelo vigente. Os gravações da coligação também serão realizadas neste fim de semana.

ReservaAlguns candidatos e coligações fazem segredo sobre o que levarão ao ar na propaganda eleitoral. O petista Camilo Santana, através da assessoria de imprensa, se limitou apenas a dizer que o programa eleitoral gratuito de sua campanha, assim como das candidaturas proporcionais, serão feitos apenas visando as propostas do plano de Governo da coligação. Ele afirmou que não poderia apresentar mais detalhes sobre o programa, nem mesmo o modo como foram realizadas as gravações e os locais escolhidos pela equipe.

A candidata do PSB, Eliane Novais, antes do acidente que vitimou o postulante ao cargo de presidente da República, Eduardo Campos, na quarta-feira passada, esteve gravando alguns programas para a campanha, inclusive, com a participação da candidata ao Senado Federal, Geovana Cartaxo. Ela vem sendo acompanhada por uma equipe em todas as caminhadas, panfletagem e adesivagem que vem fazendo pela cidade, e estas imagens serão utilizadas durante o programa de Rádio e Televisão.

ImagensPessoas são entrevistadas e prestam depoimentos sobre a situação atual do Estado e a intenção de mudanças no Governo. A pessebista também gravou em estúdio e levou a sua equipe de TV para o funeral de Campos, no Recife, pois deve utilizar as imagens para fazer uma homenagem ao ex-candidato morto no acidente aéreo.

Em princípio, a campanha de Novais iria se inspirar nos feitos de Campos no Estado de Pernambuco, e isso não deve mudar no decorrer das propagandas que serão transmitidas, a partir da próxima semana. Ideias do Governo do pernambucano, como passe livre, Pacto pela Vida e nova política de Segurança Pública, assim como combate às drogas devem ser os temas principais da propaganda da postulante. Eduardo Campos tinha agenda no Ceará nesse fim de semana, e já no primeiro programa de Eliane Novais na TV iria fazer uma participação com ele, mas todo o cronograma foi alterado.

O candidato do PMDB, Eunício Oliveira, assim como os demais, já gravou alguns programas ao longo da semana, mas desde o início da campanha vem fazendo gravações nos municípios em que visita. O postulante, já no primeiro programa que será exibido na próxima semana, pretende impactar os eleitores, onde vai tratar, principalmente, sobre o seu plano de Governo. Nas redes sociais o peemedebista já apresenta algumas inserções do que poderá ser apresentado na Televisão no dia de seu programa eleitoral.

Ele vai apresentar, por exemplo, um pouco de sua história de vida, como o nascimento no Interior do Estado e os estudos realizados na Capital cearense, sempre apresentando-se como uma figura que galgou seu caminho de forma correta até ser senador da República. A produtora que trabalha com a propaganda majoritária é diferente daquela que será feita pelos candidaturas proporcionais, visto o destaque maior que deve ser dado aos postulantes ao Governo do Estado e ao Senado Federal. Essa prática é comum nas maiores coligações em razão do grande número de candidatos proporcionais aliados ao candidato.

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário