CRATO NOTICIAS player

domingo, 13 de julho de 2014

Israel envia unidade a Gaza e anuncia grandes bombardeios










Explosão de bombardeio israelense é vista em Rafah, no sul da Faixa de Gaza. Israel e Palestina seguem em um novo dia de bombardeios entre si, num dos mais sérios conflitos dos últimos tempos. (Foto: Said Khatib/AFP)
Israel enviou neste domingo (13) um comando para a Faixa de Gaza e advertiu aos moradores da região norte do território, controlado pelo movimento islamita palestino Hamas, que realizará grandes bombardeios.

Um comando da Marinha israelense desembarcou durante a madrugada em uma praia de Gaza para atacar uma plataforma de lançamento de foguetes.

"A missão aconteceu da maneira correta", informou um porta-voz militar, que anunciou um balanço de quatro soldados levemente feridos.

O braço militar do Hamas, as Brigadas Ezedin al-Qasam, confirmaram tiroteios intensos com ´soldados da Marinha sionista´ que tentavam penetrar na zona noroeste do território.

Esta é a primeira incursão terrestre do exército israelense desde o início da ofensiva aérea, na terça-feira, para destruir a capacidade de ataque do Hamas.

No sábado (12) à noite, a aviação israelense realizou 20 ataques, o que eleva a 1.329 o número de ações desde o início da operação.

No total, os ataques israelenses deixaram 165 mortos e mais de 1.000 feridos desde terça-feira, segundo fontes médicas. De acordo com a ONU, 70% das vítimas são civis e 21% menores de idade.

Escalada de violência

A mais recente escalada de tensão e violência entre israelenses e palestinos começou com o desaparecimento de três adolescentes israelenses no dia 12 de junho na Cisjordânia. Eles foram sequestrados quando pediam carona perto de Gush Etzion, um bloco de colônias situado entre as cidades palestinas de Belém e Hebron (sul da Cisjordânia) para ir a Jerusalém.

O governo israelense acusou o movimento islamita Hamas, que controla a Faixa de Gaza, do sequestro. O Hamas não confirmou nem negou envolvimento. Israel deslocou um grande contingente militar para a área da Cisjordânia, principalmente na cidade de Hebron e arredores. Dezenas de membros do Hamas foram detidos, e foguetes foram disparados da Faixa de Gaza contra Israel.

Os corpos dos três jovens foram encontrados em 30 de junho, com marcas de tiros. Analistas sustentam que eles foram assassinados na noite de seu desaparecimento. A localização dos corpos aumentou a tensão, com Israel respondendo aos disparos feitos por Gaza. No dia seguinte, 1º de julho, um adolescente palestino foi sequestrado e morto em Jerusalém Oriental. A autópsia indicou posteriormente que ele foi queimado vivo.

Israel prendeu seis judeus extremistas pelo assassinato do garoto palestino, e três dos detidos confessaram o crime. Isso reforçou as suspeitas de que a morte teve motivação política e gerou uma onda de revolta e protestos em Gaza.

No dia 8 de julho, após um intenso bombardeio com foguetes contra o sul de Israel por parte de ativistas palestinos, a aviação israelense iniciou dezenas de ataques aéreos contra a Faixa de Gaza. A operação, chamada "cerca de proteção", tem como objetivo atacar o Hamas e reduzir o número de foguetes lançados contra Israel, segundo um porta-voz israelense.

Os militantes de Gaza responderam aos ataques, disparando foguetes contra Tel Aviv. Por enquanto, só houve registro de mortes entre os palestinos – o sistema antimísseis israelense interceptou boa parte dos disparos lançados contra seu território. Os combates são os mais sérios entre Israel e os militantes de Gaza desde a ofensiva de seis dias em 2012.

Fonte: G1, com informações da France Presse

´Em família´: após Luiza quase se afogar, Shirley diz que queria vê-la morrer









Shirley diz a Luiza que queria vê-la morrer. (Foto: João Miguel Jr. / Rede Globo/Divulgação)
Shirley (Vivianne Pasmanter) não é flor que se cheire, e isso não é novidade para ninguém, muito menos para Luiza (Bruna Marquezine). Mas, agora, a filha de Helena (Julia Lemmertz) tem ainda mais certeza de que Shirley irá até as últimas consequência para conseguir o que quer: ficar com Laerte (Gabriel Braga Nunes). Depois de assistir ao afoagamento de Luiza, a loira vai visitá-la no quarto em que a jovem está se recuperando, ainda no haras.

Shirley aproveita que Laerta deixa as duas sozinhas. A megera sorri, e Luiza mostra que está com medo da rival. A mãe de Leto (Roni Kriwat) percebe a reação da garota e pergunta se ela está com medo. "Não confio em você. Ia deixar que eu me afogasse, exatamente como tentou fazer com a minha mãe, quando eram crianças. Ela me contou", responde Luiza.

A loira começa a falar que, daquela vez, ficou com medo da cena. "Naquela época eu fiquei paralisada de medo. Olhava a sua mãe pedindo socorro e não conseguia sair de lugar. Me sentia pregada no chão. Isso acontece, você sabe. O medo pode impedir a ação", joga Shirley. Mas Luiza não engoliu a desculpa. "E hoje? Você não é mais criança. O que aconteceu? Ficou paralisada por que?", quer saber a universitária. "Hoje foi diferente. Fiquei paralisada porque nunca vi ninguém morrer. E queria saber como era", afirma Shirley.

Assustada e com medo, Luiza diz que a rival é louca. "Não. Sou talvez a pessoa mais lúcida que você conhece. Sei o que quero e sei como conseguir o que quero. Mas com os dois pés no chão. Não recuo, vou sempre em frente, procurando não atropelar ninguém", explica a loira. Apesar do tom doce de Shirley, a noiva de Laerte não se dobra: "Quer que eu morra, não é? Percebe que só com a minha morte você pode ter chance com o Laerte".

"Meu amor: dele eu já tenho um filho. Acha que existe alguma coisa que uma mulher possa dar a um homem, mais importante do que um filho?", ressalta Shirley. Mas isso não faz com que Luiza perca a fala. "A felicidade. Taí uma coisa que você não pode dar nem a ele e nem a ninguém. Simplesmente porque não tem. Está vazia", desconta a jovem.

"Você é um bebezinho ainda, tem muito a aprender", ironiza Shirley. E Luiza vai até o fim da discussão, sem pestanejar: "Tenho, eu sei, mas não há de ser você quem vai me ensinar". O embate das duas termina com Laerte voltando ao quarto com um ramalhete de flores para a noiva. "Que exagero, meu amor. Mas são lindas", agradece Luiza. "Acabou com os meus canteiros!", a loira fala, numa boa.

Fonte: Extra Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário