CRATO NOTICIAS player

sábado, 12 de julho de 2014

ExpoCrato começa amanhã e deve bater recorde de negócios











O volume de negócios pecuários estimados para este ano é superior a R$ 100 milhões, consistindo num novo recorde da Feira (Foto: Roberto Crispim/Diário do Nordeste)
Com perspectiva de público estimado em cerca de 400 mil visitantes, a Exposição Centro-Nordestina de Animais e Produtos Derivados (ExpoCrato 2014), que neste ano completa 70 anos de criação, abre sua 63ª edição no Parque de Exposições Pedro Felício Cavalcanti, neste município, as 20 horas de amanhã. O evento deverá contar com a presença do governador do Ceará, Cid Gomes, do secretário do Desenvolvimento Agrário do Estado, Nelson Martins, do prefeito de Crato, Ronaldo Sampaio Gomes de Mattos, e diversas outras autoridades de municípios circunvizinhos.

A previsão do Grupo Gestor da ExpoCrato 2014 é que durante a edição deste ano, que acontece entre os dias 13 e 20 deste mês, o volume de negócios realizados seja superior aos R$ 100 milhões registrados no ano passado. Pelo menos seis animais, entre bovinos, equinos, caprinos e ovinos, de diferentes regiões do país, estarão sendo comercializados, através de leilões, durante os dias da exposição. O número também é maior do que o registrado na edição passada, quando por causa da estiagem decorrida em grande parte do Nordeste Brasileiro, os criadores deixaram de realizar a renovação de seus rebanhos.

"Como a quadra invernosa se constituiu de forma mais proveitosa em grande parte dos estados neste ano, o número de animais que estará exposto nesta edição da ExpoCrato acabará sendo maior do que a edição passada. Desta forma, pelo menos em tese, o volume de negócios também deverá superar o alcançado em 2013", informou o presidente do Grupo Gestor do evento, Luiz Gonzaga de Melo Neto.

Os pavilhões onde os animais permanecerão expostos, num total de 15, estão prontos desde a última quinta-feira. A maioria recebeu reformas e em todos eles nova pintura foi feita.

ReparosOutras áreas do Parque de Exposições também receberam reparos, inclusive no tocante a questão das instalações elétricas e de acessibilidade. No ano passado, houve a necessidade de cumprimento de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), proposto pelo Ministério Público do Ceará (MP-CE), devido o estado de precariedade detectado em algumas áreas do local. A maioria das áreas onde as reformas foram realizadas havia ficado pronta no final do dia de ontem.

"Todas as demandas que ainda existiam no interior do parque foram sanadas no sentido de assegurar ao visitante total comodidade. Também foi trabalhada a criação de um novo plano de segurança durante os dias de Exposição, garantindo, desta forma, maior tranquilidade às visitações realizadas no período da manhã e da tarde, bem como nos horários noturnos, quando da realização dos shows artísticos", explicou Gonzaga de Melo.

Os eventos artísticos realizados durante a ExpoCrato são terceirados desde a década 90. Neste ano, os shows contam com apresentações de artistas consagrados junto ao público, como Ivete Sangalo, Jota Quest, Tribo de Jah, Sorriso Maroto, Bruno & Marrone e Aviões do Forró, por exemplo. A área onde os shows serão realizados também sofreram adequações. Dois grandes palcos foram erguidos para receber os artistas.

A área dos camarotes também está ampliada. Um dos mais concorridos neste ano e o da Concessionaria Honda Ares Motos, que modificou toda a estrutura utilizada pela empresa no ano passado, garantindo, desta forma, maior espaço e conforto aos seus convidados.

A ExpoCrato 2014 também traz boas expectativas de negócios às empresas especializadas na comercialização de maquinários e implementos agrícolas que estarão participando do evento. O número de empresas do setor, inclusive, é maior que o registrado na edição do ano passado. No entanto, por causa do espaço diminuto que há no parque, devido o crescimento que a ExpoCrato vem atravessando, principalmente, nos últimos dez anos, o presidente do Grupo Gestor avalia que o volume de empresas atuantes neste setor do agronegócio nacional poderia ser maior. "Nós deixamos de receber a presença de grandes empresas do setor do agronegócio brasileiro para a edição deste ano por conta das dificuldades de espaço no interior do parque", observou.

"Hoje, existe uma grande necessidade de readequação do espaço físico onde a ExpoCrato é realizada. Infelizmente, o município não conseguiu acompanhar o crescimento do evento e isso acaba gerando uma série de insatisfações, como pode ser observado, inclusive, em relação aos congestionamentos que se formam na cidade neste período. Algo precisa ser feito neste sentido. É preciso garantir um maior espaço, objetivando a participação de novas empresas em edições futuras e conforto, comodidade e segurança aos visitantes", ressaltou Gonzaga de Melo.

Durante o período da Expocrato, também será realizada a I Feira de Cultura e Turismo dos Municípios, com o objetivo de fortalecer a prática do turismo na região do Cariri e de estabelecer uma ação conjunta entre os participantes, no sentido da criação de um consórcio onde sejam trabalhadas as demandas para solidificação do trade turístico na região.

O projeto envolve sete municípios. Representantes das cidades de Crato, Juazeiro do Norte, Santana do Cariri, Missão Velha, Assaré, Barbalha e Nova Olinda integrarão a feira.

Um cortejo contendo a presença dos grupos de tradição destes municípios será realizado na próxima segunda-feira, a partir das 17 horas, saindo da Praça da Sé, com destino ao Ginásio Poliesportivo da Universidade Regional do Cariri (Urca), no campus do Pimenta, onde o evento acontecerá sob a coordenação da Pró-Reitoria de Extensão, da Universidade. Lá, haverá rodas de conversação os municípios, festival gastronômico com o cardápio regional e apresentações de artistas da Cultura Popular das cidades participantes. A feira terá três acessos, para o interior do ginásio, desde o Parque de Exposição Pedro Felício Cavalcante à Rua Carolino Sucupira, por trás da URCA, e pela lateral, na Rua Major José Gonçalves.

Mais informações:Parque de Exposições Pedro Felício Cavalcante
Praça Cel. Filemon Teles
Centro -Crato
Telefone (88) 3523.2120

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário